Em espanhol, tem pouco mais de
quatro minutos e pretende provocar a reflexão sobre dez questões principais:
2. As
percepções sensoriais da criança autista estão desorganizadas, e portanto não
se pode esperar reações iguais às de uma criança ou pessoa que já tem essas
percepções organizadas.
3. Existe
uma diferença entre o “não querer” e o “não consigo” da criança autista, como
em qualquer outra criança ou adulto.
4. A
criança autista pensa de modo concreto. Ela tem dificuldades para pensamentos
abstratos, e por isso suas interpretações das coisas – ações e falas – são
literais.
5. Seu
vocabulário é limitado, e exige paciência de quem convive com ela.
6. Como
a linguagem é muito difícil para a criança autista, ela orienta-se muito pela
visão.
7. O
desenvolvimento da criança autista será mais visível se for priorizado o que
ela sabe fazer, construindo-se a partir disto, em vez daquilo que ela não
consegue fazer.
8. A
criança autista precisa de ajuda com as atuações sociais – situações em que ela
convive com as pessoas e nas quais são esperados determinados comportamentos. É
preciso explicar – e mostrar, se possível com figuras – quais são esses
comportamentos e como ela deve desempenhá-los.
9. É
importante tentar identificar o que desencadeia explosões – de raiva ou de
ansiedade – na criança autista, para evitar essas situações ou preparar
antecipadamente a criança autista para enfrentá-las de modo sereno.
10. A
criança autista precisa de ajuda incondicional.
Veja o video em:
http://www.autismomadrid.es/autismo/diez-cosas-que-a-los-ninos-con-autismo-les-gustaria-que-supieras/#sthash.R1WgdF4d.dpuf
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