segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia do Orgulho Autista na cidade de Rio Grande – RS.

Entre as atividades promovidas pelo deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, para celebração do Dia do Orgulho Autista, proferi palestra abordando no painel sob o ponto de vista bio-psico-sócio espiritual através do painel “Um Olhar na Idade do Autista” compartilhando experiências.
Entre os participantes estava a rio-grandina Lúbia Aguiar, mãe de autista e autora do livro Minha Filha... Autista? que fez uma comovente exposição da convivência com  Laura
O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande (AMAR), Nei Rodrigues, apresentando o trabalho desempenhado pela associação no município do Rio Grande. 
No primeiro dia do evento, houve debate sob  o tema “Os Direitos Humanos e as Políticas Públicas”, roda de conversa com o título “Necessidades Especiais: o autismo” e oficina sobre trabalho e renda e ainda uma roda de conversas com o tema “reconhecendo as diferenças”, dinâmica de grupo, “Economia Solidária: sustentabilidade autogestionada”.
Reconhecendo o trabalho prestado em prol dos portadores do espectro autista e a orientação prestada aos seus familiares, o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer homenageou a Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (AMPARHO) da cidade de Pelotas – RS, por sua idealizadora Karin Rosane Scheer e Lúbia Aguiar com a medalha da 53ª Legislatura da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Acompanhado da diretora Laci Piccioni Rosado, visitei a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi, onde fui recebido com muito carinho pelo grupo de professoras e colaboradores da instituição, que nos presentearam com uma peça de artesanato em homenagem ao Dia das Mães, executada pelo aluno Gabriel, integrante do Centro de Convivência.
Minha foto
Ainda a presença marcante da Daniela Laidens, do Blog Janelinha para o Mundo que fez a entrevista com o Dr. Dr. Alysson Muotri, http://janelinhaparaomundo.blogspot.com.br, publicada aqui no Vivências, também.


0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-


O trabalho que se faz na cidade de Rio Grande em prol dos dotados de autismo e a orientação prestada aos seus familiares, é um dos itens que fazem do Dia do Orgulho Autista um marco dos eventos que acontecem com essa grandeza.








Eu e Roseli Antonia, pais de autistas, ficamos mais felizes por sentirmos que as vitórias fazem parte do Dia do Orgulho Autista de 2012, como  mais um fragmento de contribuição para que o PL 1.631 seja sancionado na sua íntegra.

Meu afetuoso abraço a todos os que tão bem me receberam em Rio Grande, Pelotas e todos aqueles, pais de autistas da região que compareceram nas celebrações.

A atitude altamente louvável do deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, que viabilizou nossa participação no evento, nossa mensagem para ele é a de que ele só eleva nossa confiança no uso do seu bom senso, pelo seu conhecimento acadêmico das causas que fundamentam o PL 1.631/2011, para proteção do autista durante toda sua vida, sendo que V.Excia tem a oportunidade ímpar de historicamente participar da causa em favor dos deficientes da mente ou não.

Queremos deputado ver seu nome gravado indelevelmente na história em favor dos menos favorecidos e deficientes da mente, autistas ou não, por acreditar no seu trabalho, e não ver no senhor mais um nome estigmatizado pelo que deixou de fazer por eles, como alguns parlamentares que em outros projetos desperdiçaram a oportunidade.

Cabe-nos tentar impedir que nossos filhos sofram mais do que o inevitável, mas às senhoras e aos senhores deputados, pais de deficientes ou não, cabe precipitar o fato e o direito.