terça-feira, 19 de junho de 2012

Orgulho de mãe de Autista


*Liê e Gabriel Gustavo
Esse dia passou meio despercebido por mim, à lida, a correria, mas tenho tanto orgulho do meu filho, da sua tentativa em estar presente, mesmo às vezes não sabendo como, tantos porquês.
     Penso também nos milhões de autistas sem oportunidades, ainda esquecidos nos porões dessa sociedade, imediatista que segrega de maneira cruel essas pessoas.
     O caminho parece tão fácil, investimento, trabalho, métodos, pesquisa, altruísmo.
     Mas na verdade o caminho é espinhoso, pedregoso, quase impossível de seguir.
     Mas há em nós pais, uma insistência de soldado, que vai para guerra, ser herói de sua pátria, tentamos ser heróis dos nossos filhos autistas.
     Criamos trincheiras para que tenhamos fôlego para vencer a batalha.
     Quando ela termina?
     Parece que nunca, tememos a vida, o presente, o futuro, de morrer antes de vê-los seguros. De jogar a toalha. De não aguentar o repuxo.
     Mas no dia como esse, onde tentamos plantar na terra árida do amor ao próximo, uma bandeira de esperança.
   Queremos ações com certeza, queremos atitudes, mas precisamos dos poemas, dos relatos, da perspectiva de vermos lá no fim do túnel, a tão sonhada Luz.
     A mesma luz que poucos conseguem enxergar em nossos filhos autistas...
     Afinal a humanidade sofre de uma cegueira crônica, vê defeito, onde somente há a diferença.
Autora
*Liê Ribeiro - poetisa

Mãe do Gabriel Gustavo - autista
http://lie46.blogspot.com.br/



Mãe do Gabriel/autista.

Dia Mundial do Orgulho Autista em Rio Grande - RS, reúne bom público



Presidente da Amar, Nei Rodrigues,
apresentou um panorama da situação do autista em Rio Grande
     O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado na sexta-feira, 15, reuniu bom público nas atividades realizadas em Rio Grande. O evento mobilizou associações, escolas, familiares e profissionais ligados ao tema. 
     A iniciativa foi organizada pelo mandato do deputado Alexandre Lindenmeyer.
     Autora do livro “Minha filha... Autista?”, Lúbia Aguiar emocionou todos com a história da filha adotiva Laura. Lúbia Aguiar relembrou as dificuldades, a inexperiência, os desafios e a superação de uma família que, atualmente, possui uma convivência tranquila com a menina, hoje com 14 anos.  Para a mãe, “vivenciar o autismo é amar incondicionalmente”.  
     O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (Amaar), Nei Rodrigues, apresentou um breve panorama sobre o espectro autista em Rio Grande. 
      Mostrou como funcionam os espaços dedicados ao atendimento desta demanda, as reivindicações de pais e demais familiares, a  dificuldade no diagnóstico e no atendimento.
     Segundo Rodrigues, ainda não há um levantamento atualizado com o número de portadores do espectro no Município, e destacou que, a partir desta estimativa, será mais fácil elaborar políticas públicas direcionadas para o segmento.  
     Nilton Salvador cativou o público presente com o seu carisma numa palestra carregada de emoção. Autor de diversos livros sobre o assunto, todos dedicados ao seu filho, também autista, compartilhou cada vitória ao lado do menino e salientou a necessidade da conscientização das pessoas. “Quanto mais informação, menos preconceito e mais acolhimento”, frisou.  
     Pouco antes do término da solenidade, o representante do mandato do deputado, Paulo Rodrigues, convidou a presidente da Associação de Amigos, Mães, Pais de Autistas e Relacionados com o Enfoque Holístico (AMPARHO), Karin Scheer, e uma das palestrantes da noite, Lúbia Aguiar, para  retornarem ao palco e receberem a medalha da 53ª Legislatura da Assembléia Legislativa.
Fonte:
Foto: Tiago Collares