sábado, 14 de janeiro de 2012

O Repórter Justiça desta semana mostra o esforço de familiares e profissionais para ajudar as pessoas com transtorno do autismo. A ciência  reconhece o autismo desde 1943, mas apesar de tanto tempo de pesquisas, a comunidade científica internacional ainda não entrou em acordo sobre as causas da doença. Sabe-se apenas que o autismo afeta a capacidade de comunicação e socialização do indivíduo e tem uma incidência maior entre pessoas do sexo masculino.


     No Brasil, as estimativas são de que haja 2 milhões de pessoas nessa condição. O tratamento e os cuidados esbarram na falta de políticas públicas, escolas, recursos financeiros voltados ao desenvolvimento e inclusão no convívio social.

     “É preciso fazer com que haja inserção  dos portadores do transtorno do autismo em todos os programas possíveis e que os governantes tenham a visão de que isso será a prova cabal de que não há barreiras intransponíveis,  porque as barreiras são colocadas por aqueles que preconceituosamente não têm coragem de enfrentar o problema”, afirma o  ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell .

     O Repórter Justiça vai ao ar todo sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às12h30; quinta, às 18h; sexta, às 10h30 e no Youtube (www.youtube.com/reporterjustica). 

     Mande sua sugestão para a equipe pelo email: reporterjustica@stf.jus.br

     Fonte: Notícias do STF