segunda-feira, 3 de julho de 2017

I SIMPÓSIO PARANAENSE DE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

O I Simpósio Paranaense de Neurociência e
Educação acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de julho, no auditório da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), na Rua Dr. Faivre, 141.

Inscrições e programação completa no site do evento: 


PROGRAMA

06 de julho de 2017 - Quinta-feira – 8h às 19h
SIMPÓSIO DE ABERTURA
Coordenadora: Marcia RMS Valiati
Palestrantes: Dr. Clay Brites – 8h20 às 8h40 e Dra Tatiana I J S Riechi - 8h40 às 9h Neurociências e Educação: demandas da pós-modernidade
MESA REDONDA 1  
DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E A NEUROCIÊNCIA
Coordenadora: Tatiana Riechi
  Aprendizagem – Dra. Cláudia Maria Sallai Tanhoffer - 9h às 9h20
  Neurociência na Escola  Dra. Sandra Regina Dias da Costa 9h20 às 9h40
  Biologia da Aprendizagem  Dr. Antônio Carlos de Farias - 9h40 às 10h INTERVALO: 10h às 10h30
MESA REDONDA 2  
COMORBIDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Coordenadora: Jaqueline Gnata de Freitas

  Sono e Aprendizagem formal – Dra. Sofia Pereira – 10h30 às 10h50
  Cefaleias e Aprendizagem na Infância e adolescência  Dr. Alcir Francisco da Silva – 10h50 às 11h10
  Epilepsia e Aprendizagem – Dr. Sérgio A. Antoniuk – 11h10 às 11h30
  Família e os Transtornos de Aprendizagem – Giovana Maria Silva Campos – 11h30 às 11h50.


X JORNADA PARANANENSE ABENEPI/PR VI JORNADA DO CENEP/HC TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL
 6       de julho de 2017 - Quinta-feira  8h às 19h 
Credenciamento - 12h00 às 13h30
Ø            Abertura - 13h30 às 14h
Dr. Sérgio Antiniuk, Dra Tatiana Riechi, Dr Clay Brites
Ø            Palestra 1 – NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Coordenadora: Cristina Andrade da Silva
  Desenvolvimento Neuropsicomotor  Dra. Marcia RMS Valiati  14h às 14h20
  Diagnóstico Precoce – Dra. Joseli Maito de Lima – 14h20 às 14h40
  Nascimento Psicológico da Criança – Dra. Tatiana IJ Riechi - 14h40 às 15h
Ø            Mesa Redonda 1  
         TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Coordenador: André Luis Santos do Carmo
  TDAH ao longo da vida – Dr. Sérgio A. Antoniuk- 15h às 15h20
Ø            • Coaching e TDAH – Ms. Maria Cristina Bromberg – 15h20 às 15h40
  Tratamento Alternativo TDAH – Dr. Luis Paulo F.S. Dutra – 15h40 às      16h
INTERVALO - 16h às 16h20
Mesa Redonda 2 
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Coordenadora: Ana Carla Giardini
  Aspectos Neurológicos  Dra. Ana Chrystina de Souza Crippa  16h20 às 16h40
  Aspectos Fonoaudiológicos  Dra. Nadja Cristina Furtado Back  16h40 às 17h
  Oftalmologista – Dra. Claúdia Cabral Dettmer 17h às 17h20
  Psicopedagogia – Juliana Lautenschlaeger Damari – 17h20 às 17h40
  Assistente Social – Sandra Vieira Silva - 17h40 às 18h
Ø            Seminário 1
         TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E O IMPACTO NA SOCIEDADE
Coordenadora: Juliana Lautenschlaeger Damari
  Impacto na escola – Ms. Jaqueline Gnata de Freitas - 18h às 18h20
  Comunicação Social – Giselle Kubrusly Sypczuk 18h20 às 18h40
  Impacto do Transtorno Matemático  Raquel P.de Oliveira- 18h40 às 19h


 7       de julho de 2017 - Sexta-feira  8h às 19h

Ø            CENEP em Evidências - Dr. Sérgio A. Antoniuk - 8h às 8h20
Ø            50 anos Neuropediatria - Dra: Maria Valeriana  8h20 às 8h40
Ø          Mesa Redonda 3 
        TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA
Coordenador: Dr. Jair Ramos Braga Filho

  Transtornos do Espectro do Autismo: perspectiva categorial da nova perspectiva dimensional
– Dr. Daniel Valdez - 8h45 às 9h15
  Instrumentos de Triagem e as chaves para avaliação e tratamento –  Dr. Daniel Valdez  9h15 às 9h45
  Transtornos Psiquiátricos na Infância: Sinais precoce de Alerta  Dr. Gustavo Manoel Schier Doria  9h45 às 10h

INTERVALO – 10h às 10h20
Ø            Palestra 3 
         RELAÇÕES INTERPESSOAIS, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL  10h20 às 12h
Coordenador: Daniele Fajardo
Palestrante: Dr. Daniel Valdez

  Cognição social no autismo. • Estratégias de avaliação intervenção. • Intervenção clínica educacional a partir das dimensões alteradas alterados no espectro.  Relações interpessoais e de leitura mental.• Você pode ensinar a interpretar emoções?  Apropriação de programa de leitura habilidades sociais.
Ø            Palestra 4 
              PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PESQUISA ATUAL SOBRE A FUNÇÃO DA MEMÓRIA EM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO 
        13H30 às 15h10
Coordenador: Mara Cordeiro
Palestrante: Dra. Karina Solcoff
  Características psicológicas TEA: habilidades cognitivas e de memória. 
• Desenvolvimento da memória poderes executivos. 
• Sistemas de memória: perspectivas funcionais.
• Memória desenvolvimento evolutivo: dificuldades de memória em ASD. 
 A memória declarativa: semântica e episódica memória: pesquisa atual em ASD. 
 Avaliação da memória autobiográfica: recordação livre, recordação e reconhecimento; memória autobiográfica do espectro do autismo.
  Os dados experimentais; memória de origem; memória prospectiva. 
 Estratégias de intervenção psicoeducacional. 
• Funções executivas em perturbações do espectro do autismo. 
• Prevendo, flexibilidade atividade sentido. 
• Chaves para intervenção psicoeducacional na memória autobiográfica.

INTERVALO -  15h10 às 15h30
Ø            Palestra 5  TEORIA DA MENTE - 15h30 às 16h30
Coordenador: Karine Anglieri
Palestrante: Dr. Daniel Valdez
  Teoria da mente, teórica perspectivas ontogenéticos. 
• Teoria da mente, emoções interrelação. 
 A teoria da mente no inventário do espectro do autismo (IDEA) de Rivière. 
• Estratégias de intervenção psicoeducacional.


 Ø            Seminário 2  TRATAMENTOS FARMACOLOGICOS CANNABIS  16h30 às 18h Coordenador: Dra.TAISA RASERA SIMÕES DE ASSIS
Palestrantes:
  Dra Ana Chrystina de Souza Crippa - 16h30 às 17h
  Dr. Sérgio A. Antoniuk -17h às 17h30
Ø            Palestra 6 
ABENEPI- NACIONAL
Coordenador: Dr. Mauricio N. Ehlke
   Comorbidades Neurológicas do TDAH –Dr. Gustavo Valle  17h30 às 18h20
   Comorbidades Psiquiátricas do TDAH –Dr. Ricardo Kause -18h20 às 19h
20h00 - Jantar em comemoração aos 50 anos da ABENEPI ( por adesão)
8       de julho de 2017 - Sábado
Ø            Palestra 7  EDUCAÇÃO INCLUSIVA  SISTEMAS DE APOIO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA ESCOLA - 8h30 às 10h30
Coordenador: Dr. Sergio Antoniuk
Palestrante: Dr. Daniel Valdez

  Inteligência emocional, relações interpessoais e teoria da mente na escola. 
 Funções executivas, antecipação e flexibilidade 
 A inclusão de índice. 
Criar culturas de aprendizagem e participação apoio para reduzi-los.
• Práticas de apoiar os professores em contextos escolares. 
• Elaborar um plano de ação: centrada na pessoa, o planejamento. 
 Utilização de materiais visuais na escola.
  Que tipos de apoio são necessários para os alunos? pistas antecipatória, agendas visuais e de inclusão 
 Escritório de dispositivos de apoio aos estudantes para a aprendizagem.

INTERVALO – 10h30 às 11h

Ø            MESA REDONDA 5 : EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CURITIBA- 11h00 às 12h30
Coordenador: Daniel Valdez

  A visão das escolas particulares  SINEPE/PR-  Dr. Juliano Siqueira de Oliveira 11h às 11h20
  A visão da escolas Municipais  SME/PMC - Susan Ferst - 11h20 às 11h40
  A visão da Universidade  Dra Laura Ceretta.  11h40 às 12h
  A visão dos pais   Nilton Salvador  12h às 12h20

Ø            Palestra 8  
          RELAÇÕES SOCIAIS, AFETIVIDADE E COMUNICAÇÃO
Coordenador: Dr. Isac Bruck
Palestrante: Dr. Daniel Valdez - 14h00 às 15h30

  Estratégias de intervenção psicoeducacional na compreensão emocional, habilidades pragmática .
  Teoria da Mente nos comportamentos desafiadores escolar. (acessos de raiva, automutilação heteroagressão)
  O conceito de comportamento desafiador. Análise funcional do comportamento.

INTERVALO – 15h30 às 15h50

Ø            Palestra 9 
           COMUNICAÇÃO e TEA - 15h50 às 17h20
Coordenador: Gisele K. Sypczuk
Palestrante: Dr. Daniel Valdez

  Programa de intervenção Comunicação em problemas comportamentais.
  A hipótese de comunicação e intervenção no contexto.
  Chaves para a intervenção de professores e equipes escolares.
  Dispositivos de assistência e SAAC (sistemas de comunicação aumentativa) para inclusão educacional

Ø            Palestra 10  Eu sou Autista - 17h20 às 18h30
Coordenador: Sergio A. Antoniuk

Palestrante: NICOLAS BRITO  Autista e Fotografo 18h30 - Encerramento

sexta-feira, 23 de junho de 2017


domingo, 18 de junho de 2017

18 de junho - Dia do Orgulho Autista

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segunda-feira, 12 de junho de 2017

1º Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência

Inscrições abertas

http://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/10613

Programação ---  

1º Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência
Local: Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná
Rua Emiliano Perneta, 174, 1º andar, Centro, Curitiba-PR
 Data: 27/06/2017
8h – Credenciamento/Café – Recepção
8h30 – Abertura
 A LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE CALÇADAS
9h30 – “Acessibilidade, Direito de Todos”
  • Desembargador do Trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, graduado em Direito com especialização em Direito do Trabalho, doutor e professor. Atua principalmente nos temas: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, combate à discriminação, direito das crianças e adolescentes, direito constitucional do trabalho, aprendizagem e trabalho infantil.
10h45 – “Novas Calçadas de Curitiba”
  • Eduardo Pimentel – vice-prefeito de Curitiba, formado em Administração com pós-graduação em Agronegócios. Foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor do Ceasa – Centrais de Abastecimento do Paraná S/A, sub-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná e assessor especial do gabinete do governador.
  • Representante do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
  • Representante da SMU – Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos
11h30 – DEBATE
  • Coordenador: engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, diretor de Políticas Institucionais da Secretaria de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR.
12h30 – Intervalo para almoço
 PESSOA IDOSA, SE DEUS PERMITIR CHEGAREMOS LÁ
14h – “Pessoa Idosa, Longevidade e Acessibilidade”
  • Deputada federal Leandre Dal Ponte, engenheira civil pela Universidade Positivo e membro titular da Comissão da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.
14h45 – “O Direito da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência à Acessibilidade”
  • José Américo Penteado – promotor de Justiça dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Paraná, médico pela Universidade Federal do Paraná, graduação em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa.
15h30 – “A Pastoral da Pessoa Idosa e sua Luta Pelos Direitos dos Cidadãos”
  • Irmã Terezinha Tortelli – coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, enfermeira formada na PUCPR, pós-graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social. Desde 2010 exerce a coordenação nacional da Pastoral, sucedendo a médica Zilda Arns Neumann.
16h15 – “Decisões da Justiça Federal relativas às Pessoas Idosas e com Deficiência”
  • Roberto Wanderley Nogueira, juiz federal, mestre em Direito, doutor em Direito Público e professor da Universidade Federal de Pernambuco.
17h – DEBATE
  • Coordenador: engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, presidente da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR
18h – Café de encerramento
 Data: 28/06/2017
 COMPREENDENDO A NECESSIDADE DA ACESSIBILIDADE PARA AS DIVERSAS DEFICIÊNCIAS
8h – Deficiência Auditiva
  • Elizanete Favaro, especialista em educação bilíngue para surdos e diretora da Associação de Surdos de Curitiba-PR
8h – Deficiência Visual
  • Professor Paulo Ross, doutor em Educação pela USP e mestre em Educação Permanente e Recursos Humanos pela UFPR
9h30 – Deficiência Física
  • Joel Krüger, engenheiro civil, mestre em Educação, especialista em Didática no Ensino Superior, mestre em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, presidente do Crea-PR desde janeiro de 2012, período em que vem dando apoio significativo ao tema acessibilidade.
10h15 – Deficiência Intelectual e Autismo
  • Nilton Salvador – jornalista, coordenador no Paraná do Movimento Orgulho Autista do Brasil, escritor com seis livros publicados sobre autismo e administrador de empresas com especialização em Mediação de Conflitos.
11h – DEBATE
  • Coordenadora: professora Leomar Marchesini, fundadora e coordenadora do SIANEE – Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais do Centro Universitário UNINTER, pós-graduada em Psicodrama pela Associação Paranaense de Psicodrama, pós-graduada em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação e professora de Orientação e Mobilidade para Pessoas Cegas.
12h – Intervalo para almoço
14h – Vivências: SENTIR E REFLETIR
  • Coordenadora: Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba – CMDPcD, Pós-graduação Lato Sensu Educação Especial pela Faculdades de Pinhais, especialização em Avaliação Diagnóstica – enfoque psicoeducacional, especialização curso de Terapia Familiar Sistêmica – INTERCEF, graduação em psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, experiência profissional na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
16h30 – Café no Escuro
18h – Encerramento

sábado, 27 de maio de 2017

"Meu amigo faz iiiii"


Rosimere Benites- Presidente da AAMPARA -
Andrea Werner e Nilton Salvador

Andrea Werner e Nilton Salvador

Andrea em sua exposição  acompanhada de meninos  na condição.
Sensacional !
Transformando o diagnóstico de autismo do filho em ensinamentos e troca de experiências para pais que enfrentam o mesmo problema, Andrea Werner lançou seu segundo livro no neste sábado no auditório SESC da Esquina, em Curitiba. O livro tem o objetivo de ensinar as crianças a lidarem melhor com as diferenças.
Um ano depois de lançar o "Lagarta Vira Pupa – A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista", Andrea mergulha no universo infantil com o livro “Meu amigo faz iiiii”, que já teve eventos de lançamento em Belo Horizonte, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo. 
 “Acredito que o respeito à diversidade se constrói na infância, e quis contribuir de alguma forma para isto”, contou Andrea. O livro é narrado em primeira pessoa por Bia, uma menina que percebe comportamentos peculiares em seu coleguinha de classe. Em nenhum momento a palavra autismo é citada.
Andrea ensina que, para crianças menores, é desnecessário entrarmos neste nível de informação. “Elas prestam muito mais atenção aos comportamentos considerados diferentes, e é neles que devemos focar”.
O lançamento do “Meu amigo faz iiiii”, teve entrada custeada por alimentos não perecíveis, lápis de cor, giz de cera e massinha, destinados a AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista e Associação União de Pais pelo Autismo, ambas de Curitiba.

Como representante do  MOAB – Movimento Orgulho Autista do Brasil no Estado do Paraná, ofereci a Andrea o meu livro Autistas ... Os Pequenos Nadas.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

BELO, ESTRANHO E COMOVENTE.



      Durante os dias de celebração da Conscientização do Autismo de 2017, conversamos, lemos, vimos e ouvimos, participamos de caminhadas, exposições fotográficas, eventos políticos, de educação inclusiva em escolas, com muito bom proveito. O que mais marcou de tudo isso foi à ansiedade para tirar dúvidas ligadas ao espectro entre os familiares.
      O que sobrou desta celebração instituída pela ONU para dar visibilidade e quebrar os preconceitos que cercam as pessoas com autismo, foi repetir o prazer do significado da própria vida que reinicia todos os dias.
      É de se perguntar para quem participou das celebrações em todos os quadrantes do país, se durante a caminhada azul, deu uma paradinha, para pensar que do chão ao distante horizonte de dores e sofrimentos, mesmo que de relance foi purificado pela alegria incontida do aprendizado por viver o dia-a-dia dos autistas.
      O ser humano, como ser pensante, pouco celebra a vida, não avalia o maior presente que recebeu enquanto pratica o aprendizado diário. 
      Os autistas muito além de seres humanos são imagens que também devem estar andando por aí, como único milagre possível de exigir, mas que o egoísmo nos impede de enxergar a realidade dos valores mais altos que à nossa frente se apresentam. 
      O “autismo é um alvo em movimento, é um conceito que muda com o tempo.” Não me lembro de onde li. Foi bom porque não esqueci.
      Belo, estranho e comovente, o autismo é como uma nuance entre as características musicais e a percepção visual das cores que diagnosticam o espectro, porém se acontecer que algumas crianças fiquem desarmônicas, não há decreto que as excluam do meio-ambiente. 
      Se você perceber que o autismo está difícil de ver, experimente olhar para os filhos dos outros, circule por alguns meios antes impensados como a escola, a praça de alimentação, o parquinho e pratique um ato de extrema coragem correndo o risco de ir com o filho ao cinema, por exemplo, onde poderá viver situações que se forem de realidade fantástica ou efeitos especiais não são dificuldades, mas sim falta de maturidade. 
      Quando os pais permitirem que seus filhos autistas experimentem o mundo ao seu redor, provavelmente eles ultrapassarão de forma natural e espontânea os possíveis “obstáculos” que possam surgir no caminho, como oportunidade para interpretar um novo repertório.
      Permita que o seu ou a sua autista interaja com outras pessoas, explore ou reconheça ambientes, caminhe descalço para sentir a terra, se aventure, divirta, frustre e vivencie ser rejeitado, faça escolhas até se arrependendo delas por eventuais erros, mas quando elogiado nos acertos saberá que abriu um leque de boas e futuras reações antes desconhecidas.
      E assim eles vão adquirindo habilidades que dependem, portanto, da interação social, da relação familiar no ambiente cultural no qual estamos inseridos e dos estímulos que lhes são dados no decorrer da vida. 
      Ser um pai de autista extremamente protetor, por exemplo, pode limitar o desenvolvimento emocional da espontaneidade e das habilidades do filho, enquanto cabe a ele criar o ambiente ideal para viver.
      Os autistas nos fazem senti-los como se fossemos nós mesmos. Percebê-los como reais, espirituais e verdadeiros principalmente quando eles não deixam passar despercebida a conscientização à sua volta.

Nilton Salvador
Pai de Autista