sábado, 16 de fevereiro de 2013

Projetos para enfrentar os desafios da Síndrome de Asperger na idade adulta

                                Na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, celebra-se o 
                                            Dia Internacional da Síndrome de Asperger.

Os jovens com Síndrome de Asperger experimentam grandes obstáculos na transição para a vida adulta e poucos conseguem conquistar e manter um emprego.
 A facilidade na comunicação, a capacidade para estabelecer uma boa relação interpessoal e a adaptabilidade são competências essenciais para singrar no mundo do trabalho. 
São estas também as áreas do desenvolvimento mais afetadas pela patologia.
Sete jovens portadores desta Síndrome e beneficiários do projeto “Capacitar para o Trabalho” do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil estão a contrariar as estatísticas. Depois de um período de formação sobre o comportamento e atitudes profissionais, a comunicação em contexto de trabalho e as competências sociais para relacionamento com colegas e hierarquias foram integrados em empresas ao abrigo de estágios de inserção para pessoas com deficiências e incapacidades.
O projeto “Capacitar para o Trabalho”, financiado pela Caixa Geral de Depósitos, através do Fundo Caixa Fã, tem por objetivo aumentar a empregabilidade destes jovens, através do treino de competências, formação dos empregadores e acompanhamento regular no posto de trabalho.
Integrar a diferença é um desafio para qualquer empresa que, em troca, recebe um colaborador empenhado, pontual e assíduo, com uma grande capacidade de atenção ao detalhe e aptidão e gosto pela realização de tarefas rotineiras.
O Núcleo de Intervenção Socioprofissional do CADIn quer começar a preparar os jovens com Síndrome de Asperger para os desafios da vida adulta mais cedo, por isso tem também em curso o projeto “Redes Ativas”, financiado pelo programa EDP Solidária, da Fundação EDP. Este projeto procura incentivar a autonomia e melhorar as competências sociais em jovens dos 16 aos 24 anos, através de um programa de atividades de tempos livres que inclui voluntariado, aulas de culinária e visitas culturais.
O CADIn é uma IPSS, criada em 2003 com o objetivo de promover a integração de pessoas com perturbação do desenvolvimento na sociedade. É reconhecido como um centro de excelência, onde as famílias que se debatem com a complexidade de problemas como as Perturbações do Espetro do Autismo, as Dificuldades de Aprendizagem, a Hiperatividade e Défice de Atenção, entre outros, encontram uma equipa clínica preparada para diagnosticar e intervir, procurando encontrar soluções para os mesmos. É, também, uma Instituição que procura atender todos os que dele necessitam, tendo uma Bolsa Social para comparticipar os custos do acompanhamento terapêutico em crianças e jovens de famílias com rendimentos insuficientes para os suportar, garantindo, assim, que acedam aos serviços em condições iguais.

FONTE: http://local.pt
Foto: Google

Pequena relação de famosos com ASPERGER

Leonardo da Vinci (pintor, matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, engenheiro, poeta, cientista, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores génios da história da Humanidade)
Michelangelo (foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano)
Ludwig van Beethoven (compositor erudito alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo É considerado um dos pilares da música ocidental)
Wolfgang Amadeus Mozart (compositor austríaco e executante da música erudita do Período Clássico)
Isaac Newton (cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo)
Jane Auste(foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare)
Emily Dickinson (poetisa americana)
Vincent Willem van Gogh (pintor pós-impressionista holandês)
Albert Einstein (foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prémio Nobel da Física de 1921)
Alfred Hitchcock (cineasta britânico/norte-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense)
Al Gore (político americano)
Bill Gates (fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo)
Bobby Fischer (famoso xadrezista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez)
Stanley Kubrick (um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polémica, mas que gozou de uma excelente recepção crítica.    
Keanu Reeves (ator)



Nenhum comentário: