terça-feira, 3 de maio de 2011

Série Mães de Autistas e suas Histórias - IX - Matheus

   Desde que o planejei, em todos os sentidos, nossa vida foi voltada totalmente para ele...nao sabíamos exatamente o quanto isso seria tão intensificado....mas o tempo nos disse.
     Após termos o diagnostico do Autismo do Matheus, hoje com 4 anos (quase 5), nossa vida se transformou.
     Por um longo tempo tivemos nosso luto, mas mesmo estando nele, já buscamos ajuda e ele iniciou os trabalhos de incentivo e ajuda para o seu desenvolvimento. Percebemos somente por orientação da escola que algo estava errado quando ele já tinha 3 anos e 3 meses pois todos os médicos diziam ser normal ele não falar, cada criança tem seu tempo, e o jeito dele quieto e as vezes quando entendíamos que ele não queria nos responder a um chamado, todo mundo achava que era pura personalidade e que não queria aquela situação naquele momento. Por ser filho único, neto único (pelo menos da minha família e da parte do meu marido, todas as crianças não convivem com o Matheus pela distancia, 02 moram na Flórida e uma morava no interior) e a única criança que tínhamos contato pra gente era tudo normal. Enfileirar os brinquedos, o constante distúrbio do sono (que nos fazia e faz até hoje passarmos noite a fio acordados, como se fosse durante o dia...).....
     Vale ressaltar que, optamos por deixá-lo em casa com uma baba pela alergia que fescobrimos aos 3 meses de leite e derivado do leite. Assim que foi pra escola, com 3 anos e 3 meses, pois a senhora que cuidava dele precisou se ausentar, logo a coordenadora nos chamou e disse que algo estava errado.
     Em 6 meses, fizemos todos os exames, procuramos muitos médicos, e logo chegamos no diagnostico de Autismo Infantil.
     Aos meus olhos, após iniciado o trabalho de incentivo ao desenvolvimento da sociabilização e fala, Matheus é uma criança perfeita. Perfeito em todos os sentidos, brinca com os amigos, faz suas lições (no seu tempo, literalmente), adora a escola, é super carinhoso conosco e com a família, tem sua personalidade...Mas não podia ser diferente ( eu e meu marido somos bem mandões....) risos....
     Ainda temos MUITOS, inúmeros desafios pela frente, mas o desafio de ser mae de uma criança autista é a coisa mais maravilhosa que Deus podia ter me proporcionado. Ele diariamente me ensina a ser mais paciente, pois é muito teimoso, me ensina a amar sem esperar NADA em troca, o que as vezes pode parecer muito frustante, e é um desafio para o ser humano que sempre cria expectativas para a vida e para as pessoas e coisas. Com ele, NADA acontece no nosso tempo.
     Muitas pessoas, sempre dizem, ah coitado, ele é autista... Mas, a minha resposta a isso é sempre: Coitado? Porque? Coitados são os que não andam, não comem, são totalmente dependentes de alguém para comer, andar, viver. Esse não é o caso do meu filho.
     Matheus é a realização de um sonho. Sonhava com ele quando ele estava na minha barriga...como seria meu contato com ele, como seriam os momentos bons e ruins, como eu seria como mãe.
     Este sonho foi completamente atendido. Matheus é o nosso ar, é a nossa alegria de viver, é a coisa mais rica e preciosa que temos. Sua alegria e sorriso contagiam a todos. Não seria a mesma pessoa sem ele, pois ele acende a chama da minha vida, todos os dias me fazendo vencer desafios novos, vivenciar alegrias novas, momentos únicos.

MATHEUS

M aravilhosamente único
A tencioso e carinhoso
T otalmente cheio de vontades e uma personalidade única....
H á de ser a coisa mais desafiadora da nossa vida... E mais gratificante também!
E u não sou nada sem ele
U ma vida inteira ao seu lado será pouco para entender o amor que você pode nos dar... E o tanto que pode nos ensinar...
S omos Gratos a Deus por ter nos enviado você !!!!

Gislaine Thomal Bueno 
 Mãe do Matheus - Autista