sábado, 10 de janeiro de 2015

Coração não é lugar para preconceito, e sim amor!

Mães e pais de autistas, muitos de nós reclamamos que sofremos preconceito por parte da sociedade, mas muitas vezes nós mesmos infligimos preconceito sobre outros pais. Vamos ter cuidado...preconceito é falta de conhecimento. Seu filho autista leve não é melhor nem pior que o filho do outro que é autista severo, são apenas diferentes. Podem precisar de abordagens distintas, mas nem por isso melhor ou pior que o outro.

Os métodos terapêuticos ou de ensino não devem ser rotulados, que este é bom só prá um e não será nunca para o outro.

A escola especial ou inclusiva é escola, e escola é lugar de aprender. Deve ser um espaço aberto para receber aquele que em determinado momento precisa dela. Não é um local para caberem rótulos, pelo contrário deve ser um lugar que promova a liberdade.

Lembremos de quando formos tecer comentários, do outro lado da tela pode ter uma outra mãe/pai que como você precisa de palavras construtivas, precisa de apoio e informação segura. Derramar sobre o outro nosso preconceito e nossos achismos, pode magoar mais que ajudar. Vamos cuidar e ser bálsamo na dor de nossos irmãos, e que possamos ajudar e promover sua libertação. Sejamos solidários, se nossa palavra não for para edificar, é melhor não dizer nada.

Como diz a grande Berenice Piana: em bando nos cuidamos e nos tornamos mais fortes!


Claudia Moraes, Coordenadora do MOAB/RJ