sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tire a sua dúvida sobre Autismo com dr. Wanderley Manoel Domingues

Ah, se vocês pudessem olhar o Mundo com os olhos de um Autista ...


Caras mães e caros pais de Autistas e Aspergeres:

Como muitos (as) de vocês sabem, também sou autista e como todos tive infância e tive muito na minha vida esta experiência na minha vida, de ficar olhando para o Infinito, para o Nada, até mesmo depois de adulto isto ainda perdurou um certo tempo, com vocês observam em seus filhos, especialmente quem tem filhos pequenos.
Sei que ao vê-los assim, vocês sofrem muito e acham que eles estão sofrendo e se sentindo solitários.
Mas deixa eu lhes falar uma coisa por experiência própria, de alguém que viveu isto na própria pele:
Seu filho, quando faz isto, ele NÃO está infeliz, NÃO está triste, nem se sentindo só, ou curtindo a dor da solidão. Na verdade nem há drama nenhum. Ele está é feliz, alegre, da maneira dele, e na verdade ele não está olhando para o Nada, ele está olhando para o imenso, incrível mundo interno que ele está construindo para si, e como um engenheiro que constrói um grande empreendimento imobiliário, ele supervisiona seus personagens construindo este mundo belíssimo e riquíssimo em originalidade, criatividade, valor, exuberância!
Ele observa deslumbrado toda esta harmonia filarmônica grandiosa de um mundo inteiro sendo construído, como o grande maestro de uma orquestra, cheio de novidades e belezas ímpares!
Ah, se vocês mães pudessem olhar com nossos olhos autistas e vislumbra e se deslumbrar com o descortinar deste mundo tão fantástico que vai tão além da imaginação das outras pessoas, se vocês soubessem quantas alegrias nos dão ver e viver tudo isto...
A infância é a época em que passamos mais tempo nestes mundos, depois com o tempo, as necessidades da Vida e do dia a dia vão nos tomando cada vez mais tempo, e ao chegarmos 'a idade adulta ficamos nele muito menos (mas nunca deixamos de visitar), mas aí já é outro mundo, não mais um mundo infantil, mas adulto, maduro, com outros tipos de beleza, mas igualmente vasto e belo...
É verdade que os pais, especialmente se neurotípicos como vocês, ao ver o(a) filho(a) assim, tem uma tendência natural a achar que a criança autista quando está assim entretida, esteja triste, solitária, mas é só impressão, a verdade é outra...
Ainda assim é compreensível a preocupação de vocês, como mães e pais, especialmente por que se preocupam com o futuro dos filhos e sua sociabilidade. Porém, e de experiência própria de quem já passou por isto na pele, posso assegurar-lhes com convicção de que seus filhos ficarem assim por certo tempo por dia não atrapalha em nada, (nem atrasa) a sociabilidade, nem o futuro deles.
Só o que precisam é de uma orientação segura pelo caminho que os convidará a conhecer também o outro mundo o da Realidade, e os fazer entender que ambos os mundos podem coexistir pacificamente, e a utilizar o Mundo fantástico de suas imaginações galopantes como ferramenta de sobrevivência, sociabilidade e ascensão social para a busca da realização de seus sonhos e felicidades!

Cristiano Camargo publicou no grupo 
ANJOS AZUIS
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https://www.facebook.com/cristiano.camargo.50

Projetos para enfrentar os desafios da Síndrome de Asperger na idade adulta

                                Na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, celebra-se o 
                                            Dia Internacional da Síndrome de Asperger.

Os jovens com Síndrome de Asperger experimentam grandes obstáculos na transição para a vida adulta e poucos conseguem conquistar e manter um emprego.
 A facilidade na comunicação, a capacidade para estabelecer uma boa relação interpessoal e a adaptabilidade são competências essenciais para singrar no mundo do trabalho. 
São estas também as áreas do desenvolvimento mais afetadas pela patologia.
Sete jovens portadores desta Síndrome e beneficiários do projeto “Capacitar para o Trabalho” do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil estão a contrariar as estatísticas. Depois de um período de formação sobre o comportamento e atitudes profissionais, a comunicação em contexto de trabalho e as competências sociais para relacionamento com colegas e hierarquias foram integrados em empresas ao abrigo de estágios de inserção para pessoas com deficiências e incapacidades.
O projeto “Capacitar para o Trabalho”, financiado pela Caixa Geral de Depósitos, através do Fundo Caixa Fã, tem por objetivo aumentar a empregabilidade destes jovens, através do treino de competências, formação dos empregadores e acompanhamento regular no posto de trabalho.
Integrar a diferença é um desafio para qualquer empresa que, em troca, recebe um colaborador empenhado, pontual e assíduo, com uma grande capacidade de atenção ao detalhe e aptidão e gosto pela realização de tarefas rotineiras.
O Núcleo de Intervenção Socioprofissional do CADIn quer começar a preparar os jovens com Síndrome de Asperger para os desafios da vida adulta mais cedo, por isso tem também em curso o projeto “Redes Ativas”, financiado pelo programa EDP Solidária, da Fundação EDP. Este projeto procura incentivar a autonomia e melhorar as competências sociais em jovens dos 16 aos 24 anos, através de um programa de atividades de tempos livres que inclui voluntariado, aulas de culinária e visitas culturais.
O CADIn é uma IPSS, criada em 2003 com o objetivo de promover a integração de pessoas com perturbação do desenvolvimento na sociedade. É reconhecido como um centro de excelência, onde as famílias que se debatem com a complexidade de problemas como as Perturbações do Espetro do Autismo, as Dificuldades de Aprendizagem, a Hiperatividade e Défice de Atenção, entre outros, encontram uma equipa clínica preparada para diagnosticar e intervir, procurando encontrar soluções para os mesmos. É, também, uma Instituição que procura atender todos os que dele necessitam, tendo uma Bolsa Social para comparticipar os custos do acompanhamento terapêutico em crianças e jovens de famílias com rendimentos insuficientes para os suportar, garantindo, assim, que acedam aos serviços em condições iguais.

FONTE: http://local.pt
Foto: Google

Pequena relação de famosos com ASPERGER

Leonardo da Vinci (pintor, matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, engenheiro, poeta, cientista, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores génios da história da Humanidade)
Michelangelo (foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano)
Ludwig van Beethoven (compositor erudito alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo É considerado um dos pilares da música ocidental)
Wolfgang Amadeus Mozart (compositor austríaco e executante da música erudita do Período Clássico)
Isaac Newton (cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo)
Jane Auste(foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare)
Emily Dickinson (poetisa americana)
Vincent Willem van Gogh (pintor pós-impressionista holandês)
Albert Einstein (foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prémio Nobel da Física de 1921)
Alfred Hitchcock (cineasta britânico/norte-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense)
Al Gore (político americano)
Bill Gates (fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo)
Bobby Fischer (famoso xadrezista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez)
Stanley Kubrick (um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polémica, mas que gozou de uma excelente recepção crítica.    
Keanu Reeves (ator)