domingo, 1 de maio de 2011

A Casa do Autista - poema da Liê Ribeiro - Mãe do Gabriel Gustavo

Série Mães de Autistas e suas Histórias - VIII - Douglas

A tod@s,


Meu filho tem 32 anos e foi diagnosticado com autismo há cerca de 20 anos.

Anteriormente, em função dos outros comprometimentos, era visto como portador de paralisia cerebral. Faz terapias diversas desde bebê e frequentou várias escolas especializadas, tendo sido convidado a se retirar de algumas delas por não apresentar comportamento adequado.

Em 2006, houve em São Paulo um congresso organizado pelo Dr. Wanderley Domingues, neuropsiquaitra do meu filho e médico do Centro Pró-Autista (CPA), onde Douglas está desde 2004, muito bem atendido. Neste evento, conheci a Valéria Llacer e a Rosana Vicente, entre outras pessoas muito importantes na minha vida, em especial, na questão do autismo.

Passei a fazer parte da Educautismo, em que sou uma das moderadoras, e, posteriormente, de outras listas, das quais procuro participar com interesse e nas quais aprendi e aprendo muito. Nestas listas e nas redes sociais, fiz amizades de várias partes do Brasil e do exterior, numa valiosa troca de conhecimento e experiências.

No dia 2 de abril de 2011, me senti com uma maravilhosa sensação de pertencimento, de não estar sozinha nesta luta de tantos anos. Procurei divulgar o Dia Azul de todas as formas e, muito feliz, recebi a adesão de muitos não diretamente envolvidos com a questão.

Espero que esta união tenha continuidade para que possamos comemorar mais do que toda a repercussão na mídia e a adesão aos eventos. Não gostaria que deixássemos arrefecer esta energia tão incrível.

Proponho uma segunda mobilização, para compilar fotos e vídeos, bem como as matérias escritas, para que sejam registradas num blog, por exemplo. Surge também muito forte ainda a ideia de coletar relatos de pais e mães de autistas sobre os casos de seus filhos e filhas, que poderiam gerar publicações posteriores, tendo por enfoque a perspectiva não terapêutica mas a da vivência cotidiana.

Abraços azuis a tod@s,

Diva Calles - mãe do Douglas - Autista