Sabemos
muito pouco sobre o Autismo, entretanto a cada ano aumenta o número de
indivíduos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autismo). Muitas são
as especulações do que pode ser ou não a causa do elevado crescimento destes
índices, conforme o Centro dos EUA de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de
1980 até a data de hoje o crescimento foi muito significativo.
Segundo
Emily Willingham, escritor da Forbes, dentro desses números aparece a
constatação de que a maior parte do aumento de 2007 para 2013 ocorreram em
crianças em idade escolar. Em outras palavras, se é possível diagnosticar o autismo por volta
dos 18 meses de idade até os 5 anos, porque muitos destes novos diagnósticos de
autismo foram detectado somente mais tarde? Por que o autismo “passa”
despercebido em algumas crianças, antes de sua vida escolar? Isso se encaixa
com a ideia de que uma grande parte do aumento no autismo que temos visto na
última década, tem muito a ver com uma maior consciência e identificação do
mesmo, bem como a aceitação das pessoas autistas, verificação de seu potencial,
e a busca para garantir os apoios e os recursos necessários para cumprir esse
potencial.
De acordo
com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), cuja
última revisão foi agora em maio de 2013, ocorreram mudanças significativas
para os critérios de diagnósticos para o autismo. A nova revisão do DSM inclui
uma definição diferente de TEA (Transtorno do Espectro Autista, ASD em inglês).
Para ser diagnosticado com TEA, o indivíduo deve ter apresentado sintomas que
comecem na infância precocemente e devem comprometer a capacidade do indivíduo
em função da sua vida e do dia a dia.
No DSM-IV,
havia cinco transtornos do espectro do autismo, cada um dos quais tinha um diagnóstico
único: Transtorno Autista ou autismo clássico, Transtorno de Asperger
,Transtorno Invasivo do Desenvolvimento - Sem Outra Especificação ( PDD-NOS ),
Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância.
Na última
revisão do DSM, esses transtornos não existirão como diagnósticos distintos no
espectro do autismo. Em vez disso, com exceção da síndrome de Rett, eles vão
ser incluídos no diagnóstico de "Transtorno do Espectro do Autismo."
A Síndrome de Rett vai se tornar uma entidade própria e deixará de ser parte do
espectro do autismo.
De acordo
com a Associação Americana de Psiquiatria DSM-V Development Team, os padrões
para o diagnóstico de transtornos do espectro do autismo mudaram por várias
razões:
- Embora seja
possível distinguir claramente a diferença entre as pessoas com TEA’s e aqueles
com o funcionamento neurotípico, é mais difícil de diagnosticar os subtipos
válidos e consistentes.
- Uma vez que todas as pessoas com transtornos do
espectro autista exibem alguns dos comportamentos típicos, é melhor para
redefinir o diagnóstico por gravidade do que ter um rótulo completamente
separado.
- Um único diagnóstico de TEA reflete melhor a atual
pesquisa sobre a apresentação e patologia do autismo.
Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do
Espectro do Autismo
Quando um
médico ou psicólogo diagnostica alguém com autismo, ele ou ela compara o
comportamento do indivíduo com os critérios estabelecidos no DSM. Se o
comportamento se encaixa na descrição listada no texto, então o indivíduo pode
ser diagnosticado com um distúrbio do espectro do autismo.
A nova
revisão do DSM incluída uma definição diferente de ASD. Para ser diagnosticado
com ASD, e indivíduo deve ter exibido sintomas começam na infância precoce, e
esses sintomas devem comprometer a capacidade do indivíduo de funcionar na vida
do dia-a-dia.
Os déficits sociais e de comunicação
A fim de receber um diagnóstico de Transtorno do
Espectro do Autismo, uma pessoa deve ter as três seguintes déficits:
·
Problemas de interação social ou emocional
alternativo - Isso pode incluir a dificuldade de estabelecer ou manter o
vai-e-vem de conversas e interações, a incapacidade de iniciar uma interação, e
problemas com a atenção compartilhada ou partilha de emoções e interesses com os
outros.
·
Graves
problemas para manter relações - Isso pode envolver uma completa falta de
interesse em outras pessoas, as dificuldades de jogar fingir e se engajar em
atividades sociais apropriadas à idade e problemas de adaptação a diferentes
expectativas sociais.
· Problemas de comunicação não-verbal - o que
pode incluir o contato anormal dos olhos, postura, expressões faciais, tom de
voz e gestos, bem como a incapacidade de entender esses sinais não-verbais de
outras pessoas.
Comportamentos repetitivos e restritivos
Além disso, o indivíduo deve apresentar pelo menos
dois destes comportamentos:
·
Apego
extremo a rotinas e padrões e resistência a mudanças nas rotinas
·
Fala ou movimentos repetitivos
·
Interesses intensos e restritivos
·
Dificuldade em integrar informação sensorial ou
forte procura ou evitar comportamentos de estímulos sensoriais
O DSM-V
terá apenas duas áreas principais: comunicação social e os déficits e os
comportamentos fixos ou repetitivos.
O DSM-V
Development Team explica que é difícil separar os déficits de comunicação e os
déficits sociais, uma vez que estas duas áreas se sobrepõem de forma
significativa. A comunicação é frequentemente utilizada para fins sociais, e os
déficits de comunicação podem afetar drasticamente o desempenho social.
Os atrasos de linguagem não fazem parte do
diagnóstico
Anteriormente, um atraso de linguagem foi um fator significativo no
diagnóstico de autismo clássico. Além disso, os indivíduos com Transtorno de
Asperger não poderiam ter um atraso de linguagem, a fim de receber esse
diagnóstico.
A nova
versão do DSM não inclui atraso de linguagem como um critério para o
diagnóstico. Os atrasos de linguagem podem ocorrer por muitas razões e não
foram consistentes em todo o espectro do autismo, a Equipe de Desenvolvimento
DSM-V sentiu que eles não devem ser necessários para o diagnóstico.
Fonte:
MILLER-WILSON, Kate. Critérios para o autismo, no
DSM-V. Disponível online em:
http://autism.lovetoknow.com/diagnosing-autism/criteria-autism-dsm-v
WILLINGHAM, Emily. Prevalência do autismo está agora
em 1 em 50 crianças. Disponível online em:
http://www.forbes.com/sites/emilywillingham/2013/03/20/autism-prevalence-is-now-at-1-in-50-children/