segunda-feira, 19 de julho de 2010

Política para Deficientes no Paraná

                         
Beto Richa candidato ao governo do Paraná e Flávio Arns a vice, reuniram-se com as lideranças das APAES.O encontro foi na Região Sudoeste do estado, que vem sendo disputada município a município por Richa e pelo seu principal adversário ao governo. Arns e Richa reuniram-se em Pato Branco.
Beto Richa garantiu que as instituições terão o apoio do governo do estado, caso seja eleito. “O investimento na área social é uma obrigação dos gestores públicos, que devem governar para quem mais necessita de ajuda das instituições públicas”, disse Richa.
“Temos uma oportunidade de tornar o Paraná um estado exemplar no respeito à cidadania das pessoas com deficiência. Atualmente, não existe uma política de inclusão forte, que ajude todas as pessoas, como idosos, dependentes químicos ou pessoas com deficiência”, garante Arns.
Flávio Arns foi o relator do Projeto de Lei 7699, que intercedeu junto a Câmara dos Deputados para substituir do Artigo 2º, Inciso VI do Estatuto do Deficiente, a palavra “autismo” por: “transtorno global do desenvolvimento”, que reconheceu essa necessidade.
Ao aprová-lo no Senado Federal, Flávio Arns praticamente estabeleceu a paternidade do projeto do Estatuto do Deficiente que está parado na Câmara dos Deputados, que caso seja rejeitado sem a substituição no artigo, caberá à casa iniciadora, isto é o Senado Federal dar a última palavra, levando em conta os rogos dos pais de deficientes, legisladores, juristas, médicos, advogados, educadores e outros interessados para fazer valer o direito dos deficientes, autistas ou não.