segunda-feira, 12 de junho de 2017

1º Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência

Inscrições abertas

http://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/10613

Programação ---  

1º Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência
Local: Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná
Rua Emiliano Perneta, 174, 1º andar, Centro, Curitiba-PR
 Data: 27/06/2017
8h – Credenciamento/Café – Recepção
8h30 – Abertura
 A LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE CALÇADAS
9h30 – “Acessibilidade, Direito de Todos”
  • Desembargador do Trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, graduado em Direito com especialização em Direito do Trabalho, doutor e professor. Atua principalmente nos temas: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, combate à discriminação, direito das crianças e adolescentes, direito constitucional do trabalho, aprendizagem e trabalho infantil.
10h45 – “Novas Calçadas de Curitiba”
  • Eduardo Pimentel – vice-prefeito de Curitiba, formado em Administração com pós-graduação em Agronegócios. Foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor do Ceasa – Centrais de Abastecimento do Paraná S/A, sub-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná e assessor especial do gabinete do governador.
  • Representante do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
  • Representante da SMU – Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos
11h30 – DEBATE
  • Coordenador: engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, diretor de Políticas Institucionais da Secretaria de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR.
12h30 – Intervalo para almoço
 PESSOA IDOSA, SE DEUS PERMITIR CHEGAREMOS LÁ
14h – “Pessoa Idosa, Longevidade e Acessibilidade”
  • Deputada federal Leandre Dal Ponte, engenheira civil pela Universidade Positivo e membro titular da Comissão da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.
14h45 – “O Direito da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência à Acessibilidade”
  • José Américo Penteado – promotor de Justiça dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Paraná, médico pela Universidade Federal do Paraná, graduação em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa.
15h30 – “A Pastoral da Pessoa Idosa e sua Luta Pelos Direitos dos Cidadãos”
  • Irmã Terezinha Tortelli – coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, enfermeira formada na PUCPR, pós-graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social. Desde 2010 exerce a coordenação nacional da Pastoral, sucedendo a médica Zilda Arns Neumann.
16h15 – “Decisões da Justiça Federal relativas às Pessoas Idosas e com Deficiência”
  • Roberto Wanderley Nogueira, juiz federal, mestre em Direito, doutor em Direito Público e professor da Universidade Federal de Pernambuco.
17h – DEBATE
  • Coordenador: engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, presidente da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR
18h – Café de encerramento
 Data: 28/06/2017
 COMPREENDENDO A NECESSIDADE DA ACESSIBILIDADE PARA AS DIVERSAS DEFICIÊNCIAS
8h – Deficiência Auditiva
  • Elizanete Favaro, especialista em educação bilíngue para surdos e diretora da Associação de Surdos de Curitiba-PR
8h – Deficiência Visual
  • Professor Paulo Ross, doutor em Educação pela USP e mestre em Educação Permanente e Recursos Humanos pela UFPR
9h30 – Deficiência Física
  • Joel Krüger, engenheiro civil, mestre em Educação, especialista em Didática no Ensino Superior, mestre em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, presidente do Crea-PR desde janeiro de 2012, período em que vem dando apoio significativo ao tema acessibilidade.
10h15 – Deficiência Intelectual e Autismo
  • Nilton Salvador – jornalista, coordenador no Paraná do Movimento Orgulho Autista do Brasil, escritor com seis livros publicados sobre autismo e administrador de empresas com especialização em Mediação de Conflitos.
11h – DEBATE
  • Coordenadora: professora Leomar Marchesini, fundadora e coordenadora do SIANEE – Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais do Centro Universitário UNINTER, pós-graduada em Psicodrama pela Associação Paranaense de Psicodrama, pós-graduada em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação e professora de Orientação e Mobilidade para Pessoas Cegas.
12h – Intervalo para almoço
14h – Vivências: SENTIR E REFLETIR
  • Coordenadora: Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba – CMDPcD, Pós-graduação Lato Sensu Educação Especial pela Faculdades de Pinhais, especialização em Avaliação Diagnóstica – enfoque psicoeducacional, especialização curso de Terapia Familiar Sistêmica – INTERCEF, graduação em psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, experiência profissional na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
16h30 – Café no Escuro
18h – Encerramento