É muito comum
que crianças com autismo queiram repetir – inclusive muitas e muitas vezes –
uma atividade que lhes agrada. Quando isso não é possível ou não lhes é
permitido, podem ficar ansiosos ou irritados. Esse comportamento pode trazer
dificuldades na rotina de pais e professores, e uma dica para contorná-lo é
criar uma agenda visual de atividades, com a sequência de tudo que será feito
no decorrer do dia.
A agenda
permite à criança ajustar-se ao que irá acontecer, evitando que ela se distraia
com outras atividades que queira fazer a qualquer momento. Ainda que as
atividades não variem no decorrer do dia, ou mesmo dos dias, ao visualizar cada
ação a criança percebe melhor o que ainda precisa ser feito.
Seja por meio
de fotografias, gravuras, desenhos ou mesmo objetos, o ideal é que a atividade
seja apresentada e descrita à criança ao mesmo tempo em que ela consegue
visualizar a imagem da ação. A cada nova atividade é mostrada uma imagem
correspondente, e ao terminá-la, a mesma imagem pode ser virada ou colocada de
lado, para ficar claro que ela foi encerrada, antes de mostrar a nova figura da
próxima atividade.
No caso de
crianças muito pequenas, utilizar objetos em vez de desenhos pode ser mais
eficiente. À medida em que crescem, pode-se substituir os objetos por desenhos
ou imagens que os representem, sempre da forma mais simples possível.
Fonte: Desafiando el
autismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário