sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Livro AUTISMO E CÉREBRO SOCIAL - Fátima Dourado

Este livro que aborda o autismo em toda sua complexidade, revelando como ele entrou na sua vida da autora redefinindo a sua história. Fátima conta a sua história de várias perspectivas: como mulher, como mãe, como médica e psiquiatra infantil e como fundadora da maior instituição brasileira de atendimento à pessoas com autismo. Nessa narrativa o desempenho desses papéis se entrelaça e se complementa colocando-nos diante de comoventes relatos do cotidiano dessa família transformada pela presença de dois filhos autistas; de experiências fascinantes vivenciadas na prática profissional da autora com seus “pequenos pacientes” como ela carinhosamente os chama; e de recentes descobertas na área da neurociência social que lançam novas luzes sobre o entendimento dos transtornos do espectro autista e apontam novas estratégias de intervenção. Fátima Dourado um ser humano extremamente generoso que compartilha conosco a sua experiência de vida, de trabalho e, sobretudo, de amor e de esperança

                                                            Arlete Rebouças Azevedo
Mãe do Thiago Azevedo (autista de 20anos)
ABRAÇA
Associação Brasileira para a
Ação por direitos das pessoas com Autismo.
-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Lançamento do Livro Autismo e Cérebro Social, Compreensão e Ação de Fátima Dourado no
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM AUTISMO



 2 de dezembro às 16 hs

UNIFMU - Campus Ibirapuera
Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição -
São Paulo - SP








ONU - DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


“Juntos por um Mundo Melhor:
Incluindo
Pessoas com Deficiência no Desenvolvimento

Mensagem do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12/2011)

      Passaram-se 30 anos após as Nações Unidas comemorarem pela primeira vez o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, então focando o tema “Participação Plena e Igualdade”. Durante este lapso, foram alcançados notáveis avanços na tarefa de divulgar os direitos das pessoas com deficiência e fortalecer o marco normativo internacional para a realização destes direitos, desde o Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes (1982) até a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006).

      Cada vez mais países se comprometem a proteger e promover os direitos das pessoas com deficiência. Não obstante, muitas tarefas permanecem pendentes. As pessoas com deficiência apresentam os índices mais altos de pobreza e de privações; e a probabilidade de que não tenham atendimento médico é duas vezes maior.
        Os índices de emprego das pessoas com deficiência em alguns países chegam a apenas um terço dos da população geral.   
      
        Nos países em desenvolvimento, a diferença entre os índices de frequência à escola primária das crianças com deficiência e os de outras crianças se situa entre 10% e 60%.

      Essa exclusão multidimensional representa um altíssimo custo, não apenas para as pessoas com deficiência, mas também para toda a sociedade. Este ano, a celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência nos relembra que o desenvolvimento só poderá ser duradouro se for equitativo, includente e acessível para todos. É, portanto, necessário que as pessoas com deficiência estejam incluídas em todas as etapas dos processos de desenvolvimento, desde o início até as etapas de supervisão e avaliação.

      Corrigir as atitudes negativas, a falta de serviços e o precário acesso a eles, e superar outros obstáculos sociais, econômicos e culturais, redundarão em benefício de toda a sociedade.

      Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, faço um apelo aos governos, à sociedade civil e à comunidade internacional para que trabalhem em benefício das pessoas com deficiência e colaborem com elas, lado a lado, a fim de alcançarem o desenvolvimento includente, sustentável e equitativo em todo o mundo.

...ooOoo...
Tradução:
Romeu Kazumi Sassaki