terça-feira, 4 de maio de 2010

Doença CELIACA e Autismo


A APADEM- VR (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Mental) com foco de trabalho no Autismo, promove a Palestra: " Doença Celíaca e Autismo: Uma Ligação Pouco Conhecida"

Com Raquel Benati, Presidente da ACELBRA/RJ (Associação dos Celíacos do Brasil) e a Nutricionista Tatiana Abrantes (Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos).

Dia: 15/05/10
Horário: 14:00
Local: APADEM- Rua Beira-rio, 413- Voldac- Volta Redonda

Todos estão convidados!
Claudia Moraes
(Pres. da APADEM)
Maiores informações:
Tel: 24- 33373683/33431458

A doença celíaca, também denominada de enteropatia sensível ao glúten, é afecção auto-imune caracterizada principalmente por lesão da mucosa do intestino. Nas doenças autoimunes existe alteração do nosso sistema de defesa em que o sistema imunológico produz anticorpos contra nossas próprias células e tecidos. O fator desencadeante do processo autoimune é, na doença celíaca, o glúten, substância contida no trigo, centeio, cevada e aveia. O diagnóstico da doença celíaca é baseado em positividade de testes sorológicos específicos e, principalmente na presença de lesões características na mucosa do intestino. Tanto as lesões da mucosa do intestino como as manifestações clínicas a elas associadas normalizam com a adoção de dieta completamente isenta de glúten.
 Fonte: UnB.