quarta-feira, 15 de maio de 2013

Como Conscientizar as pessoas para o Autismo


Segundo a CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos; apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias,perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (autoagressividade)[1].

Tenho acompanhado de perto o trabalho da APADEM (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais)[2] e recebi permissão da presidente Claudia Moraes para divulgar o excelente trabalho que a Associação faz para conscientizar as pessoas sobre o autismo.
  • Autismo nas igrejas: Palestras foram dadas em várias denominações religiosas que se dispuseram a ceder seu espaço para ajudar seus membros a conhecer os sintomas do transtorno e acolher melhor os portadores do transtorno e seus pais, que geralmente sentem-se isolados porque as pessoas não entendem ou não sabem como conviver com seu filho.
  • Autismo nas escolas: Da mesma forma, ocorreram palestras em escolas, tanto da rede pública quanto particular, para ajudar professores e funcionários a compreender os diferentes comportamentos do autista e a preparar-se um pouco mais para a inclusão de autistas nas escolas.
  • Contato com a mídia: Aos poucos, foram conseguindo espaço na mídia para falar sobre o transtorno, convidar para as atividades da Associação e levar informação às pessoas.
  • Criação de um blog onde divulgam os eventos que realizam (grupo de pais e familiares, oficinas culinárias, passeatas, etc.).
Os pais devem saber que não estão sozinhos nessa luta, e a sociedade deve receber a informação necessária para acolher e saber lidar com as diferenças.
                                                                                                                                               Referências:

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo

[2] http://www.apadem.com.br

é professora de inglês, português e literatura, tradutora e revisora freelance. 
Mãe de 3 filhos já adultos e avó de primeira viagem.
É tradutora de artigos do site irmão FamilyShare.com para o Familia.com.br para as modalidades:
Desafios da Vida (Life Challenges) e Avós e Avôs (Grandparents).