A tod@s,
Meu filho tem 32 anos e foi diagnosticado com autismo há cerca de 20 anos.
Anteriormente, em função dos outros comprometimentos, era visto como portador de paralisia cerebral. Faz terapias diversas desde bebê e frequentou várias escolas especializadas, tendo sido convidado a se retirar de algumas delas por não apresentar comportamento adequado.
Em 2006, houve em São Paulo um congresso organizado pelo Dr. Wanderley Domingues, neuropsiquaitra do meu filho e médico do Centro Pró-Autista (CPA), onde Douglas está desde 2004, muito bem atendido. Neste evento, conheci a Valéria Llacer e a Rosana Vicente, entre outras pessoas muito importantes na minha vida, em especial, na questão do autismo.
Passei a fazer parte da Educautismo, em que sou uma das moderadoras, e, posteriormente, de outras listas, das quais procuro participar com interesse e nas quais aprendi e aprendo muito. Nestas listas e nas redes sociais, fiz amizades de várias partes do Brasil e do exterior, numa valiosa troca de conhecimento e experiências.
No dia 2 de abril de 2011, me senti com uma maravilhosa sensação de pertencimento, de não estar sozinha nesta luta de tantos anos. Procurei divulgar o Dia Azul de todas as formas e, muito feliz, recebi a adesão de muitos não diretamente envolvidos com a questão.
Espero que esta união tenha continuidade para que possamos comemorar mais do que toda a repercussão na mídia e a adesão aos eventos. Não gostaria que deixássemos arrefecer esta energia tão incrível.
Proponho uma segunda mobilização, para compilar fotos e vídeos, bem como as matérias escritas, para que sejam registradas num blog, por exemplo. Surge também muito forte ainda a ideia de coletar relatos de pais e mães de autistas sobre os casos de seus filhos e filhas, que poderiam gerar publicações posteriores, tendo por enfoque a perspectiva não terapêutica mas a da vivência cotidiana.
Abraços azuis a tod@s,
Diva Calles - mãe do Douglas - Autista
3 comentários:
Olá Diva,
Parabéns pelo Douglas, pela luta, pela grande história de vida!
Você é uma das pessoas que tive o prazer de conhecer nas listas.
Abraços,
Claudia Moraes
Querida Diva, como é lindo rever o teu filho Dô nem que seja em fotos depois de have-lo conhecido pessoalmente. Ele esbanja muita doçura. Parabéns pela tua luta incansável e ter tido todo o reconhecimento.
Um grande abraço da tua fã,
Yvonne
A! que maravilha ler esses depoimentos aqui, que lindo ver que podemos relatar nossas lutas e trazer a todos um pouco de luz. Pois nossas vidas com nossos autistas, tem percalços, mas muito de ensinamento.
Querida Diva, parabéns , Douglas nosso carinho...
Autora
Liê e Gabi autista
Postar um comentário