sábado, 15 de janeiro de 2011

'Abel' filme de menino autista foi lançado na França

Crítica francesa elogia novo filme de Diego Luna
Cena do filme "Abel"
Lançado na quarta-feira (12) na França, "Abel", primeiro filme de ficção dirigido pelo ator mexicano Diego Luna, foi recebido com o aplauso praticamente unânime da crítica parisiense.

Imagem de 'Abel', estreia de Diego Luna como diretor
O filme "Abel", dirigido pelo mexicano Diego Luna, bateu recordes de bilheteria em seu primeiro fim de semana de exibição no México, com uma distribuição de apenas 65 cópias, afirmou o diretor e ator.

O Abel do título é um menino autista, criado em um centro de atendimento e que volta para casa com a mãe e os dois irmãos. Ele se vê como chefe da família, até o dia em que seu pai volta para casa.

"Com a distância, acho que empurramos as crianças para deixar de ser crianças antes do tempo, as confrontamos com temas como a morte, a violência, a guerra, a separação dos pais, sem sequer nos darmos conta nem pararmos para pensar primeiro nelas", disse Diego Luna à agência France Presse no último Festival de Cannes.

Várias publicações ressaltam que o filme "navega entre o drama e a comédia".
Para a revista de espetáculos "Figaroscope", "este filme é uma espécie de pequeno milagre de sensibilidade sobre a história de um trauma".

Diego Luna "filma o 'huis clos' familiar com uma doçura fria, atenta a cada um dos personagens e evitando qualquer psicologismo. O jovem Abel não chora nunca, o filme tampouco", destacou o "Libération".

Antes de "Abel", Diego Luna dirigiu um documentário sobre Julio César Chávez, lenda do boxe mexicano e mundial.

Fonte: France Presse