MÃO AMIGA
BEM VIVER COM AUTISMO
Quem Somos
Mais do que uma Instituição. Parte de um dia-a-dia de alegria.
Somos um grupo de pessoas muito comprometidas, organizadas e unidas por um propósito maior, que nos guia e inspira, diariamente: estimular viver a diferença com alegria.
Em nossos núcleos de bem-viver, estimulamos o desenvolvimento do ser humano integral. Possibilitamos que as famílias transformem adversidades em união e bem estar emocional. Particularidades em talentos.
de
Acolhida
Se você procura apoio ou esclarecimento ou deseja conhecer outras famílias, venha estar conosco em nossas reuniões, gratuitas e abertas a todos, pais, familiares e profissionais.
Local: Associação Mão Amiga
Endereço: Rua Sargento Antônio Ernesto, 797, casa 3 (antigo 801), Pavuna - RJ.
Datas: sempre aos últimos sábados do mês de 08h30min às 10h30min.
Se for preciso, traga seu filho.
Recreadores voluntários brincam com as crianças durante a reunião.
NOVO NÚCLEO NA ZONA SUL
Mão Amiga inaugurou 2º núcleo, em Laranjeiras, para crianças entre 2 e 10 anos de idade.
NOSSA PROPOSTA
1º ciclo: até 9 anos de idade - 6 horas semanais
As atividades, realizadas em pequenos grupos, são variadas e divertidas, e englobam a Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Brincadeira Simbólica, Educação Física, Relation Play, Artes.
2º ciclo: de 9 a 12 anos de idade – 8 horas semanais
Atividades em pequenos grupos englobam a Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Informática, Terapia Corporal e Relation Play.
3º ciclo: de 13 a 18 anos de idade
Aspergers – 3 ou 8 horas semanais: Desenvolvimento de Habilidades
Sociais, Psicopedagogia, Educação Física, Terapia Corporal.
Autistas – 6 horas semanais: CFN (Cúrriculo Funcional Natural).
Avaliações: Recebemos crianças de todas as idades para avaliações através de testes específicos para TEA. São aplicadas diversas escalas como: CHAT-M, ADOS, PEP, CAST, Australiana. E outras avaliações de linguagem e de aprendizagem.
Você pode encaminhar criança em risco de Autismo, Síndrome de Asperger ou outro distúrbio da linguagem / comunicação para avaliação. Ao final da avaliação encaminharemos para um médico especialista.
Estimulação do 1º ciclo (até 9 anos)
Acreditamos que o lugar de toda criança é junto às outras crianças da mesma idade, na escola, nos parques, nas festas, nas pracinhas, nos passeios.
Sabemos, no entanto, que o Autismo impõe a ela (criança) complexos desafios para que isso aconteça. E que a escola, ainda que seja o melhor lugar de aprendizado para todos, ainda não se adaptou às diferentes possibilidades do existir.
Para ajudar as crianças a transpor os desafios do dia-a-dia, criamos atividades próximas à realidade das escolas e das brincadeiras infantis, para facilitar o aprendizado das regras sociais, da linguagem, da comunicação, do uso do brinquedo, do brincar em grupo e tudo o mais.
Nosso trabalho está baseado no tripé:
Educação + Estímulo + Convivência
Adotamos a mais moderna abordagem para o Autismo - SCERTS.
O que é SCERTS? Social Communication, Emocional Regulation and Transactional Support (comunicação Social, Regulação Emocional e Apoio Transacional) é um modelo educacional inovador, comportamental, que tem como foco principal desenvolver as habilidades linguísticas, comunicativas e sócio emocionais da criança com autismo. É uma abordagem flexível que permite o uso de outras técnicas, se necessárias.
Desenvolvimento de Habilidades Sociais
Não há dúvida que esta constitui uma das áreas mais importantes de aprendizado para os indivíduos com Síndrome de Asperger.
Sabe-se que a adolescência é especialmente difícil para os “aspies” por sua inabilidade em ler os sinais sociais específicos que indicam o estado emocional das outras pessoas. Mas eles podem aprender. Podem aprender sobre a linguagem corporal, gírias, empatia e muito mais.
As habilidades sociais são mais bem praticadas em pequenos grupos de indivíduos com dificuldades semelhantes. Estes grupos cumprem diversas funções: os participantes podem praticar as diversas regras sociais em trocas significativas e têm a chance de conhecer outras pessoas como eles próprios.
As crianças/jovens são agrupados segundo faixa etária e estágio de desenvolvimento. Há grupos de crianças (1º ciclo), pré-adolescentes (2º ciclo) e adolescentes (3º ciclo).
BEM VIVER COM AUTISMO
Tel: 21 3123-9733 begin_of_the_skype_highlighting 21 3123-9733 end_of_the_skype_highlighting
Um comentário:
Tenho um sobrinho de 9 anos, autista. Ele não sai de casa e tem crises horríveis quando tentam leva-lo à rua. Também tem crises em casa, bate com a cabeça na parede sem cessar, bate no meu irmão e quebra tudo dentro de casa. Não pode ir até a Pavuna. Poderiam me ajudar?
grata
Nahra Marcia Dias
Tel. 3271-1345 9178-8183
email: nhadias@bol.com.br
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