segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Autismo se instala nos 3 primeiros anos de vida; conheça possíveis sinais transtorno


No segundo episódio da série “Autismo, universo particular”, Dráuzio Varella investiga os sinais do autismo e por que é tão difícil chegar a um diagnóstico.
     O ator Marcelo Serrado leva o drama do autismo para os palcos e revive um personagem marcante do cinema: Rain Man, sucesso nos anos 80. “Fazer um autista é um presente para qualquer ator. Porque esses caras são especiais”, diz o ator.
Marcelo Serrado caracterizado como o Raymond de
'Rain Man' (Foto: Isac Luz/EGO)
     Como e quando o autismo se manifesta? Quais os primeiros sintomas? E por que é tão importante começar o tratamento o mais cedo possível?
     O autismo se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. Embora o transtorno seja incurável, quando demora para ser reconhecido, esses neurônios não são estimulados na hora certa e a criança perde a chance de aprender.
     Estudo mostrou que, enquanto nos Estados Unidos o diagnóstico é feito antes dos 3 anos de idade, no Brasil o transtorno só é identificado quando a criança já tem de 5 a 7 anos. Esse atraso agrava as deficiências do autismo e traz mais sofrimento para as famílias.
     “Questionário identifica possíveis sinais de autismo”
    O caso de Kevin
    Há seis anos, Vera e Reginaldo procuram um diagnóstico que os ajude a compreender os males que afligem o filho Kevin. Você conheceu o Kevin no domingo passado. Vimos que ele se levanta diversas vezes, de madrugada, pra tomar banho. Desde pequeno, o menino começou a apresentar comportamentos peculiares.
     Quando percebe que está chegando o momento de comer, Kevin fica agressivo. O som do liquidificador é especialmente irritante no autismo. Kevin se alimenta de papinha, ele recusa alimentos sólidos.
     “A gente já foi em neuro, psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico, tudo quanto é médico a gente já foi.             Uns falam que é retardo mental grave, outros falam que não. Tem médico que fala que ele não tem nada, que pode ser uma birra, uma manha”, diz a mãe.
     O neuropediatra Salomão Schwartzman analisou vídeos de quando Kevin era bebê. Aos quatro meses, ele se comportava como qualquer criança. Mas com um ano idade, ele já apresentava pequenos sinais de autismo.
     “Fica olhando sempre na mesma direção. Ele não explora mais o ambiente. E uma face sem muita expressão”, analisa o médico.
     Foi somente no mês passado que a peregrinação terminou. Kevin recebeu o diagnóstico de autismo - um diagnóstico tardio. A demora em identificar o transtorno dificulta o tratamento. Depois de seis anos, a família de Kevin pôde, finalmente, procurar ajuda especializada.
    Kevin perdeu a oportunidade de receber tratamento nas fases iniciais de seu desenvolvimento. Agora, será preciso muito trabalho para correr atrás dos prejuízos.
     “A gente sempre fala que a gente não vai ficar assim pro resto da vida, como que será que vai ser ele sozinho? Quem vai querer cuidar dele? Como será que vai ser a vida do Kevin? A gente se preocupa já com isso. 'E complicado, né?”, diz a mãe de Kevin.
     Sinais de autismo
     Quais são os sinais típicos do autismo? Algumas características podem ajudar você a desconfiar quando a criança tem autismo. Desconfiar porque quem vai fazer o diagnóstico é o especialista.
     Um dos sintomas mais comuns é quando a criança não responde ao ser chamada pelo nome.  A criança parece surda. Você chama pelo nome, ela não responde.
     Na presença de outras crianças, ela se isola. Não participa de brincadeiras coletivas. Ela evita o contato físico. Você vai fazer um carinho e ela se afasta. Parece que tomou um choque. É hiperativo. Anda pra lá e pra cá, mexe em tudo, não para um minuto.
     Mais uma característica marcante: não apontar com o dedo para o objeto que quer alcançar.
     Ela pega no seu braço e leva até ele, como se usasse a sua mão como uma ferramenta.
     A relação com os objetos - brinquedos, por exemplo - é diferente do esperado. Ela usa os objetos de uma forma muito particular. Ela pega um carrinho, vira ao contrário e é capaz de passar horas girando a rodinha.
     Também não sabemos por que, mas pessoas com autismo parecem ter uma sensibilidade alterada.                Podem cair no choro por causa de um simples toque. Mas, às vezes, se machucam feio e não demonstram sentir dor. Mesmo em dias muito frios, não se preocupam em se agasalhar.
     A criança com autismo foge do contato visual. “Mesmo às vezes na primeira mamada. E é o momento em que seguramente o bebê olha nos olhos da mãe já com horas de vida. Algumas vezes você consegue detectar a falta desse contato”, explica Salomão.
     Hoje, testes clínicos permitem entender melhor essa dificuldade.
     O caso Gabriel
     “O diagnóstico do Gabriel tem uns quatro anos mais ou menos. Porque até então eu não sabia. Sabia que o Gabriel era um menino especial”, conta a mãe do que menino que tem hoje 16 anos. 
     Nós fomos com ele fazer um teste. O programa de computador registra para que ponto a pessoa está olhando quando vê uma figura na tela.
     “Quando você mostra numa tela um bebê e um relógio, normalmente eles olham muito mais pro relógio. Eles não têm tanto interesse pra olhar pro bebê. Quando você mostra um rosto, um de nós deve olhar pros olhos - como eu estou olhando pro teu agora. Eles em geral olham pra outra parte do corpo”, explica Salomão.
     Ao ver uma foto, Gabriel mostrou que é capaz de olhar nos olhos de uma pessoa. Mas revelou outro sintoma comum no autismo. Às vezes, ele não consegue interpretar corretamente o contexto de uma cena.
     No autismo, pode existir uma dificuldade em interpretar figuras. “O que a gente imagina? Que provavelmente ele observa o mundo de forma fragmentada. Se você somar essa dificuldade de visualizar o contexto, mais as dificuldades que eles têm de linguagem, você começa a perceber que o mundo deles é muito diferente do nosso”, observa Salomão.
     De volta ao consultório, mais um teste com Gabriel.  Desta vez, para detectar se Gabriel é capaz de reconhecer expressões faciais. Gabriel diz que está vendo uma pessoa de boca aberta.
Para a maioria das pessoas, o reconhecimento é intuitivo. Mas Gabriel demora, procurando pistas que o ajudem a entender o que está vendo.
     O caso Ana Beatriz
     Dráuzio Varella foi até Santo André, na grande São Paulo, para conhecer a Ana Beatriz, de 4 anos. “Eu fiz sete fertilizações pra ter ela. Graças a Deus ela veio. Eu tive ela com 46 anos”, conta a mãe, Marinês Câmera.
     A mãe conta que Ana Beatriz nasceu prematura e se desenvolveu normalmente até os 2 anos. Mas quando entrou na escola, a mãe percebeu que tinha algo estranho, com 2 anos ela não falava.
     Alguns bebês com autismo nem chegam a falar, é bastante comum. Outros começam a pronunciar as primeiras palavras, mas de uma hora para a outra regridem. Um choque para a família.
     Apesar de não falar, Ana Beatriz é uma criança cheia de habilidades - esperta mesmo.
     Quando Dráuzio Varella esteve em sua casa, ela mostrou que é capaz de entender números e organizar os brinquedos.
     “Se você colocar fora da ordem, por exemplo, ela vai lá, empurra tudo, e ela coloca na ordem”, explica a mãe.
     Marinês sabe que a filha tem autismo, mas está cheia de dúvidas quanto ao grau do transtorno.
     “Ela entrou no consultório e me ignorou totalmente. Isso já é uma coisa que chama um pouquinho a atenção, porque não é esperado numa criança com desenvolvimento social típico”, aponta Salomão.
     Ao ganhar uma caixa de brinquedos, Ana Beatriz reage de forma inesperada. Em vez de brincar com os trenzinhos, ela começa a organizá-los em fileira, cada um por tamanho e cor, todos voltados para a mesma direção.
     “Não é um brincar lúdico. Isso é uma organização, é uma coisa sistemática. Eles são extremamente sistemáticos. O mundo da criança com autismo é um mundo que ela tenta classificar, organizar, sistematizar”, diz Salomão.
     A avaliação, feita a nosso pedido, foi até certo ponto tranquilizadora. “Ela não é um caso de autismo severo.      Porque ela não demonstra até agora uma deficiência intelectual. Ela demonstra claramente que ela sabe o que quer fazer, identifica corretamente, organiza de forma absolutamente racional”, explica Salomão.
     No próximo domingo
     Quais são as possibilidades de tratamento para quem tem autismo?
     É possível controlar os sintomas mais graves?
     Domingo que vem, continuaremos nesse universo particular.

FONTE: G1...

Arapiraca é referência nacional em tratamento de autistas

Um tema que vem sendo bastante evidenciado pelos meios de comunicação, redes e mídias sociais é o do Transtorno do Espectro do Autismo, suas formas e locais de tratamento.
Segundo informações do Conselho Nacional de Medicina, o autismo é um distúrbio no desenvolvimento causado por condições genéticas e ambientais, que hoje pode ser encontrado em 1 a cada 100 pessoas presentes em diversos locais.
Pensando no tratamento de crianças portadoras desse distúrbio, a Prefeitura de Arapiraca criou em 2011 o primeiro espaço nacional de acolhimento a crianças com autismo- o Trate- que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se referência em todo o Brasil pelos serviços prestados à comunidade.
De acordo com a diretora do Trate, psicóloga Ana Paula Rios, hoje o espaço conta com os serviços de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, além da assistência da psiquiatria infantil.
O Espaço conta em quadro de usuários com aproximadamente 70 crianças, atendidas em dias alternados, e com 80 famílias para o grupo de pais, na preparação para o tratamento.
Principais sintomas
O autista tem dificuldades em trabalhar a comunicação, tanto a falada, quanto a visual; interação social inexistente – podendo haver em alguns casos raros -, e o comportamento.
A criança portadora do transtorno do espectro de autismo pode apresentar na maioria dos casos, atrasos na linguagem, dificuldades em brincar com outras crianças e no uso de sua imaginação, comportamento estereotipado (movimentos circulares com as mãos e de pêndulo com o corpo), inflexibilidade comportamental, e resistência as mudanças de rotina.
Segundo a diretora Ana Paula Rios, muitos desses comportamentos podem ser observados em bebês, aspectos como o pouco contato visual (hipo ou hipersensibilidade), excesso de choro ou até mesmo introspectiva, não responder aos estímulos externo e dificuldades na amamentação.
Formas de tratamento
Inicialmente a família deve buscar o reconhecimento das crianças como autistas, aderindo a elas uma nova ideologia de vida para os seus potenciais.
O Trate tem como ação básica a sensibilização dos pais no trabalho psicoeducativo, incluindo a família em grupos dinâmicos semanais, aderindo-os como colaboradores.
As orientadoras do Centro de Arapiraca realizam diariamente em seus usuários a integração sensorial, com treinos de Atividades de Vidas Diárias (AVD), tratamento de fonoterapia, terapias ocupacionais, fisioterapia funcional, e psicoterapia com métodos comportamentais.

 Fonte: Foto e divulgação:Assessoria da PM de Arapiraca