domingo, 9 de outubro de 2011

Cientistas conseguem reproduzir imagens gravadas no cérebro

     Imagens mentais reproduzidas no computador ainda não são idênticas às originais


     Cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveram um método que recria imagens de um filme vistas por pessoas a partir do que fica gravado no cérebro delas.

     Isto significa que as imagens mentais processadas a partir das experiencias visuais reais dos indivíduos foram capturadas e reconstruídas em formato de vídeos digitais.

     O experimento tem o objetivo de ajudar pessoas com dificuldades de comunicação, mas, no futuro, poderá reconstruir até nossos próprios sonhos em uma tela de computador.

      “Este é um avanço enorme rumo à reconstrução de imagens internas. Estamos abrindo uma janela para os filmes de nossas mentes”, disse o professor Jack Gallant, neurologista da universidade e um dos autores do estudo, publicado na revista americana "New Scientist”.

     Por enquanto, o processo só conseguiu recriar o que as pessoas já viram combinando imagens por ressonância magnética e padrões informáticos.

     Os pesquisadores monitoraram três pessoas que assistiram por horas a diversos trailers de filmes enquanto um aparelho de ressonância magnética gravava o fluxo de sangue que fluía através do córtex visual do cérebro delas.

     As leituras foram colocadas em um programa de computador, que se encarregou de dividi-las em pixels tridimensionais chamados voxels (pixels volumétricos), recriando as imagens do cérebro dos candidatos em um monitor de computador.

     O vídeo abaixo mostra o resultado do experimento, com a imagem real à esquerda, e o vídeo recriado com o uso da técnica à direita.

     Apesar de não serem idênticas às originais, as imagens recriadas mantêm uma semelhança assombrosa com as reais e abrem um novo horizonte para entendermos o funcionamento do cérebro humano.


Fonte: Tecnologia MSN