terça-feira, 2 de outubro de 2012

PL 168/2011 - (1631/11) - Carta aos Senadores



Excelentíssimo Senhor Senador       

Ao cumprimentá-lo, respeitosamente sirvo-me da presente para pedir sua especial atenção no sentido de atender os rogos de um imensurável número de pais de autistas, que trata o Projeto de Lei 168/2011 - (1631/11) em trâmite para aprovação no Senado Federal.
Tendo o projeto 168/2011 - (1631/11) recebido aprovação dos deputados, depois de passar por todas as etapas legais, retorna para aprovação dos senhores senadores, motivo da presente mensagem para rogar a V.Excia o devido exame e encaminhamento para votação, em sendo possível, na sua integralidade, tendo em vista as interpretações já feitas na Câmara dos Deputados, quando do seu encaminhamento por esta casa de leis.
Alguns políticos senhor senador, em entrevistas que concedem se utilizam da palavra “autista” para caracterizar, de maneira pejorativa, geralmente pessoas públicas de nosso País, como característica desqualificante, como por exemplo: um senador, afirmou que o presidente da República continuava “se fazendo de autista”. Outro senador confirmou que o presidente “continua o autista de sempre”.  Já um deputado, disse que o presidente “deveria deixar de assumir essa postura de autista”. Anteriormente outro deputado havia dito que “o presidente parece um autista, uma pessoa que vive em seu mundo”.
Não fosse a intensa mobilização de pais de autistas de todos os quadrantes, provavelmente a síndrome que dota nossos filhos estaria no rol das palavras de baixo calão.
Num breve exercício, imagine V.Excia quantos tipos de pessoas, por motivos fúteis ou ideológicos, poderiam ser desqualificadas por uma palavra que em princípio muitos a pronunciam sem sequer saber o que significa.
Autismo, nobre senador, é uma condição médica, uma deficiência que atinge atualmente uma brutal estimativa de dois milhões de brasileiros, caracterizando-se pela extrema dificuldade de se comunicar, e ainda associada a uma grande limitação na socialização e na imaginação, abandonados pelo sistema de saúde e amparo previsto na Constituição Federal.
Autismo senador, definitivamente não é o caso de muitas pessoas públicas que, nos fatos recentes, têm mostrado grande imaginação para inventar e reinventar versões da mesma história.
Autismo e seus adjacentes, senador, são diagnosticados pelo CID-10 – Código Internacional de Doenças.
Ajude-nos senador, e aqui acredito estar falando por muitos pais que lutam pela mesma causa – ajude uma família a transformar a sociedade brasileira mais digna para os dotados da síndrome viverem – pois ela segrega seus filhos por falta de políticas públicas específicas e abuso dos covardes, nos fazendo sentir indignos como pais e fracassados como seres humanos, por que nada podemos fazer sem a força das leis, razão pela qual precisamos da sua ajuda para aprovação do PL 168/2011 -  (1631/11).
Nós pais de autistas ou não senador, acreditamos que é possível um mundo onde cada vez mais haja menos desigualdades nessa arrancada que rogamos sua participação.
Acreditamos que neste momento V.Excia já esteja a par de como é um autista, mas mesmo assim convido V.Excia para entrar na vida deles, ficando à sua disposição para lhe falar sobre alguma coisa absolutamente fascinante e que se faça necessária.
O PL 168/2011 - (1631/11) senador, tem alguma coisa de anormal no sentido de ser valente igual ao autista, que consegue vencer as dificuldades iniciais que a vida lhe oferece e construí-la, pois, a sua condição humana relaciona honestidade pessoal com pureza em todos os sentimentos.
Poderemos falar senador que o seu exemplo acelerador acontecerá e servirá para que o PL 168/2011-(1631/11), aprovado e posteriormente sancionado, dará aos autistas e outras pessoas deficientes, a possibilidade de recobrar a desvantagem de tantos passos perdidos na etapa inicial da disputa pela vida, em posições mais iguais possíveis com os seus semelhantes, recebendo também um pouco do que a vida oferece até para brigar por felicidade.
A condição autista que afeta nossos filhos senador, não deve ser desejada sequer para o pior inimigo, pois além da crueldade da discriminação e do preconceito, é nosso dever evitar que ela venha se tornar um estigma, que não cabe na biografia de ninguém.
Nesta oportunidade quero reiterar meus protestos de consideração e apreço, ficando certo de que V.Excia contribuirá para que nossos filhos, autistas ou não, sofram mais do que o inevitável.

Atenciosas saudações

Nilton Salvador
Foto: Arteverbo