terça-feira, 19 de junho de 2012

Dia Mundial do Orgulho Autista em Rio Grande - RS, reúne bom público



Presidente da Amar, Nei Rodrigues,
apresentou um panorama da situação do autista em Rio Grande
     O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado na sexta-feira, 15, reuniu bom público nas atividades realizadas em Rio Grande. O evento mobilizou associações, escolas, familiares e profissionais ligados ao tema. 
     A iniciativa foi organizada pelo mandato do deputado Alexandre Lindenmeyer.
     Autora do livro “Minha filha... Autista?”, Lúbia Aguiar emocionou todos com a história da filha adotiva Laura. Lúbia Aguiar relembrou as dificuldades, a inexperiência, os desafios e a superação de uma família que, atualmente, possui uma convivência tranquila com a menina, hoje com 14 anos.  Para a mãe, “vivenciar o autismo é amar incondicionalmente”.  
     O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (Amaar), Nei Rodrigues, apresentou um breve panorama sobre o espectro autista em Rio Grande. 
      Mostrou como funcionam os espaços dedicados ao atendimento desta demanda, as reivindicações de pais e demais familiares, a  dificuldade no diagnóstico e no atendimento.
     Segundo Rodrigues, ainda não há um levantamento atualizado com o número de portadores do espectro no Município, e destacou que, a partir desta estimativa, será mais fácil elaborar políticas públicas direcionadas para o segmento.  
     Nilton Salvador cativou o público presente com o seu carisma numa palestra carregada de emoção. Autor de diversos livros sobre o assunto, todos dedicados ao seu filho, também autista, compartilhou cada vitória ao lado do menino e salientou a necessidade da conscientização das pessoas. “Quanto mais informação, menos preconceito e mais acolhimento”, frisou.  
     Pouco antes do término da solenidade, o representante do mandato do deputado, Paulo Rodrigues, convidou a presidente da Associação de Amigos, Mães, Pais de Autistas e Relacionados com o Enfoque Holístico (AMPARHO), Karin Scheer, e uma das palestrantes da noite, Lúbia Aguiar, para  retornarem ao palco e receberem a medalha da 53ª Legislatura da Assembléia Legislativa.
Fonte:
Foto: Tiago Collares

Nenhum comentário: