sexta-feira, 4 de maio de 2012

A estudante colombiana Greis Silva criou um jogo que usa uma mesa 
touchscreen para ajudar na interação social de jovens autistas entre 12 e 17 anos

 Dois games criados por estudantes de mestrado da PUC-Rio (Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro) pretendem ajudar crianças e jovens autistas a se comunicar melhor.
De maneira divertida e interativa, os games mostram que a informática pode ser uma importante aliada na contribuição de necessidades específicas, ajudando estas pessoas a superarem dificuldades de compreensão, interação social e fala.
A estudante colombiana Greis Silva, 26, criou o jogo PAR (peço, ajuda, recebo), instalado em uma mesa touchscreen da própria PUC, que permite a interação social de jovens autistas entre 12 e 17 anos.
Conheça os aplicativos que auxiliam nos estudos
No aplicativo, que pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada um, o jovem autista só consegue desenvolver uma tarefa se tiver ajuda de outra pessoa com a mesma doença, o que o ajuda a identificar a importância de estar integrado aos demais.
O projeto para a tese de mestrado foi iniciado em setembro de 2011 e ganhou forma a partir de uma busca detalhada de informações sobre a doença. Em seguida, Greis desenvolveu o software e a aplicação no público alvo.
Desde o dia 24 de abril, a mesa touchscreen está sendo testada com oito crianças e jovens no Instituto Ann Sullivan, no Rio de Janeiro, especializado no tratamento do autismo.
Já o projeto de Rafael Cunha, 32, é voltado para crianças de 5 a 9 anos que tenham autismo. O jogo de computador usa um simpático esquilo para conduzir o jogador no aprendizado de novas palavras.
Para aumentar o vocabulário dos autistas, o esquilo percorre cerca de cem itens, que ajudam a criança a distinguir objetos como talher, colher e garfo.
O jogo ainda permite acrescentar outras palavras de acordo com as necessidades específicas de cada jogador.
Os resultados com cinco meninos que participaram dos testes foram aprovados e o jogo estará disponível gratuitamente na internet em junho deste ano no site:
 www.jogoseducacionais.com.

FONTE: