sábado, 26 de março de 2016

Robert DeNiro defende documentário polêmico sobre ligação entre autismo e vacinação

O ator tem um filho autista e é co-fundador do Tribeca Film Festival. Para a edição do próximo mês, DeNiro defende a transmissão de um filme que sugere que a vacinação está ligada ao autismo.

Robert DeNiro, fotografo na edição de 2015 do Tribeca Film Festival,
a 25 de abril do ano passado.

Um documentário controverso está na origem de uma polémica que envolve Robert DeNiro e o festival de cinema Tribeca, do qual é co-fundador. DeNiro tem um filho autista e está a apostar na promoção de um documentário polémico que defende que as crianças não devem ser vacinadas e que a vacinação poderá influenciar o diagnóstico de autismo.
No documentário, uma figura importante ligada ao sistema de saúde americano afirma existir “fraude” dentro dos centros para o controlo e a prevenção de doenças dos EUA e garante que “as vacinas estão a causar autismo”, escreve o The Guardian. O filme arranca com a frase “Será que as nossas crianças estão seguras?”
O filme chama-se “Vaxxed: From Cover-Up to Catastrophe” e o argumento e a realização é de Andrew Wakefield, um ativista anti-vacinação. Wakefield foi também autor de um estudo na área, que chegou a ser publicado em 1998 no jornal médico britânico The Lancet, mas foi depois retirado em 2010. O Conselho Médico britânico apontou falhas e “violações éticas”, ligadas a conflitos financeiros de interesse, sendo que Wakefield ficou também sem a licença médica de profissão, investigou o The New York Times. O problema é que, até ao momento, na informação biográfica sobre Andrew Wakefield não consta que este perdeu a licença de profissão nem que viu o seu estudo ser retirado do jornal médico.
Robert DeNiro é a face mais visível da polémica visto que, não só autorizou a passagem do documentário no festival que coordena como ainda pediu expressamente que o documentário entrasse. “Grace e eu temos um filho com autismo”, disse, referindo-se à mulher Grace Hightower De Niro. “Nós acreditamos que é importante que os assuntos ligados ao autismo sejam abertamente discutidos. Nestes 15 anos do Tribeca Film Festival, nunca fiz nenhum pedido especial para nenhum filme. Nunca me meti nas questões da programação. Mas isto é uma questão muito pessoal para mim e para a minha família e eu quero que haja uma discussão sobre isto. Por isso é que vamos passar o Vaxxed”, disse o ator, refere o New York Times.
Apesar de insistir na divulgação do filme, o ator diz que “não é contra a vacinação”, refere o The Guardian. O filme será transmitido no próximo mês. No site do festival, promete-se que o documentário vai revelar “testemunhos emocionantes de médicos, políticos e pais” sobre “o que está por trás do aumento de casos de autismo hoje”.

FONTE:

Autor

Catarina Marques Rodrigues

http://observador.pt/2016/03/26/robert-deniro-defende-documentario-polemico-ligacao-autismo-vacinacao/