quinta-feira, 21 de abril de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO do AUTISMO

 O prefeito Gustavo Fruet, sancionou no dia 07 a Lei 14.809/16, que institui a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, para promover a conscientização e reflexão sobre o preconceito e a discriminação enfrentada pelos autistas e suas famílias.  
“Fico muito feliz com essa lei de autoria do vereador Pier. Agradeço e parabenizo a mobilização de todos os envolvidos que se unem em torno de causas e projetos como esse. É um tema sensível e que merece o reconhecimento e todo apoio da Prefeitura”, disse o prefeito na cerimônia de assinatura.
“A lei chega para ampliar e ajudar nossas políticas públicas. Curitiba sai na frente e a Semana servirá de alerta para uma conscientização plena das características do autismo”, disse a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD0), Mirela Prosdócimo.
 O vereador Pier Petruzziello, autor da lei, destacou o “... dia de muita alegria para a comunidade autista. O autismo não tem cura, mas a pessoa pode ter uma vida quase normal. Muitos pais têm crianças com autismo em casa e nem sabem, então é importante promover essa conscientização”.
Embora a conscientização sobre o autismo esteja longe de ser a ideal, com o projeto que garante a aplicação de instrumentos de rastreio do Transtorno do Espectro do Autismo, que resultam nos indicativos de importância vital para o diagnóstico precoce e a necessidade do tratamento multidisciplinar, daremos mais um grande passo para que tenhamos uma Curitiba verdadeiramente inclusiva.
Quando o dia 2 de abril chega, o “Autismo” ganha destaque da mídia do mundo inteiro, de uma forma que infelizmente não vemos em outros meses do ano. Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo a sociedade não dever tentar enquadra-lo no que considera como normal, mas sim aceitá-lo como é.
Curitiba entrou para a história do universo autista. Essa é a relevância da Lei 14.809/16. Nossos mais sinceros agradecimentos ao vereador Pier Petruzziello, autor da lei. Parabéns ao prefeito Gustavo Fruet por sanciona-la e também a todos aqueles que nos foram solidários.

Nilton Salvador
Pai de Autista