sábado, 16 de fevereiro de 2013
Ah, se vocês pudessem olhar o Mundo com os olhos de um Autista ...
Como muitos (as) de vocês sabem, também sou autista
e como todos tive infância e tive muito na minha vida esta experiência na minha
vida, de ficar olhando para o Infinito, para o Nada, até mesmo depois de adulto
isto ainda perdurou um certo tempo, com vocês observam em seus filhos,
especialmente quem tem filhos pequenos.
Sei que ao vê-los assim, vocês sofrem muito e acham
que eles estão sofrendo e se sentindo solitários.
Mas deixa eu lhes falar uma coisa por experiência
própria, de alguém que viveu isto na própria pele:
Seu filho, quando faz isto, ele NÃO está infeliz, NÃO
está triste, nem se sentindo só, ou curtindo a dor da solidão. Na verdade nem
há drama nenhum. Ele está é feliz, alegre, da maneira dele, e na verdade ele
não está olhando para o Nada, ele está olhando para o imenso, incrível mundo
interno que ele está construindo para si, e como um engenheiro que constrói um
grande empreendimento imobiliário, ele supervisiona seus personagens
construindo este mundo belíssimo e riquíssimo em originalidade, criatividade,
valor, exuberância!
Ele observa deslumbrado toda esta harmonia
filarmônica grandiosa de um mundo inteiro sendo construído, como o grande
maestro de uma orquestra, cheio de novidades e belezas ímpares!
Ah, se vocês mães pudessem olhar com nossos olhos
autistas e vislumbra e se deslumbrar com o descortinar deste mundo tão
fantástico que vai tão além da imaginação das outras pessoas, se vocês soubessem
quantas alegrias nos dão ver e viver tudo isto...
A infância é a época em que passamos mais tempo
nestes mundos, depois com o tempo, as necessidades da Vida e do dia a dia vão
nos tomando cada vez mais tempo, e ao chegarmos 'a idade adulta ficamos nele
muito menos (mas nunca deixamos de visitar), mas aí já é outro mundo, não mais
um mundo infantil, mas adulto, maduro, com outros tipos de beleza, mas
igualmente vasto e belo...
É verdade que os pais, especialmente se
neurotípicos como vocês, ao ver o(a) filho(a) assim, tem uma tendência natural
a achar que a criança autista quando está assim entretida, esteja triste,
solitária, mas é só impressão, a verdade é outra...
Ainda assim é compreensível a preocupação de vocês,
como mães e pais, especialmente por que se preocupam com o futuro dos filhos e
sua sociabilidade. Porém, e de experiência própria de quem já passou por isto
na pele, posso assegurar-lhes com convicção de que seus filhos ficarem assim
por certo tempo por dia não atrapalha em nada, (nem atrasa) a sociabilidade,
nem o futuro deles.
Só o que precisam é de uma orientação segura pelo
caminho que os convidará a conhecer também o outro mundo o da Realidade, e os
fazer entender que ambos os mundos podem coexistir pacificamente, e a utilizar
o Mundo fantástico de suas imaginações galopantes como ferramenta de
sobrevivência, sociabilidade e ascensão social para a busca da realização de
seus sonhos e felicidades!
Cristiano Camargo publicou no grupo
ANJOS AZUIS
https://www.facebook.com/groups/souautistasouumanjosouazul/?fref=ts
https://www.facebook.com/cristiano.camargo.50
Projetos para enfrentar os desafios da Síndrome de Asperger na idade adulta
Na próxima segunda-feira, dia 18 de
fevereiro, celebra-se o
Dia Internacional da Síndrome de Asperger.
Os jovens com Síndrome de Asperger experimentam
grandes obstáculos na transição para a vida adulta e poucos conseguem
conquistar e manter um emprego.
A facilidade
na comunicação, a capacidade para estabelecer uma boa relação interpessoal e a
adaptabilidade são competências essenciais para singrar no mundo do trabalho.
São estas também as áreas do desenvolvimento mais afetadas pela patologia.
Sete jovens portadores desta Síndrome e
beneficiários do projeto “Capacitar para o Trabalho” do CADIn – Centro de Apoio
ao Desenvolvimento Infantil estão a contrariar as estatísticas. Depois de um
período de formação sobre o comportamento e atitudes profissionais, a
comunicação em contexto de trabalho e as competências sociais para
relacionamento com colegas e hierarquias foram integrados em empresas ao abrigo
de estágios de inserção para pessoas com deficiências e incapacidades.
O projeto “Capacitar para o Trabalho”, financiado
pela Caixa Geral de Depósitos, através do Fundo Caixa Fã, tem por objetivo
aumentar a empregabilidade destes jovens, através do treino de competências,
formação dos empregadores e acompanhamento regular no posto de trabalho.
Integrar a diferença é um desafio para qualquer
empresa que, em troca, recebe um colaborador empenhado, pontual e assíduo, com
uma grande capacidade de atenção ao detalhe e aptidão e gosto pela realização
de tarefas rotineiras.
O Núcleo de Intervenção Socioprofissional do CADIn
quer começar a preparar os jovens com Síndrome de Asperger para os desafios da
vida adulta mais cedo, por isso tem também em curso o projeto “Redes Ativas”,
financiado pelo programa EDP Solidária, da Fundação EDP. Este projeto procura
incentivar a autonomia e melhorar as competências sociais em jovens dos 16 aos
24 anos, através de um programa de atividades de tempos livres que inclui
voluntariado, aulas de culinária e visitas culturais.
O CADIn é uma IPSS, criada em 2003 com o objetivo de
promover a integração de pessoas com perturbação do desenvolvimento na
sociedade. É reconhecido como um centro de excelência, onde as famílias que se
debatem com a complexidade de problemas como as Perturbações do Espetro do
Autismo, as Dificuldades de Aprendizagem, a Hiperatividade e Défice de Atenção,
entre outros, encontram uma equipa clínica preparada para diagnosticar e
intervir, procurando encontrar soluções para os mesmos. É, também, uma
Instituição que procura atender todos os que dele necessitam, tendo uma Bolsa
Social para comparticipar os custos do acompanhamento terapêutico em crianças e
jovens de famílias com rendimentos insuficientes para os suportar, garantindo,
assim, que acedam aos serviços em condições iguais.
FONTE: http://local.pt
Foto: Google
Foto: Google
Pequena
relação de famosos com ASPERGER
Leonardo da Vinci (pintor,
matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, engenheiro, poeta,
cientista, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos
maiores génios da história da Humanidade)
Michelangelo (foi um pintor,
escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano)
Ludwig van
Beethoven (compositor erudito alemão, do período de transição entre o Classicismo
e o Romantismo É considerado um dos pilares da música ocidental)
Wolfgang Amadeus
Mozart (compositor austríaco e executante da música erudita do Período
Clássico)
Isaac Newton (cientista inglês,
mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo,
alquimista, filósofo natural e teólogo)
Jane Austen (foi uma escritora
inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais
importante da literatura inglesa depois de Shakespeare)
Emily Dickinson (poetisa americana)
Vincent Willem van
Gogh (pintor pós-impressionista holandês)
Albert Einstein (foi um físico
alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da
relatividade. Ganhou o Prémio Nobel da Física de 1921)
Alfred Hitchcock (cineasta
britânico/norte-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense)
Al Gore (político
americano)
Bill Gates (fundador da
Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo)
Bobby Fischer (famoso
xadrezista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão
mundial de xadrez)
Stanley Kubrick (um dos
cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polémica, mas
que gozou de uma excelente recepção crítica.
Keanu Reeves (ator)
Assinar:
Postagens (Atom)