quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PESSOA COM DEFICIÊNCIA NÃO SÃO PRIORIDADE PARA PRESIDENCIÁVEIS

quarta-feira, setembro 24, 2014
Um globo com pictogramas representando as diferentes deficiências

Ocorreu ontem (24/09) em São Paulo encontro em que se pretendia debater as propostas dos presidenciáveis com relação às pessoas com deficiência. Compareceram na sede da APAE/SP apenas representantes do candidato Aécio Neves (PSDB) e da candidata Marina Silva (PSB).

Em 2014, o número de eleitores com deficiência que se cadastraram em seções específicas é reduzido (378.806, segundo o TSE), mas isso se dá porque a grande maioria vota em seções comuns. Mas os dados do IBGE em 2010 informam que há no Brasil 45.606.048 pessoas com algum tipo de deficiência, representando cerca de 23,9 % da população em geral. Pois é justamente para esse imenso contingente populacional que os candidatos à presidência estão comunicando o seu desinteresse expresso, pois suas vidas e, indiretamente, a de seus familiares (o que aumenta ainda mais o número de eleitores) são afetadas por propostas, políticas públicas e investimentos que ainda engatinham no Brasil. Ao invés de expressar projetos de forma clara e transparente a essa parcela da população, os candidatos apenas as mantém na invisibilidade, mais como alvos de futuras e possíveis políticas assistenciais que como efetivos sujeitos de direitos.

No Facebook, a presidente da associação de pais Inspirare, Simone Alli Chair, que estave presente ao encontro deu o seguinte depoimento.

“Decepção. Estive hoje no “Encontro com os candidatos à presidência”, realizado aqui na APAE de São Paulo. Todos eles tinham confirmado mas na hora H, TODOS cancelaram. O Pastor Everaldo e a Dilma além de não terem ido, NEM SATISFAÇÃO E RESPEITO com as pessoas que ali estavam tiveram, pois os outros candidatos ainda mandaram representantes para tocar o evento em nome deles. Fiquei chocada com a postura da Dilma e do Pastor Everaldo, mas a tarde ainda ia me reservar mais surpresas desagradáveis. Acreditam que a representante do presidenciável Aécio Neves, era a Secretária Estadual da Pessoa com Deficiência, dra. Linamara. Fiquei contente e resolvi fazer uma pergunta sobre a Alínea “C” da Lei Berenice Piana (Nota Inclusive – Lei 12764/2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e pasmem….. ela não conhecia a lei por esse nome, nem sabia quem é Berenice Piana (Nota Inclusive – Mãe de rapaz com autismo que lutou pela aprovação da lei) …..me bateu um desânimo…..fiquei sem palavras. Fiquei boquiaberta….”

Denny Cabral, presidente da Amai Azul também compareceu e deixou suas impressões no Facebook:

“Revolta:

Acabamos de chegar do “Encontro com os Candidatos à presidência” realizado pela apae de são paulo.

Gente, que decepção e que revolta!

1) Nenhum dos candidatos participaram, enviaram apenas representantes e eu achei isso uma tremenda falta de respeito afinal, o que um representante de alguém que ainda sequer foi eleito pode resolver, decidir? Qualquer documento assinado não tem nenhuma validade, ou seja, perca de tempo total.

2) Tremenda falta de democracia, somente alguns puderam falar. Ou seja, não houve debate. Tentei, pedi, levantei a mão, implorei, mas não me deixaram falar

3) Revolta: foi um evento para falar sobre deficiência e pasmem, a representante do candidato”Aecio Neves, quando nossa amiga Simone Alli Chair fez sua pergunta sobre a alínea C e a regulamentação de nossa lei 12.764, sequer sabia que o autismo era considerado uma deficiência e apesar de se dizeruma defensora dos deficientes, nunca tinha ouvido falar sobre a Lei Berenice Piana!

e ainda, disse que no plano de governo do Aécio, iriam desenvolver um sistema de treinamento para profissionais através da internet! Acreditam??? Pior que isso só o caps!

Fala sério, viu? Diante de tante palhaçada, de tanta falta de respeito conosco, eu me levantei e juntamente comigo, várias pessoas deixaram o local.

Nem a Marina silva que se diz tão “do povo” compareceu! O pastor Everaldo não foi e nem enviou representante e a Dilma marcou para a próxima semana pois está em New York!

Na minha opinião, já que não iriam deveriam ter nos avisado, desmarcadoo evento e se decidiram fazer algo para fazer propaganda dos políticos, deveriam ao menos ter a dignidade de nos deixar falar, expor o que sentimos.

Como querem presidenciar o país se nos negam o ínfimo direito de falar?

Me desculpem o desabafo, mas fiquei atordoada com a falta de respeito, com este extremo descaso com o autismo. Até mesmo a proposta que submeteram foi ociosa!”
FONTE:
 Inclusive

Estudantes produzem comercial para Centro de Autismo

Os alunos são da Universidade Federal de Sergipe
Leonardo, Esaú Viana, Flávio Mendonça,
Elaine Melo, Carolina Bueno (professora) e
Silmara Cavalcante trabalharam juntos no projeto
Como avaliação para a disciplina Produção Audiovisual II, os alunos do sétimo período de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe tiveram que produzir material publicitário. Foi então que a professora da disciplina Carolina Bueno fez a proposta de que fosse produzida uma campanha para o Centro de Abordagem a Pessoas Autistas do Estado de Sergipe (Capazes).
A ideia da professora foi criada no sentido de ajudar na divulgação centro, que foi fundado em maio deste ano e faz parte da Associação de Pais de Autistas de Sergipe (Apase). “Minha ideia era que eles aplicassem todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, na realidade do mercado. E essa realidade eu propus que fosse voltada a um tema beneficente. Eu queria que eles solucionassem, através de um trabalho audiovisual, os problemas de comunicação dessa entidade”, disse Carolina Bueno.
Professora Carolina Bueno está feliz
com os resultados obtidos no trabalho
Cerca de 25 alunos fizeram parte do projeto, que consiste num VT de trinta segundos, que é um comercial de televisão, e que, inclusive já está pronto e foi veiculado pelas redes sociais da Apase. A turma foi dividida em vários grupos: de produção, edição, entre outras especificidades. Segundo um dos estudantes responsáveis pelo vídeo, a sigla do centro inspirou a criatividade para o projeto.
“O nome do centro é Capazes. Tivemos a ideia de trabalhar em cima desse conceito, do que significa ser capaz. O vídeo traz esse conceito em detalhes. As pessoas com autismo são capazes das mesmas coisas que nós. Quisemos mostrar isso no vídeo de forma que não ficasse clichê”, disse Esaú Vieira.

O estudante Flávio Mendonça ressaltou a receptividade das pessoas com o comercial. “As pessoas entenderam bem a nossa proposta. Apresentamos para algumas mães, que ficaram emocionadas com o vídeo. A psicóloga do centro também. Muito pelo respeito que tivemos com o assunto, fugindo dos estereótipos”, disse.
A Apase Aracaju, através de uma rede social, divulgou o trabalho dos estudantes
O trabalho demorou pouco mais de um mês para ficar pronto, mas a professora Carolina declara que ficou satisfeita com os resultados. “Fiquei muito feliz porque os meninos conseguiram captar com muita sensibilidade o espectro autista”, disse a professora.
Veiculação na TV
O vídeo produzido pelos alunos será veiculado durante trinta dias nas TVs Aperipê, Brasil e Cidade, além da transmissão em programa da rádio 103 FM.
Fonte:
(Fotos: Helena Sader/Portal Infonet)
Por Helena Sader e Raquel Almeida