quinta-feira, 7 de abril de 2016

Conscientização sobre o autismo agora é lei em Curitiba

A comunidade envolvida na defesa dos direitos de pessoas com deficiência, familiares de autistas e entidades comemoraram a sanção da Lei 14.809, que institui a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, assinada pelo prefeito Gustavo Fruet.
A lei visa promover, por meio de eventos, palestras e seminários, a conscientização e reflexão sobre o preconceito enfrentado por portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
“Fico muito feliz com essa lei de autoria do vereador Pier. Agradeço e parabenizo a mobilização de todos os envolvidos que se unem em torno de causas e projetos como esse. É um tema sensível e que merece o reconhecimento e todo apoio da Prefeitura”, disse Fruet.

“A lei chega para ampliar e ajudar nossas políticas públicas. Curitiba sai na frente e a Semana servirá de alerta para uma conscientização plena das características do autismo”, disse a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD0), Mirela Prosdocimo.
Autor da lei, o vereador Pier Petruzziello destacou a importância da iniciativa. “Hoje é um dia de muita alegria para a comunidade autista. O autismo não tem cura, mas a pessoa pode ter uma vida quase normal. Muitos pais têm crianças com autismo em casa e nem sabem, então é importante promover essa conscientização”, disse o vereador.
Para a psicóloga e coordenadora de atendimento e serviços da SEDPCD, Denise Amaral de Oliveira Moraes, ter uma semana dedicada para promover a conscientização é primordial. “Muitas mães são vítimas de preconceito quando os filhos se manifestam com determinados comportamentos típicos do quadro no dia a dia, como quando a criança com TEA insiste na escolha de determinado lugar para sentar no ônibus, por exemplo. Há comportamentos que dependem de uma rotina muito específica e que precisam de espaço para conscientização”, destacou.
Nilton Salvador, 67 anos, é pai do autista Eros Daniel, de 40 anos, e um dos pioneiros pela causa. “Curitiba entra para a história do universo autista na data de hoje. Tudo que se divulga nesta cidade tem relevância e é destaque no mundo. Parabenizo o prefeito Gustavo Fruet por sancionar esta lei”, disse.
A presidente da União de Pais pelo Autismo (Uppa), Adriana Czelusniak, enfatizou a importância de a Semana ser incluída no calendário oficial. “Temos buscado divulgar o autismo em todos os âmbitos. A lei chega para consolidar mais um canal de divulgação em busca da identificação do diagnóstico precoce e as intervenções necessárias”, explicou.
No mês de março, foi lançado o  Plano Municipal de Políticas de Acessibilidade e de Inclusão para a Pessoa com Deficiência para nortear as políticas públicas e ações inclusivas na administração municipal. O plano integra as ações do programa Curitiba + Inclusiva até 2017. Um de seus sete eixos, o da Saúde, contempla ações para o TEA: elaborar um projeto de um Centro Especializado de Reabilitação (CER) com equipes multiprofissionais de referência para atendimento especializado das pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), além de proporcionar atendimento aos usuários com TEA no SUS Curitiba.
No mundo
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day).
O autismo é uma síndrome complexa e corriqueira, mais frequente em crianças do que outras doenças como aids, câncer e diabetes. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país.
No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.
No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce e, consequentemente, uma intervenção prematura, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.
Participaram do evento os secretários municipais do Trânsito, Luiza Simonelli; do Urbanismo, Reginaldo Cordeiro; o vereador Paulo Salamuni e o governador do Rotary Internacional do Distrito 4730, Herbert Moreira.

FONTE:
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/conscientizacao-sobre-o-autismo-agora-e-lei-em-curitiba/39378
07.04.2016