terça-feira, 16 de março de 2010

A CURA DO AUTISMO – Parte?!?!? ... Listas

A pergunta que não deve calar.
Não existe medicação para a cura do autismo, apenas para administração de alguns sintomas dele, já catalogados pelas Neurociências.
Os autistas trabalhados em conjunto com uma boa equipe multidisciplinar e o apoio integrado com os Pais, eliminam as preocupações em relação ao meio, ficando para combate o preconceito e a discriminação.
Pais de autistas necessitam de muito conhecimento espiritual, estudar afins, reforço da fé racionada, esperança acalentada no trabalho e dando amor é que conseguirão suplantar a oportunidade de progresso do filho ou da filha.
Aprendemos observando e sentindo que para educar um autista, é educar-se em relação a eles, e não é necessário ser professor.
Temos exigências, logo descobrimos que somos educadores e isto nos deixa em estado de graça.
O autista é aluno e simultaneamente nosso professor. Sua máxima é que ele ensina rapidamente, coisas para viver e coisas para nos dar prazer.
Pela decorrência de um longo processo de amoroso trabalho, "Ô meu Deus" como é bom ler Priscilla Siomara, Mônica Accioly, Vó Mara, Fausta, Claudia Marcelino, Cris, Lena, Wannya, Cláudia Moraes, Liê, Sergia Cal, Yvonne Falkas, Valéria e tantas outras aqui e ali, com suas variações sobre o mesmo tema.
Todas "Mães Excepcionais", integrantes de uma odisséia de rara beleza, cumpridoras dos seus papéis, sem serem coadjuvantes, mas com atuações honestas e divinas.
Vocês todas, Amadas do Caminho, são extensionistas que continuam se doando e contribuindo sabe Deus a que preço para levar nossos filhos autistas a participar da vida cotidiana e ao bem estar da família, mesmo que vez por outra pelo imediatismo social ou o inconformismo, sejam injustiçadas e incluídas entre os menos interessados pela causa.
Nesta interação não há discriminação, há somente a dignidade em honrar o ser humano como único compromisso.
Uma vez me disseram que eu gostava de sofrer só por que me envolvi demais com a síndrome. Entendi que sofria sim, mas não por mim, pois que emprestava o sofrimento dos outros e os metabolizava. Tinha muito para dizer, mas não sabia como falar.
Falar é com a voz de perto, mas escrever é dizer alguma coisa mudamente, de longe. O falar ouve-se com os ouvidos, mas o dizer escuta-se com o pensamento igual vocês costumam fazer.
Alguém registrou que o confronto com o Autismo, nos leva a ficar entre a benção e a maldição.
Benção porque as mínimas coisas simples que dele resultam, podem ser grandiosidades que nos levam a euforia.
Maldição porque nós, pais de autistas somos ambiciosos.
A dor para nós é mais intensa, por que sofremos de complexo de superioridade, pois não admitimos o contrário no enfrentamento da síndrome.
Remédio para o autismo existe, sim.
São vocês, "Mães Excepcionais" realizadas no prazer de preservar seus filhos, provocando expurgos para garantir sua autoridade invariavelmente enfraquecida pela falta de legitimidade de quem as critica.
E cura também.
Na Luz e na Paz

Texto do autor já publicado
Foto=Google

5 comentários:

Unknown disse...

Obrigada , amigo por citar meu nome, uma aprendiz diária na educação e amor ao meu filho autista. Parabéns a ti e a Roseli,exemplos que sempre buscamos seguir.
abraço fraterno
Liê e Gabi autista

Claudia Moraes disse...

Nilton,
É uma honra e um prazer ser citada por vc como exemplo de mãe, coisa que não sou, apenas sua bondade me faz assim. Tenho muito caminho prá percorrer ainda e muita coisa prá aprender, mas prá começo de história, já dei os primeiros passos.
Um vez me disseram que minha função numa colônia do plano era ser mãe...E, eu fico muito feliz ao pensar nisso, que Jesus lá tb me permitiu essa função tão sublime.
Seu texto é maravilhoso!
Abçs amigo,
Claudia Moraes

Unknown disse...

Nilton,
concordo com vc sobre as mães de crianças autistas serem excepcionais. Sou irmã e amiga de duas dessas mães (Claudia e Liê) e conheci algumas outras e sei do valor que elas têm para nós que admiramos o que fazem e para Deus que as encarregou de cuidar de filhos muitos especiais dEle.
Abraços,
Silvia Moraes

ESPECIALMENTE para mim... disse...

Também sou mãe de autista e conheço inúmeras outras que se enquadram como excepcionais. parabéns pelo texto, isso só nos fortalece e nos une mediante uma sociedade que ainda nasce para a inclusão.

Veronica disse...

lindo texto nilton..
sao palavras de força e muito carinho para com criaturas tao privilegiadas, eu diria..
continuemos vibrando, buscando as mais puras sintonias, para que o que nos propomos fazer em algum momento nos planos do invisivel, possamos realizar com exito, para a nossa felicidade e de todos aqueles que amamos.

Veronica Guerra - Fisioterapeuta - GAAPE (Petropolis)