terça-feira, 1 de novembro de 2011

11 sinais de alerta para os pais detectarem doença mental em crianças

    
     Para ajudar crianças com transtornos mentais não diagnosticados, pesquisadores lançaram uma lista de 11 sinais fáceis de reconhecer que podem ser usados como um alerta pelos pais e outras pessoas da comunidade.

     A lista se destina a ajudar a fechar uma lacuna entre o número de crianças que sofrem de doenças mentais e aquelas que realmente recebem tratamento para essas doenças. Com ela, os pesquisadores esperam que os pais distingam entre comportamentos normais da infância e verdadeiros sinais de doença mental.

     Entre os sinais, estão sentir-se triste ou “se fechar” por duas semanas ou mais, o que pode indicar depressão, e medos intensos ou preocupações que atrapalham atividades diárias, o que pode indicar um distúrbio de ansiedade.

     Estudos sugerem que três em cada quatro crianças com distúrbios de saúde mental, incluindo déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios alimentares e transtorno bipolar, passam despercebidas e não recebem os cuidados de que necessitam.

     Pais que perceberem qualquer um desses sinais em seus filhos devem levá-los para ver um pediatra ou profissional de saúde mental para uma avaliação psiquiátrica.

     A identificação de um transtorno psiquiátrico no início da vida também irá permitir que as crianças recebam tratamento mais cedo, o que provavelmente irá torná-los mais eficazes.

     A lista foi criada por um comitê que analisou vários estudos de saúde mental, envolvendo mais de 6.000 crianças. Eles garantem que os sintomas na lista podem identificar a maioria das crianças com certos distúrbios de saúde mental.

     Os 11 sinais de alerta são os seguintes:

        • Sentir-se muito triste ou “se fechar” por duas ou mais semanas;

        • Tentar se ferir ou se matar, ou fazer planos para isso;

        • Medo súbito esmagador sem razão, às vezes com coração acelerado ou respiração rápida;

        • Se envolver em várias lutas, usando uma arma, ou querer ferir outros;

        • Comportamento fora de controle grave, que pode chegar a machucar a si mesmo ou outros;

        • Não comer, vomitar ou usar laxantes para perder peso;

        • Preocupações ou medos intensos que atrapalham atividades diárias;

        • Extrema dificuldade em concentrar-se ou permanecer quieto, o que o coloca em perigo físico ou causa insucesso escolar;

        • Uso repetido de drogas ou álcool;

        • Grave humor que causa problemas em suas relações;

        • Mudanças drásticas no seu comportamento ou personalidade.

     Esses sinais formam um “perfil” e não são em si diagnósticos específicos.
Para diagnósticos precisos, os pais devem procurar ajuda de um profissional de saúde.

     Para evitar o alarme potencial de pais, que podem diagnosticar transtornos mentais onde eles não existem, os pesquisadores disseram que projetaram a lista para ser conservadora. Ou seja, estes sinais não serão evidentes em todas as crianças que tem um distúrbio de saúde mental. Dos 15% dos jovens que se estima que tenham doença mental, os perfis vão identificar cerca de 8%.


LiveScience