sábado, 19 de janeiro de 2013

Lei estende a pessoas com autismo benefícios daquelas com deficiência


Os autistas terão, por exemplo, direito a benefícios como a reserva de vagas em empresas com mais de 100 funcionários.

 http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/lei-equipara-pessoas-com-algum-tipo-de-autismo-aquelas-com-deficiencia.html

Uma lei nova no Brasil estendeu às pessoas com autismo os mesmos benefícios daquelas com deficiência.
A loja de artigos esportivos é o primeiro emprego de Eduardo Sales. Com autismo leve, corredor nas horas vagas, ele diz que gosta do trabalho que faz.
“Eu gosto de trabalhar, sei lá, me sinto meio útil”, disse Eduardo Sales, assistente de loja.
Segundo os especialistas, o autismo é um transtorno do desenvolvimento, que tem como características o padrão de comportamento repetitivo, a dificuldade de interação social e de comunicação verbal.
A psicóloga Ana Maria Bereohff diz que os sintomas do autismo podem começar no berço, quando o bebê não mostra interesse pela voz da mãe e não segue objetos com o olhar.
“Não é uma deficiência, e sim, um transtorno. uma alteração do desenvolvimento da pessoa”, disse Ana Maria Bereohff, psicóloga.
O autismo atinge mais a homens do que a mulheres, numa proporção de 4 para 1. Não há dados precisos sobre o número de pessoas com autismo no Brasil. O certo é que agora, uma lei sancionada entre o Natal e o Ano Novo garante aos autistas direitos que eles vinham buscando há muito tempo.
A lei equipara as pessoas com algum tipo de autismo àquelas com deficiência.
Os autistas terão direito a benefícios como a reserva de vagas em empresas com mais de 100 funcionários. Ter acesso à previdência social e à educação em escolas regulares, mesmo que seja necessária a presença de um acompanhante especializado. E atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.
Os planos de saúde não poderão rejeitar a inclusão de pessoas com autismo.
Deusina foi presidente da Associação Brasileira de Autismo por dez anos. Para ela, a lei aumenta a visibilidade sobre o transtorno.
“Essa lei significa que a educação precisa se preparar para recebê-lo, a saúde precisa recebê-lo, a assistência social precisa recebê-lo nas suas necessidades”, afirmou Deusina Lopes, economista.
A mãe de Eduardo acredita que agora os pais terão menos dificuldades para criar os filhos autistas.
“São passos que daqui pra frente vai ser bem diferente pra outros pais, pra outras mães que vão vir, que não vão passar aquela angustia do desconhecido”, ressaltou Joarina Sales, mãe de Eduardo.

FONTE:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/lei-equipara-pessoas-com-algum-tipo-de-autismo-aquelas-com-deficiencia.html