No ano de 2014, a trajetória da luta pelos direitos da
pessoa com o transtorno teve vitórias e desafios
Rio - Nos
últimos anos, os debates acerca do autismo ganharam visibilidade. A exposição
do tema na mídia e nas redes sociais disseminou informações que têm aclarado um
pouco mais esse campo de estudos, ainda desconhecido para a maioria das
pessoas. O autismo é um transtorno tão complexo e com sintomas tão diferentes,
que há quem diga que não existem dois autistas iguais. O autista tem
dificuldades na interação social e um apego exagerado a rotinas.
No ano de
2014, a trajetória da luta pelos direitos da pessoa com o transtorno teve
vitórias e desafios. Algumas das conquistas foram a capacitação de
profissionais e professores da rede pública de ensino, pesquisas científicas
buscando descortinar a síndrome e a inauguração da primeira clínica-escola
pública para autistas no Brasil, em Itaboraí.
Porém, ainda
há grandes desafios pela frente. Muitos autistas foram impedidos de frequentar
escolas simplesmente por serem autistas. Crianças viram o seu direito a uma
educação multidisciplinar cerceado, porque há poucas escolas estruturadas para
atendê-las. Como resultado, mães e pais se sentiram desamparados na luta pelo
tratamento de seus filhos; esquecidos foram por quem deveria ampará-los.
Também falta
espaço no mercado de trabalho, porque não existem políticas para o campo
profissional que os capacitem e os incluam.
Porém, nesse
estado das coisas, surgiram aqueles que não perderam a esperança, mas nutriram
seus sonhos na mesma perspectiva de muitos professores, desejosos por um espaço
educacional afetivo e social, que não discrimine, mas acolha e inclua a partir
de um modelo de ensino que aponte mais para as necessidades de quem aprende e
menos para os conceitos de quem ensina. São família e escola. Esses são os que
poderão superar os desafios.
Eugênio Cunha
é autor do livro ‘Autismo e inclusão’
FONTE:
http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2015-01-07/eugenio-cunha-autismo-e-perspectivas.html
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