sexta-feira, 15 de março de 2013

4ª Semana de Conscientização do Autismo de Volta Redonda



PROGRAMAÇÃO:
Tema do ano:

“Com a Lei, Volta Redonda vai além” 
de 1 à 7 de Abril 

01/abril - Volta Redonda Mais Azul
(seg) - Iluminação da Prefeitura Municipal de Volta Redonda e demais
monumentos com luz azul pela semana do autismo. Solenidade com o Prefeito Antônio Francisco Neto.
Hora: 19:00
Local: Prefeitura Municipal de Volta Redonda
Endereço: Praça Sávio Gama, nº 53, Aterrado, Volta Redonda
02/abril - O Dia Deles
(ter) - No Dia Mundial do Autismo, toda a atenção é voltada para eles com a
Atividade Manhã Animada.
Participe levando seu filho ou familiar autista.
Hora: 09:00
Local: Zoológico Municipal
Endereço: R. Noventa e Três D, Vila Santa Cecília, Volta Redonda
Entrada: franca
03/abril - Sessão de Cinema
(qua) - Exibição do filme Temple Grandin
Debate com a fonoaudióloga e empresária Érica Lacerda sobre o filme além de dúvidas gerais sobre o Autismo. Oferecimento Qualidade de  Vida e Teatro Gacemss.
Hora: 19:00
Local: Teatro Gacemss
Endereço: R. Gal Oswaldo Pinto Veiga, 22 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda - RJ
Entrada: Franca
04/abril - Palestra e Mesa Redonda Sobre Lei do Autismo
(qui) - Com a participação de:
Martin Fanucchi (publicitário, sócio fundador da Revista Autismo e pai de Julia, autista)
Barbara Parente (Bacharel em Direito, Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania, Colaboradora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ e mãe de Lucas, autista)
e Berenice Piana (Ativista da causa autista, membro fundador do Grupo Mundo Azul, autora do projeto da lei 12. 764 e mãe de Dayan, autista)
Hora: 19 horas
Local: Auditorio da UFF
Endereço: Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Aterrado - Volta Redonda
Entrada: franca
06/abril - Palestras
(sab) - Autismo: Diagnóstico, Neurobiologia e Tratamento com Carla Gikovate (Neuropediatra, Mestre em Psicologia e Especialista em Educação Especial Inclusiva)
- Práticas Pedagógicas Inclusivas - Alunos TGD
com Isabel Moura (Professora da UVA, UBM e UCAM, Mestre em psicologia social, especializada em Psicologia Escolar/Educacional)
Hora: 8:30 horas - café da manha
9:00 horas palestras
Local: Auditório da UFF
Endereço: Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Aterrado - Volta Redonda
Entrada: franca
07/abril - Caminhada -
O Brasil Precisa Conhecer o Autismo
(dom) - APADEM + Mundo Azul
Hora: 09:00
Local: Praça Brasil
Endereço: Praça Brasil, Vila Santa Cecília, Volta Redonda

Cientistas vão testar fármaco para "reverter" autismo


Um grupo de investigadores norte-americanos utilizou, com sucesso, um fármaco antigo para restaurar as comunicações celulares do cérebro num modelo animal, conseguindo reverter os sintomas do autismo. Face aos bons resultados, os especialistas da Universidade da Califórnia - San Diego, nos EUA, esperam dar início a um pequeno ensaio clínico com humanos já no próximo ano.
 A descoberta da utilidade da suramina, um "inibidor de sinais purinérgicos das células" utilizado desde 1926 no tratamento da doença do sono, em África, e no combate a outras patologias parasitárias, foi efetuada por uma equipa coordenada por Robert Naviaux que deu, este mês, a conhecer os resultados da investigação através de um estudo publicado na revista científica PLOS ONE.
 "A nossa teoria sugere que o autismo acontece porque as células ficam 'presas' num metabolismo defensivo que as torna incapazes de comunicar normalmente umas com as outras, o que pode interferir com o desenvolvimento e função do cérebro", explica o professor de medicina Naviaux em comunicado divulgado pela universidade norte-americana. 
 "Utilizámos um tipo de fármaco que já existe há quase um século para tratamento de outras doenças com o objetivo de bloquear o sinal de 'perigo' [que as células recebem e que desencadeia a postura defensiva] em ratinhos e conseguimos que as células retomassem o metabolismo normal e que a comunicação celular fosse restaurada", revela o investigador.
Ensaio clínico com humanos arranca em 2014
 Durante a investigação, o fármaco corrigiu 17 sintomas da doença, normalizando a estrutura sináptica do cérebro, o envio de sinais entre as células, o comportamento social, a coordenação motora e o metabolismo mitocondrial.
 Robert Naviaux admite que, "obviamente, mesmo sendo capazes de corrigir falhas em cérebros de modelos animais geneticamente modificados, continuamos a estar longe de uma cura eficaz para humanos". No entanto, os especialistas estão esperançados e planeiam dar continuidade à investigação, desta feita com pessoas, já em 2014.
 "Sentimo-nos suficientemente encorajados para testar esta abordagem num pequeno ensaio clínico com crianças autistas no próximo ano", desvenda o docente. "Acreditamos que esta terapia [denominada terapia antipurinérgica, APT na sigla em inglês] oferece um caminho novo e entusiasmante que poderá levar ao desenvolvimento de fármacos para tratar o autismo", garante.
 Segundo o coordenador da investigação, a eficácia demonstrada no estudo quanto à utilização deste tipo de terapia para "reprogramar a resposta das células ao perigo e reduzir a inflamação" constitui-se, portanto, "como uma oportunidade de desenvolver novos anti-inflamatórios para tratar esta e outras doenças".

FONTE
2)      Educautismo (educautismo@yahoogrupos.com.br)
3)      Estudo completo em inglês.
4)      (http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0057380