domingo, 7 de outubro de 2012

Conscientização do Autismo - Arapiraca (AL) tem primeiro espaço público para autistas do Brasil

Prefeito Luciano Barbosa e secretária Aurélia Fernandes
inauguram espaço para atendimento a autistas
O prefeito Luciano Barbosa  e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, inauguraram, o primeiro espaço público ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) destinado ao atendimento de crianças autistas com necessidades especiais do Brasil.
O Espaço Trate está localizado na Rua Abraão de Oliveira, no bairro Cavaco, e foi construído como prédio anexo do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), que já atende pacientes de 48 municípios alagoanos.
A solenidade de inauguração também contou com a presença dos secretários de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante; de Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima Cavalcante; subsecretária de Finanças, Marciete Barros, além dos diretores do Cemfra, Marcos Fontes, e do Centro de Referência e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Sandra Márcia Lima, bem como de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e representantes da classe empresarial de Arapiraca.
O Espaço Trate possui modernas instalações, com salas climatizadas e foi construído com o apoio de um grupo de 46 empresários locais que doaram material de construção, móveis, equipamentos visuais, entre outros materiais destinados ao trabalho dos profissionais no atendimento diário das famílias e crianças com autismo.
Na ocasião, a psicóloga Ana Paula Rios agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa e secretária Aurélia Fernandes pelo apoio dado à iniciativa, que também foi idealizada pelas psicólogas Luana de Freitas e Sílvia Sobral.
“A credibilidade dos nossos gestores facilitou nossa parceria com a classe empresarial”, frisou Ana Paula Rios.
Ela adiantou que o antigo prédio, que funcionava como anexo do Cemfra, foi totalmente reformado e adaptado para receber os profissionais, familiares e as crianças com autismo.
No local foram construídas salas de recepção, sala de fonoaudiologia, sala de reuniões, sala de avaliação, cozinha, quarto, jardim e um galpão em concreto para futura ampliação do espaço.
“Absorvemos a luta e o sentimentos das mães, e o resultado está aqui”, disse emocionada a psicóloga.
Acolhimento
Representando as mães das crianças, a dona-de-casa Maria Nunes de Amorim, que tem um filho de sete anos de idade com autismo, agradeceu a todos pela inauguração do espaço.
“Só nós (mães) sabemos o sofrimento e a angústia de lidar com esse problema, mas vocês abriram seus corações e acolheram a gente e os nossos filhos”, declarou.
A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, disse, na ocasião, que a Prefeitura de Arapiraca entregava e oferecia mais um serviço de qualidade para o povo.
“Isso aqui é a prova de que o SUS pode dispor de serviços modernos, com qualidade e, acima de tudo, com o trabalho de pessoas comprometidas com a saúde das crianças e famílias”, acrescentou, agradecendo também o apoio da iniciativa privada.
Aurélia Fernandes falou da sensibilidade do prefeito Luciano Barbosa como gestor público. “Ele compreende as nossas apreensões e necessidades, e tem dado total apoio para a realização de um trabalho digno e que tem colhido muitos frutos”, afirmou a secretária.
Capacidade
Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa saudou as mães das crianças e parabenizou a equipe de psicólogas da Secretaria de Saúde. “Sinto orgulho de ser prefeito de Arapiraca e contar com servidores capazes, ousados, competentes e comprometidos com a melhoria constante da qualidade de vida de nossa população”, enfatizou.
“A inauguração deste espaço prova que é possível contar com o apoio do setor privado para avançarmos em nossas ações por uma cidade mais saudável e cada vez melhor. Isso serve de exemplo, desde o trabalho do gari até o prefeito, que juntos fazem o que podem para enfrentar os desafios e oferecer ao cidadão uma vida mais digna e com qualidade ”, completou Luciano.
Após o pronunciamento das autoridades, o padre Geraldo Freire abençoou as instalações do prédio e, em seguida, prefeito e secretária descerraram as placas de inauguração do Espaço Trate.
Pioneirismo
O trabalho com nove crianças autistas começou em maio deste ano. As psicólogas resolveram adotar o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System) e vêm obtendo resultados altamente satisfatórios, sendo, inclusive, referência em todo o País, sensibilizando o Ministério da Saúde, que também decidiu aplicar recursos para manutenção do projeto.
O Pecs foi originalmente desenvolvido para crianças do espectro do autismo em idade pré-escolar, mas está atualmente sendo usado por crianças e adultos com transtornos do espectro do autismo e outros diagnósticos que apresentem dificuldades com a fala e a comunicação.
O PECS é dividido em 6 fases. Na 1ª fase, o objetivo é o de permutar a figura. Mais tarde a criança aprende a generalizar essa habilidade de forma que possa se comunicar com um grande nº de pessoas diferentes, em diferentes lugares e por diferentes motivos. Eventualmente, a criança poderá produzir sentenças com as figuras em uma "tira" de sentenças e poderá expandir o vocabulário.
O PECS dá à criança a possibilidade de expressar suas necessidades e desejos de uma maneira muito fácil de entender. Muitas crianças que começaram a utilizar o PECS também desenvolvem a fala como um efeito colateral, claro que é um efeito colateral muito agradável!
A ideia da secretária Aurélia Fernandes, com o aval do prefeito Luciano Barbosa, é ampliar, no próximo ano, o Espaço Trate para o acolhimento e atendimento a mais famílias e crianças com autismo.