domingo, 20 de janeiro de 2013

AUTISMO - Programa Especial - APADEM

Esta reportagem apresentada pela Juliana Oliveira pela TV BRASIL, mostra a APADEM - Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda - RJ, fundada há 13 anos, pais de autistas e integrantes da equipe técnica presidida por Claudia Moraes, que explica seu funcionamento, bem como as parcerias estabelecidas com a Universidade Federal Fluminense para desenvolvimento de tecnologias e a Escola de Equoterapia, e entre outros.
A reportagem faz uma rica amostragem dos trabalhos articulados pela APADEM, exemplificados por sua presidente Claudia Moraes e equipe, em redes de serviços da rede pública e comunidade local, que fazem em prol da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Carla Gikovate, a Neurologista Infantil, esclarece características e dúvidas frequentes sobre o “tripé da dificuldade social, da dificuldade de comunicação e da dificuldade no sentido de ser flexível, quer dizer, uma pessoa mais repetitiva, que é à base do diagnóstico de autismo”.
Juliana Oliveira recebe Denise Fonseca, mãe de João Pedro que tem autismo, uma das fundadoras do Grupo Mundo Azul e: participantes que contam como encaram o autismo em nível familiar. Juliana está vestida de azul em homenagem a temática autista.
É mais um exemplo onde cada um faz a sua parte.
2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo



FONTE: Apadem/TV Brasil