terça-feira, 16 de julho de 2013

Cientista quer criar centro de estudos no país

      Em sua última visita ao Brasil, o biólogo Alysson Muotri fez uma parada em Brasília. Ele tinha reuniões marcadas para apresentar a proposta de criar um centro de estudos de excelência sobre autismo no Brasil, ideia que vem sendo discutida com organizações de pais de autistas.
O cientista brasileiro espera que o centro seja capaz de levantar recursos, realizar atividades educacionais e recrutar pacientes que sejam avaliados em trabalhos de pesquisa. Tudo, porém, em caráter "não assistencialista".
No primeiro dia, encontrou-se com Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil. Segundo Muotri, o modelo de financiamento para a proposta ainda está em estudo, mas, mesmo que a iniciativa privada se mostre uma opção mais adequada, o centro de estudo deve manter algum vínculo com o governo.
"A ministra da Casa Civil sinalizou interesse, e o ministro Padilha (Saúde) também", diz a educadora Luciana Nassif, mãe de uma menina autista, que assessorou Muotri na elaboração da proposta.
O que mais entusiasma os pais é a perspectiva de que ensaios clínicos de tratamentos possam ser realizados nessa instituição.
"Para quem só tinha um horizonte sombrio, sem perspectivas de melhora e muito menos de cura, a pesquisa virou uma grande possibilidade", diz Nassif. "Eu acredito tanto na pesquisa que colocaria minha filha nos testes."
(RG)
FONTE:

Nenhum comentário: