VIVÊNCIAS AUTÍSTICAS : O que você aprendeu com seu filho autista?: No início de fevereiro perguntamos aos pais que acompanham o nosso trabalho no Instagram e no Facebook o que eles aprenderam com seus fi...
quinta-feira, 10 de agosto de 2017
O que você aprendeu com seu filho autista?
No início de fevereiro
perguntamos aos pais que acompanham o nosso trabalho no Instagram e no Facebook
o que eles aprenderam com seus filhos autistas. Recebemos muitas respostas
lindas e inspiradoras, enviadas por familiares de pessoas com autismo. Abaixo compartilhamos
algumas — para ler todas acesse aqui.
“Aprendi, acima de tudo, a
acreditar… acreditar no poder do amor, no meu instinto, nas terapias. Aprendi a
selecionar as pessoas, as brigas pela quais vale a pena lutar e aquelas que
devo deixar pra lá. Aprendi que conquistas são antecedidas por muita luta, que
as pessoas têm muito a aprender e que meu filho tem muito a ensinar. Aprendi
que o aprendizado é algo constante e que nenhuma verdade é absoluta. Aprendi a
força de um abraço no momento certo, a me levantar mesmo quando meus joelhos
não aguentam mais, a olhar pra frente e seguir. Aprendi que família é pilar, é
força, é amor, é o que você precisar. Aprendi a felicidade de um abraço, a
importância de um olhar, a espontaneidade de uma palavra, a esperança de um
sorriso, a tristeza do julgamento. Aprendi e ainda tenho muito a aprender. E
meu maior professor tem apenas seis anos de idade.” Michely Campos
“Aprendi a ter esperança, pois
meu filho me surpreende a cada dia. Também aprendi a batalhar pelos direitos
dele, pois vivemos em um mundo que não sabe respeitar aquilo que é diferente,
seja esse diferente uma pessoa, um pensamento, a cor da pele…” Tatiani Santos
“Eu aprendi a aceitar o
diferente, o que sai do padrão. Aprendi a questionar o que é “normal” e a
valorizar as particularidades. Aprendi mais e mais sobre o autismo para poder
ensinar para o meu filho sobre suas qualidades e minimizar suas dificuldades.
Aprendi a ajudá-lo a construir uma autoimagem positiva e cheia de aceitação e
orgulho, pois só assim ele vai ter forças para superar as barreiras sozinho,
quando eu não estiver por perto, sem querer fugir ou se esconder. Aprendi muito
sobre mim para que eu possa ajudá-lo a ser ele mesmo, em sua melhor versão
possível.” Cristiane Carvalho
“Aprendi a dar valor às pequenas
coisas: cada nova palavra dita, cada dificuldade ultrapassada… e a ter muita
paciência, à espera de ser chamada um dia de mamãe.” Ana Paula Prado
“Aprendi que nem todo mundo tem
maturidade emocional para aceitar e respeitar uma criança com necessidades
especiais. Aprendi também a ser paciente, persistente, perseverante e uma
batalhadora, sempre em busca de terapias e tecnologias que possam beneficiar
minha filha, principalmente na sua vida adulta. Não ‘romantizo’ o autismo mas
também não ‘dramatizo’, pois acredito no potencial de aprendizagem dos
autistas, acredito na ciência e, principalmente e acima de tudo, acredito em
Deus.” Manuh Cals
“Aprendi a lidar com o tempo,
ensinar todos os dias as mesmas coisas, por meses ou anos, para ter um
resultado positivo e comemorar. Aprendi a ter persistência.” Aurila Maria
“Aprendi o verdadeiro
significado do AMOR.. Aprendi o verdadeiro significado de PACIÊNCIA. Aprendi o
verdadeiro significado de ACREDITAR. E aprendi a AMAR de uma forma que jamais amei
e fui amada!!!! Eu aprendo com o autismo todos os dias.” Flávia Magri
P.S.: Uma resposta em especial
nos comoveu muito e sentimos a necessidade de compartilhá-la na íntegra com
todos os nossos leitores. Conheça aqui a história da Carla Lacerda e do seu
filho João Lucas.
segunda-feira, 3 de julho de 2017
I SIMPÓSIO PARANAENSE DE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
O I Simpósio Paranaense de Neurociência e
Educação acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de julho, no auditório da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), na Rua Dr. Faivre, 141.
Inscrições e programação completa no site do evento:
PROGRAMA
06 de julho de 2017 - Quinta-feira – 8h às 19h
SIMPÓSIO DE ABERTURA
Coordenadora: Marcia RMS Valiati
Palestrantes: Dr. Clay Brites – 8h20 às 8h40 e Dra Tatiana I J S Riechi - 8h40 às 9h Neurociências e Educação: demandas da pós-modernidade
MESA REDONDA 1
DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E A NEUROCIÊNCIA
Coordenadora: Tatiana Riechi
• Aprendizagem – Dra. Cláudia Maria Sallai Tanhoffer - 9h às 9h20
• Neurociência na Escola – Dra. Sandra Regina Dias da Costa 9h20 às 9h40
• Biologia da Aprendizagem – Dr. Antônio Carlos de Farias - 9h40 às 10h INTERVALO: 10h às 10h30
MESA REDONDA 2
COMORBIDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Coordenadora: Jaqueline Gnata de Freitas
• Sono e Aprendizagem formal – Dra. Sofia Pereira – 10h30 às 10h50
• Cefaleias e Aprendizagem na Infância e adolescência – Dr. Alcir Francisco da Silva – 10h50 às 11h10
• Epilepsia e Aprendizagem – Dr. Sérgio A. Antoniuk – 11h10 às 11h30
• Família e os Transtornos de Aprendizagem – Giovana Maria Silva Campos – 11h30 às 11h50.
X JORNADA PARANANENSE ABENEPI/PR VI JORNADA DO CENEP/HC TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL
6 de julho de 2017 - Quinta-feira – 8h às 19h
Credenciamento - 12h00 às 13h30
Ø Abertura - 13h30 às 14h
Dr. Sérgio Antiniuk, Dra Tatiana Riechi, Dr Clay Brites
Ø Palestra 1 – NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Coordenadora: Cristina Andrade da Silva
• Desenvolvimento Neuropsicomotor – Dra. Marcia RMS Valiati – 14h às 14h20
• Diagnóstico Precoce – Dra. Joseli Maito de Lima – 14h20 às 14h40
• Nascimento Psicológico da Criança – Dra. Tatiana IJ Riechi - 14h40 às 15h
Ø Mesa Redonda 1 –
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Coordenador: André Luis Santos do Carmo
• TDAH ao longo da vida – Dr. Sérgio A. Antoniuk- 15h às 15h20
Ø • Coaching e TDAH – Ms. Maria Cristina Bromberg – 15h20 às 15h40
• Tratamento Alternativo TDAH – Dr. Luis Paulo F.S. Dutra – 15h40 às 16h
INTERVALO - 16h às 16h20
Mesa Redonda 2
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Coordenadora: Ana Carla Giardini
• Aspectos Neurológicos – Dra. Ana Chrystina de Souza Crippa – 16h20 às 16h40
• Aspectos Fonoaudiológicos – Dra. Nadja Cristina Furtado Back – 16h40 às 17h
• Oftalmologista – Dra. Claúdia Cabral Dettmer 17h às 17h20
• Psicopedagogia – Juliana Lautenschlaeger Damari – 17h20 às 17h40
• Assistente Social – Sandra Vieira Silva - 17h40 às 18h
Ø Seminário 1
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E O IMPACTO NA SOCIEDADE
Coordenadora: Juliana Lautenschlaeger Damari
• Impacto na escola – Ms. Jaqueline Gnata de Freitas - 18h às 18h20
• Comunicação Social – Giselle Kubrusly Sypczuk 18h20 às 18h40
• Impacto do Transtorno Matemático – Raquel P.de Oliveira- 18h40 às 19h
7 de julho de 2017 - Sexta-feira – 8h às 19h
Ø CENEP em Evidências - Dr. Sérgio A. Antoniuk - 8h às 8h20
Ø 50 anos Neuropediatria - Dra: Maria Valeriana – 8h20 às 8h40
Ø Mesa Redonda 3
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA
Coordenador: Dr. Jair Ramos Braga Filho
• Transtornos do Espectro do Autismo: perspectiva categorial da nova perspectiva dimensional
– Dr. Daniel Valdez - 8h45 às 9h15
• Instrumentos de Triagem e as chaves para avaliação e tratamento – Dr. Daniel Valdez – 9h15 às 9h45
• Transtornos Psiquiátricos na Infância: Sinais precoce de Alerta – Dr. Gustavo Manoel Schier Doria – 9h45 às 10h
INTERVALO – 10h às 10h20
Ø Palestra 3
RELAÇÕES INTERPESSOAIS, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 10h20 às 12h
Coordenador: Daniele Fajardo
Palestrante: Dr. Daniel Valdez
• Cognição social no autismo. • Estratégias de avaliação e intervenção. • Intervenção clínica e educacional a partir das dimensões alteradas alterados no espectro. • Relações interpessoais e de leitura mental.• Você pode ensinar a interpretar emoções? • Apropriação de programa de leitura e habilidades sociais.
Ø Palestra 4
PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PESQUISA ATUAL SOBRE A FUNÇÃO DA MEMÓRIA EM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO
13H30 às 15h10
Coordenador: Mara Cordeiro
Palestrante: Dra. Karina Solcoff
• Características psicológicas TEA: habilidades cognitivas e de memória.
• Desenvolvimento da memória e poderes executivos.
• Sistemas de memória: perspectivas funcionais.
• Memória e desenvolvimento evolutivo: dificuldades de memória em ASD.
• A memória declarativa: semântica e episódica memória: pesquisa atual em ASD.
• Avaliação da memória autobiográfica: recordação livre, recordação e reconhecimento; memória autobiográfica do espectro do autismo.
• Sistemas de memória: perspectivas funcionais.
• Memória e desenvolvimento evolutivo: dificuldades de memória em ASD.
• A memória declarativa: semântica e episódica memória: pesquisa atual em ASD.
• Avaliação da memória autobiográfica: recordação livre, recordação e reconhecimento; memória autobiográfica do espectro do autismo.
• Os dados experimentais; memória de origem; memória prospectiva.
• Estratégias de intervenção psicoeducacional.
• Funções executivas em perturbações do espectro do autismo.
• Prevendo, flexibilidade e atividade sentido.
• Chaves para a intervenção psicoeducacional na memória autobiográfica.
• Estratégias de intervenção psicoeducacional.
• Funções executivas em perturbações do espectro do autismo.
• Prevendo, flexibilidade e atividade sentido.
• Chaves para a intervenção psicoeducacional na memória autobiográfica.
INTERVALO - 15h10 às 15h30
Ø Palestra 5 – TEORIA DA MENTE - 15h30 às 16h30
Coordenador: Karine Anglieri
Palestrante: Dr. Daniel Valdez
• Teoria da mente, teórica e perspectivas ontogenéticos.
• Teoria da mente, emoções e interrelação.
• A teoria da mente no inventário do espectro do autismo (IDEA) de Rivière.
• Estratégias de intervenção psicoeducacional.
• A teoria da mente no inventário do espectro do autismo (IDEA) de Rivière.
• Estratégias de intervenção psicoeducacional.
Ø Seminário 2 – TRATAMENTOS FARMACOLOGICOS CANNABIS – 16h30 às 18h Coordenador: Dra.TAISA RASERA SIMÕES DE ASSIS
Palestrantes:
• Dra Ana Chrystina de Souza Crippa - 16h30 às 17h
• Dr. Sérgio A. Antoniuk -17h às 17h30
Ø Palestra 6
ABENEPI- NACIONAL
ABENEPI- NACIONAL
Coordenador: Dr. Mauricio N. Ehlke
• Comorbidades Neurológicas do TDAH –Dr. Gustavo Valle – 17h30 às 18h20
• Comorbidades Psiquiátricas do TDAH –Dr. Ricardo Kause -18h20 às 19h
20h00 - Jantar em comemoração aos 50 anos da ABENEPI ( por adesão)
8 de julho de 2017 - Sábado
Ø Palestra 7 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – SISTEMAS DE APOIO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA ESCOLA - 8h30 às 10h30
Coordenador: Dr. Sergio Antoniuk
Palestrante: Dr. Daniel Valdez
• Inteligência emocional, relações interpessoais e teoria da mente na escola.
• Funções executivas, antecipação e flexibilidade
• A inclusão de índice.
Criar culturas de aprendizagem e participação e apoio para reduzi-los.
• Práticas de apoiar os professores em contextos escolares.
• Elaborar um plano de ação: centrada na pessoa, o planejamento.
• Utilização de materiais visuais na escola.
• Que tipos de apoio são necessários para os alunos? pistas antecipatória, agendas visuais e de inclusão
• Escritório de dispositivos de apoio aos estudantes para a aprendizagem.
• Funções executivas, antecipação e flexibilidade
• A inclusão de índice.
Criar culturas de aprendizagem e participação e apoio para reduzi-los.
• Práticas de apoiar os professores em contextos escolares.
• Elaborar um plano de ação: centrada na pessoa, o planejamento.
• Utilização de materiais visuais na escola.
• Que tipos de apoio são necessários para os alunos? pistas antecipatória, agendas visuais e de inclusão
• Escritório de dispositivos de apoio aos estudantes para a aprendizagem.
INTERVALO – 10h30 às 11h
Ø MESA REDONDA 5 : EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CURITIBA- 11h00 às 12h30
Coordenador: Daniel Valdez
• A visão das escolas particulares – SINEPE/PR- Dr. Juliano Siqueira de Oliveira 11h às 11h20
• A visão da escolas Municipais – SME/PMC - Susan Ferst - 11h20 às 11h40
• A visão da Universidade – Dra Laura Ceretta. – 11h40 às 12h
• A visão dos pais – Nilton Salvador – 12h às 12h20
Ø Palestra 8
RELAÇÕES SOCIAIS, AFETIVIDADE E COMUNICAÇÃO
RELAÇÕES SOCIAIS, AFETIVIDADE E COMUNICAÇÃO
Coordenador: Dr. Isac Bruck
Palestrante: Dr. Daniel Valdez - 14h00 às 15h30
• Estratégias de intervenção psicoeducacional na compreensão emocional, habilidades e pragmática .
• Teoria da Mente nos comportamentos desafiadores escolar. (acessos de raiva, automutilação e heteroagressão)
• O conceito de comportamento desafiador. Análise funcional do comportamento.
• O conceito de comportamento desafiador. Análise funcional do comportamento.
INTERVALO – 15h30 às 15h50
Ø Palestra 9
COMUNICAÇÃO e TEA - 15h50 às 17h20
COMUNICAÇÃO e TEA - 15h50 às 17h20
Coordenador: Gisele K. Sypczuk
Palestrante: Dr. Daniel Valdez
• Programa de intervenção Comunicação em problemas comportamentais.
• A hipótese de comunicação e intervenção no contexto.
• Chaves para a intervenção de professores e equipes escolares.
• Dispositivos de assistência e SAAC (sistemas de comunicação aumentativa) para inclusão educacional
Ø Palestra 10 – Eu sou Autista - 17h20 às 18h30
Coordenador: Sergio A. Antoniuk
Palestrante: NICOLAS BRITO – Autista e Fotografo 18h30 - Encerramento
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