sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Menina autista com 5 anos pinta quadros deslumbrantes

Iris Grace tem 5 anos, é autista e é, cada vez mais, uma pintora famosa. Apesar da tenra idade e da disfunção, as obras desta criança estão a ser valorizados pelos especialistas. Devido ao autismo, “tem uma perceção das cores” invulgar, justifica a mãe.
Os amantes da pintura no Reino Unido estão a ficar de boca aberta perante as obras criadas por Iris Grace. Mais do que a jovem idade da pintora, que tem apenas 5 anos, o que surpreende a crítica é o talento de uma criança autista.
O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cujos reflexos mais visíveis ocorrem ao nível da capacidade de comportamento e de socialização. Daí surgiu o mito, que a ciência tem vindo a desmistificar, de que um autista vive num mundo próprio.
No caso de Iris Grace, esses mundos são postos em tela. A criança desenvolveu uma invulgar aptidão para a pintura, aproveitando a atenção especial e o pormenor com os detalhes inerentes à sua condição.
Com apenas 5 anos de idade, já contribui para as despesas da casa, com os trabalhos a serem procurados, em especial, por amantes do impressionismo.
“Encorajámos a pintura como prática durante a terapia da fala, de forma a estimular a atenção e a capacidade para alternar do diálogo”, recorda a mãe, Arabella Carter-Johnson, salientando que Iris, aos 2 anos, poucas palavras conseguia proferir.
“Depois percebemos que ela realmente tem talento e manifesta uma incrível concentração, por períodos de duas horas, enquanto está a pintar. O autismo fez com desenvolvesse um estilo de pintura que nunca vi numa criança com a idade dela. Compreende as cores e como estas interagem”, acrescentou a progenitora.
Por:
JOÃO MIGUEL RIBEIRO

http://www.ptjornal.com/2014092625850/geral/saude/menina-autista-com-5-anos-pinta-quadros-deslumbrantes.html