sábado, 1 de fevereiro de 2014

Cérebro de autistas tem mais conexões neurais



 Resultados de duas pesquisas desafiam a noção prevalecente na comunidade científica de que os autistas apresentam carência de conexões neurais
·      Saiba mais...
  •     Sinais do autismo aparecem no olhar de recém-nascidos
  •     Desviar o olhar: um dos sinais mais precoces de autismo visto pela ciência
  •     Estudo revela que induzir o parto pode aumentar risco de autismo
  •     Estudo de Harvard relaciona a poluição ao maior risco de o bebê nascer com autismo
O cérebro de crianças com autismo tem mais conexões do que o daquelas que apresentam um desenvolvimento tradicional. De acordo com duas pesquisas lideradas por cientistas norte-americanos, os neurônios hiperconectados podem explicar o distúrbio mental. Esse efeito seria proporcional, pois os estudiosos observaram que o cérebro de pacientes com os sintomas sociais mais graves são também os mais hiperconectados. Os resultados, divulgados no jornal científico Cell Reports, desafiam a noção prevalecente na comunidade científica de que os autistas apresentam carência de conexões neurais.
“Nosso estudo aborda uma das perguntas em aberto mais quentes da pesquisa científica em autismo”, avalia Kaustubh Supekar, um dos autores e professor da Escola de Medicina de Stanford. O trabalho realizado por ele e por Vinod Menon teve como objetivo caracterizar a conectividade de todo o cérebro em crianças. Usando um dos maiores e mais heterogêneos conjuntos de dados pediátricos de neuroimagem funcional, a dupla mostrou que o órgão de crianças com autismo são hiperconectados de forma proporcional à gravidade do comprometimento social exibido por elas. “Nossos resultados sugerem que o desequilíbrio de excitação e inibição dos circuitos cerebrais locais poderiam gerar deficits cognitivos e comportamentais observados no autismo”, acrescenta.

Esse desequilíbrio é uma característica da epilepsia, o que pode explicar por que as crianças com autismo sofrem muitas vezes também com as crises epiléticas. “Baseando-se nessas observações, pode não ser um exagero especular que os medicamentos usados para tratar a epilepsia podem ser potencialmente úteis no tratamento do autismo”, cogita Supekar.
Análise pontual
O segundo artigo focou em regiões cerebrais vizinhas para encontrar um aumento atípico de conexões em adolescentes com diagnóstico de transtorno do espectro do autismo. Um excesso de conexões observado pelos estudiosos, em particular nas regiões do cérebro que controlam a visão, também foi associado à gravidade dos sintomas. “Nossos resultados apoiam o estatuto especial do sistema visual em crianças com mais pesada carga de sintoma”, resume Ralph-Axel Müller, da Universidade Estadual de San Diego.
Ele lembra que todos os participantes da pesquisa foram considerados “de alto funcionamento”, apresentado quociente de inteligência (QI) acima de 70 — cerca de 70% das crianças com autismo apresentam um quadro de atraso mental, com QI inferior a 70. Segundo os dados encontrados, é possível que as medidas de conectividade local no córtex possa ser usado como um auxílio no diagnóstico do distúrbio mental, baseado hoje puramente em critérios comportamentais. Para os pesquisadores de ambos os trabalhos, as descobertas podem levar a novas estratégias de tratamento e novas maneiras de detectar o autismo mais precocemente.
Por: Bruna Sensêve
FONTE: - Correio Braziliense http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/02/01/noticia_saudeplena,147368/cerebro-de-autistas-tem-mais-conexoes-neurais.shtml

O casamento de uma autista é errado?



 Linda, personagem de 'Amor à Vida'.(Foto: TV Globo/ Divulgação)       
* Carol Patrocínio
Vou começar esse texto dizendo o óbvio: não sou especialista em autismo. Dito isso, explico que li muito sobre a síndrome e busquei entender como funciona a mente de uma pessoa autista. Há níveis de autismo, cada um reage de uma maneira aos estímulos externos e se desenvolve de forma diferente.
Na novela Amor à Vida, que se tornou um poço de absurdos, a personagem Linda, que é autista, se casou com um rapaz. Ele pediu sua mão aos pais, eles liberaram. Ele perguntou se ela queria casar com ele e teve de explicar o que era casamento. A explicação foi que era viver junto, como os pais dela, os exemplos que a garota tem. Ela disse sim. Quem não diria sim frente a essa promessa?
Mas o que isso diz sobre Linda? Nada. Qualquer criança quer ter o que vê nos pais. Os pais são perfeitos, os exemplos do que deve ser feito na idade adulta. Heróis. Crianças querem seguir os passos dos pais, ser como eles. Por quê? Porque são crianças felizes, que se sentem protegidas naquele ambiente e querem reproduzir o modelo. Simples.
Porém Linda não é mais criança, biologicamente. Linda é uma adulta incrivelmente bonita e sexy. Ainda assim não toma muitas decisões sozinha, se fecha para estímulos e não leva uma vida simples. Lidar com síndromes como o autismo não é fácil.
E o que isso diz sobre um homem que quer casar com uma mulher incapaz de tomar decisões? Muito! Ele diz que está apaixonado, claro, que a ama. Mas como é possível amar de maneira romântica uma pessoa que sequer é adulta? É como homens que casam com meninas de 13 anos. É abuso de menores. É errado.
Muitos homens sonham com mulheres submissas, que não tomam decisões sozinhas e que precisam deles para tudo. Muitos homens criam esse tipo de dependência em suas mulheres. Muitas mulheres são tão inseguras que acreditam que realmente não podem viver sem eles. Nesse ponto elas são chamadas de loucas, mas ninguém fala sobre o quão cruel é o que foi feito pelo homem.
Uma garota de 13 anos pode ser tão linda e sexy quanto a personagem Linda. E talvez seja até mais madura, psicologicamente, do que ela. Mas ainda assim é uma criança. Por mais que muita gente diga que as meninas de 13 anos sabem o que fazem, elas não sabem. Elas seguem o que veem todo mundo fazendo, espelham-se nos adultos que têm como exemplo. Assim como Linda, as meninas de 13 anos querem alcançar o exemplo de sucesso que têm por perto, seja ele qual for.
A novela mostrar o casamento de uma garota sem maturidade e um rapaz com funções mentais completamente normais – no padrão psiquiátrico da coisa – é um desserviço imenso. Ela abre precedentes, mostra que pessoas incapazes não são tão incapazes assim e as tornam vítima fácil para predadores sexuais.
O mundo não é tão horrível? Mas ele é tão maravilhoso? Esse cara, no mundo real, levaria Linda para sair com os amigos? Eles fariam viagens? Teriam filhos? Cuidariam juntos da casa? Ou vão morar para sempre na casa dos pais dela e ele teria roupa lavada e comida na mesa sempre? E teria tempo para seguir sua vida social? Como seria isso na vida real? E a vida sexual, como seria resolvida? Linda, como personagem mesmo, teria condições de decidir se quer ou não fazer sexo? Ou ela apenas faria porque isso deixaria o marido feliz? Ninguém pensou em quão abusivo isso poderia ser?
Há diferentes níveis de autismo. Há autistas que têm vidas totalmente iguais à sua e à minha, porém há outros, como Linda, que são diferentes e devem ter suas diferenças respeitadas. Nem todo mundo precisa ter uma vida romântica, nem todo mundo precisa casar e ter filhos para ser feliz. Nem todo mundo precisa seguir as regras impostas por uma sociedade que não pensa no indivíduo.
A Linda é uma metáfora, além de tudo, para milhares de meninas que ainda não estão maduras para decidir seu futuro e têm situações praticamente impostas em suas vidas. Elas poderiam dizer não? Claro! Mas não têm maturidade suficiente para isso.
No mundo real, o que menos precisamos é de desculpas para que mulheres tenham sua vida decidida por outras pessoas, seus corpos abusados sem que tenham condições de fazer uma escolha consciente e que tudo isso ainda seja naturalizado pela mídia. E o que autistas menos precisam é ter suas questões tratadas de forma tão leviana em uma novela de grande audiência.
FONTE:
 http://br.mulher.yahoo.com/blogs/preliminares/o-casamento-uma-autista-%C3%A9-errado-113553882.html