quarta-feira, 30 de novembro de 2011

“TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie”



      Ana Parreira, autora, é psicóloga e descobriu apenas na idade adulta que era uma Aspie, isto é, que se encontrava na condição (síndrome) de Asperger.
      Essa revelação, embora tardia, foi o que possibilitou reconstruir a forma de estar no mundo, mudou sua vida e melhorou suas próprias condições, habilidades, pois aprendeu mais claramente sobre suas dificuldades pessoais.
      Ana pertence a uma geração negligenciada pelo mundo autista, pela própria característica do autismo no Brasil, ainda muito pouco conhecido e cujo aproveitamento tem sido privilegiado a crianças, em geral não incluindo as gerações mais velhas.
      O livro conta uma história de amor de uma Aspie, vivida na idade adulta, é um livro com base em situação real, embora alguns nomes sejam trocados.
      Foi escrito para o amor da sua vida, a quem no livro Ana chama de Thomaz.
      A história é contada em prosa e em versos, onde “Marília” conversa com Thomaz, que evocam na modernidade o amor de Thomaz Antonio Gonzaga, Dirceu, e Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, ou Marília.

Este é um corajoso depoimento de uma mulher madura, que põe a descoberto a sua própria vida, sua libertação e seu relacionamento com o amor – de maneira a que o leitor possa refletir sobre o mito de que os Aspies (ou Aspergers) “não têm empatia e não são capazes de amar”.
      O livro traz uma carta de Drummond para Ana, que fala sobre “publicar um livro somente quando achar que está no ponto.”
      Traz na contracapa a análise do cientista Alysson Muotri, que fez a leitura do livro de Ana com muito cuidado e analisa sua mente como Aspie.
=========================================================================
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie” não fala tecnicamente sobre os Aspergers, mas mostra muito sobre eles, principalmente sobre mulheres Aspies adultas - e suas possibilidades, dúvidas, limites e obstáculos que transpôs sozinha. Ana explica como, em estado de amor, seu estado imunológico atingiu um pico de bem-estar tão elevado que efetuou algumas curas em seu corpo.
Esta é, acima de tudo, uma história de amor, de esforço e conquistas, de superação e de libertação.
Para adquiri-lo
Email: villa.aspie@gmail.com. Tel: 019 – 9185.0015 ou 19 – 2511.2443 (fixo), em Campinas SP.
Parte da renda segue para ajudar na publicação da Revista Autismo.