Problemas neurológicos acontecem
durante desenvolvimento longo e progressivo durante a infância
O cérebro dos autistas difere de
quem não sofre de nenhum problema de desenvolvimento neurológico. Já vários
trabalhos usando Imagem Funcional Cerebral revelaram que essas diferenças
implicavam dificuldades de comunicação e sociais dos autistas. Um estudo,
recentemente publicado no «American Journal of Psychiatry», apresenta essas
alterações como fruto de um desenvolvimento longo e progressivo durante a
infância.
A equipe de investigação da
Universidade da Carolina do Norte comparou o desenvolvimento cerebral de
crianças de seis, 12 e 24 meses. Todos estes bebés tinham um irmão mais velho a
quem fora diagnosticado autismo – um terreno genético que os coloca numa
categoria de “alto risco” de vir a sofrer de transtorno do espectro autista
(TEA).
Com dois anos, 28 destas crianças
mostraram sintomas e a técnica de imagem usada apresentou diferenças no
desenvolvimento da matéria branca em relação aos seis meses de idade. Esta
matéria rica em ramificações nervosas, envolve de forma protetora a mielina –
importante no transporte de sinais nervosos e informação entre diferentes
partes do cérebro.
Reconstituindo em 3D a matéria
branca, a equipe norte-americana observou que um desenvolvimento mais lento
entre essas ramificações, em crianças, dos seis aos 24 meses, diagnosticadas
com autismo. O estudo mostra que as diferenças de desenvolvimento no cérebro de
crianças com este tipo de problema ocorrem muito cedo.
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