segunda-feira, 11 de junho de 2012
Vencedores do Prêmio Orgulho Autista 2012
Homenagem do Vivências Autísticas
Vocês todos nos fazem
mais felizes e fortes para continuar na busca do possível, para que nossos
filhos não sofram mais do que o inevitável.
Com muita honra
destacamos a nomeação de nossa associada Liê Ribeiro, e a da APADEM como
Internet Destaque! Obrigada a todos do Movimento Orgulho Autista!
Desde 2005 o Conselho
Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista, formado por pessoas ligadas ao tema de
todo o Brasil, busca evidenciar personalidades e instituições que se destacaram
de forma significativa na vida de autistas, agraciando-os em diversas
categorias,
conforme suas realizações.
No primeiro momento,
os membros do Conselho indicam os concorrentes e apresentam as defesas com o
motivo pelo qual essas pessoas/instituições foram incluídas como candidatas. Na
segunda fase, os integrantes do grupo votam naqueles que acreditam merecer a
homenagem. Naturalmente, os mais votados são os vencedores.
A entrega do VII
Prêmio Orgulho Autista é referente aos destaques de 2011 e será realizada no
dia 20 de junho de 2012, como parte das celebrações alusivas ao Dia do Orgulho
Autista, às 10h, tradicionalmente como nas edições anteriores, nos estúdios da
Rádio Nacional, em Brasília, com transmissão ao vivo para todo o território
nacional.
Parabéns aos Vencedores do VII Prêmio Orgulho
Autista 2011/2012
I - Livro Destaque:
AUTORA LIÊ RIBEIRO
O MEU FILHO AUTISTA,
O REENCONTRO DEFINITIVO
AGBOOK EDITORA - 2011
RIO DE JANEIRO
II - Diretor e Escola Destaque:
DIRETOR RAMILTON
CORDEIRO
COLÉGIO ESTADUAL
RAPHAEL SERRAVALLE
SALVADOR - BAHIA
III - Professor Destaque:
PROFESSORA ÂNGELA
FERREIRA
CENTRO DE ENSINO
ESPECIAL 1 DE SOBRADINHO
SOBRADINHO – DF
IV - Médico Destaque:
MÉDICA CARLA GIKOVATE
NEUROLOGISTA
RIO DE JANEIRO
V - Psicólogo Destaque:
PSICÓLOGA GISELE
WAGENFÜHR TRIDAPALLI
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS
DOS AUTISTAS DE FLORIANÓPOLIS
SANTA CATARINA
VI - Político Brasileiro Destaque:
SENADOR LINDBERG
FARIAS
SENADO FEDERAL
RIO DE JANEIRO
VII - Imprensa Rádio Destaque:
PASTOR DONIZETI
SANTOS
RÁDIO REDENTOR AM
TAGUATINGA - DF
VIII - imprensa Televisão Destaque:
APRESENTADORA KAREN
ALBUQUERQUE
REPÓRTER JUSTIÇA
EXIBIDO EM 12/04/2011
TV JUSTIÇA
IX - Imprensa Escrita - Revista Destaque:
EDITOR PAIVA JÚNIOR
REVISTA AUTISMO
SÃO PAULO
X - Imprensa Escrita - Jornal Destaque:
JORNALISTA MÁRCIA
NÉRY
"TESTE PARA O
AUTISMO" - matéria publicada em 18/06/2011
Jornal CORREIO
BRAZILIENSE
BRASÍLIA
XI - Imprensa Fotografia Destaque:
FOTÓGRAFO RENATO
ARAÚJO
CONGRESSO NACIONAL
ILUMINADO AZUL - publicado em 02/04/2011
EMPRESA BRASILEIRA DE
COMUNICAÇÃO
XII - Internet Destaque: PRESIDENTE CLÁUDIA
MORAES
WWW.apadem.com.br
VOLTA REDONDA
XIII - Pessoa e Organização
Não-Governamental Destaque:
PRESIDENTE HORÁCIO
CAMPOS
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS
DOS AUTISTAS DO DISTRITO FEDERAL-AMA/DF
RIACHO FUNDO - DF
XIV - Pessoa e Órgão Público ou Empresa
Privada Destaque:
DEFENSORA PÚBLICA
RENATA TIBYRIÇÁ
DEFENSORIA PÚBLICA DO
ESTADO DE SÃO PAULO
SÃO PAULO
XV - Atitude Destaque:
PADRE SAMUEL FERREIRA
DO CARMO
ARQUIDIOCESE DE
BRASÍLIA
PARÓQUIA DO VERBO
DIVINO
BRASÍLIA
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Autismo: um problema, muitas causas
Autismo:
uma única palavra que sugere uma única doença. Mas na verdade, cada pessoa que
vive com esse transtorno tem uma doença muito particular. Uma avalanche de
novos dados genéticos, descoberto em um estudo, mostra claramente que não há um
único culpado pelo autismo.
Cada caso surge de uma mistura única de fatores
genéticos e ambientais que funcionam como um gatilho para a doença. Por isso,
descobrir a causa do transtorno em cada pessoa é praticamente impossível.
Se a notícia soa cruel, na verdade ela contém
muita esperança. Isso porque com a descoberta de um grande número de aberrações
genéticas, será possível encontrar os pontos em comum que levam ao autismo e
combatê-los.
As mudanças genéticas descobertas no estudo podem
responder questões cruciais aos cientistas, sobre o porquê os meninos são mais
vulneráveis do que as meninas, por exemplo – o autismo atinge quatro meninos
para cada menina.
Alguns dos genes afetados por essas alterações
parecem funcionar em redes comuns de atividade molecular no cérebro, e muitas
dessas mutações genéticas prejudicam a comunicação entre as células nervosas.
Entender esse processo e encontrar outras atividades celulares em comum pode
levar a maneiras eficazes de combater o autismo, independentemente do que o
causou.
As famílias que convivem com autistas estão sendo
muito pacientes, com a espera de muitos anos pela solução do problema. Enfim,
os geneticistas estão trazendo uma boa notícia, já que os estudos dos últimos
meses nessa área têm sido um processo produtivo e animador quanto ao combate da
doença.
As atuais pesquisas vêm em dois sentidos: na
análise das mudanças de DNA com a identificação e as relacionando entre si, e
estudando como os genes se comportam nos autistas.
A compreensão dos problemas, das alterações
genéticas em comum e a descoberta das redes cerebrais que se comportam de
maneiras semelhantes podem levar os cientistas a encontrar maneiras de tratar
ou prevenir o autismo no futuro. Descobrir maneiras de proteger os processos
cerebrais vulneráveis ao transtorno pode vir a ser ainda mais importante do que
saber exatamente como as coisas deram errado nos processos cerebrais.
Por Stephanie D’Ornelas
Science News
domingo, 3 de junho de 2012
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Publicidade inclusiva ganha mais espaço
O popular encarte da loja Target que circula nos
jornais de domingo nos Estados Unidos trouxe novidades para a publicidade
inclusiva.
Já conhecida por usar modelos com deficiência em
sua propaganda (Ver link abaixo) , desta
vez dois anúncios trouxeram crianças com síndrome de Down no mesmo folheto.
E para aproveitar o verão que começa a despontar no
hemisfério norte, nada melhor que óculos para nadar a U$ 9, mostrados por duas
meninas brincando na piscina, uma delas com síndrome de Down.
Como em toda boa publicidade inclusiva, nenhuma
menção é feita aos modelos.
Com essa atitude a loja reconhece e valoriza o
consumidor com deficiência, além de contribuir para a inclusão através da
mídia, poderosa ferramenta de conscientização na promoção dos direitos de
grupos excluídos.
A Target vende seus produtos e de quebra contribui
para a inclusão. Tudo sem fazer alarde nem gastar um tostão a mais do que
investiria no pagamento de modelos para a produção de seu encarte publicitário.
Por Patrícia Almeida
Fonte:
http://www.inclusive.org.br/?p=21866)
Autismo em busca de si mesmo
É bem possível que mesmo Leo Kanner não tenha
pensado o quanto instituições, profissionais e especialistas teriam que
trabalhar na derivação da sua proposta, em busca de caminhos que levassem ao
encontro de soluções para o autismo, após sua descrição na década de 40 do
século XX.
Para acompanhar o comportamento em sua diversidade,
com sensibilidade e conhecimento, os profissionais poderiam considerar a
aplicação de metodologias com base no senso lúdico do autista, levando em conta
o prazer que ele apresenta na participação do processo educacional, revelando o que permitirá a participação eventual no seu imaginário a partir da
família.
Prossiga com seu exemplo de mãe de autista Liê, perseverando sempre com Gabriel...
Nada poderá ser tão difícil que vocês já não tenham superado.
sábado, 26 de maio de 2012
ADOÇÃO
Está nos dicionários da língua portuguesa que, adotar
“é um verbo transitivo direto”, uma palavra genérica.
Sempre que dependa de outra situação pode ter seu
significado direcionado para: assumir, escolher, optar, aceitar, acolher,
admitir, reconhecer, entre outros.
Quando falamos da adoção de pessoa, porém, esse termo
ganha significado exclusivo e particular.
Nesta perspectiva adotar significa acolher, mediante a
ação legal e por vontade própria, como filho legítimo, uma pessoa desamparada
pelos pais biológicos, conferindo-lhe todos os direitos de um filho natural.
Além do significado, do conceito, está a significância
dessa ação, ou seja, o valor que ela representa na vida dos indivíduos
envolvidos: pais e filhos.
A adoção invariavelmente está vinculada a dor do abandono, marcado pela condição da pessoa
ser criança.
O ato de adotar, excluindo-se os processos biológicos,
todo o resto é igual. O amor, ansiedade, desejo, expectativa, espera, a
incerteza do sexo, da aparência das condições de saúde, educação, comportamento
e conflitos, quase nada se difere da decisão de ter um filho.
Tudo isso acontece nas relações entre pais e filhos,
independente de serem biológicos ou adotivos.
O instituto da Adoção é uma modalidade artificial de
filiação pela qual se aceita como filho, de forma voluntária e legal, um
estranho no seio familiar.
Só se descobre que a adoção é um tema de
extraordinária sensibilidade quando se começa a falar dela, pois transcende
todas as variáveis bio, psico, sócio espiritual e procedente do abandono, além
de estigmatizada na maioria das vezes pelos modelos políticos injustos.
Dia 25 de maio é celebrado o Dia Internacional da
Adoção, tendo seus registros a partir dos povos babilônios, egípcios, caldeus, gregos,
hebreus, romanos, germânicos, na Idade Média, Revolução Francesa, nos antigos
livros religiosos, na Bíblia, códigos, estatutos, leis, conceitos, ordenamento
jurídico e disciplina, sempre influindo culturas.
Em nossos dias o instituto da adoção mudou ao se
descobrir que ela nada mais é do que o cultivo da tolerância, quando culmina
por se traduzir na aceitação e no acolhimento das diferenças, quer social ou de
raça, prevalecendo no seu eixo central à filosofia da solução para aqueles que
não têm família.
-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-
Os alunos de primeira série estavam examinando uma foto de família.
Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos
demais.
Alguém logo sugeriu que essa
criança tivesse sido adotada.
Logo uma menina falou:
- Sei tudo sobre adoção, porque eu fui adotada.
Logo outro aluno perguntou-lhe:
- O que significa "ser adotado"?
- Significa - disse a menina - que você cresceu no coração de sua mãe, e
não na barriga!
Trechos publicados no livro:
ADOÇÃO - O Parto do Coração
Nilton Salvador
www.clubedeautores.com.br
sexta-feira, 25 de maio de 2012
sexta-feira, 18 de maio de 2012
quarta-feira, 16 de maio de 2012
O AUTISMO E O POTE DE MEL
O mel é o néctar dos deuses. É o açúcar da
natureza. Fez pré-história predatória e depois história no Oriente Médio, no
Egito e depois mundo afora. Quando os antigos Egípcios faziam as suas
expedições, conservavam a carne em barricas cobertas de mel! A chamada
"Lua de Mel" tem a sua origem no costume romano em que a mãe da noiva
deixava em cada noite, na alcova nupcial, à disposição dos recém casados, um
pote de mel para "repor energias". Esta prática durava toda a lua...
É a delícia que se prova e oferece o sabor
magnífico e degustador. Os fazedores de mel, abelhas e formigas trabalham para
si, em sociedade, para colher resultados casulados e temperados ao sabor da
felicidade. Diariamente uma abelha
percorre 40 km e visita cerca de 7200 flores para produzir 5 gramas de mel. Mas
tais insetos não sabem que trabalham para o homem, oferecendo o néctar dos
deuses. Trabalham e trabalham. Nada pedem em troca, oferecendo aos indivíduos
um alimento de alto valor nutritivo.
É isto mesmo. Formigas na África também fabricam
esta bebida dos deuses para suas companheiras de inverno. Reproduzem o mel para
alimentar as companheiras no fundo do formigueiro. E não se queixam. E la vai a
história do mel com seus exemplos positivos de perfeição.
Provar mel é provar alegria, felicidade. Exemplo natural para todos os seres viventes.
E o que dizer dos favos do mel, da lua de mel, dos arquétipos que o mel
inspira. O mel está nas cores delicadas e nos ambientes coloridos. Está nas
jóias raras e nos banquetes mais preciosos. Toda situação delicada tem sabor de
mel. Nada mais ofuscador e magnífico. O sabor de mel está em toda gastronomia,
em todo chá inglês, em toda tradição.
Basta as abelhas consumirem o pólen das flores, encontrarem-se em reunião
e produção e pouco tempo depois se descobre o resultado: potes e potes de mel.
O mel também inspira oficina de ideias em festas, no ambientes ensolarados e a
ideia de adoçar o mundo, com músicas, receitas saborosas e o leite quentinho do
adoçado com mel.
E suas outras atribuições? Não há o que falar. O
mel é remédio, tem efeito para diversas curas, limpa os pulmões e respirações.
E lá se vai. Sempre positivo e lindo! Deliciosa de se contar e provar. A ação do mel sobre a longevidade humana
deve-se não só à sua alta ação energética, mas fundamentalmente às enzimas, às
vitaminas e à compleição de elementos químicos, extraordinários para o bom
funcionamento do organismo humano.
E assim, de deleite em deleite, lá vai o mel
história afora, transmitindo o seu benefício a todos seres humanos, sem
discórdia, adoçando a vida, amenizando atitudes
e encantando com o seu gosto.Mas por que falar tanto em mel, se gostaria
mesmo de falar e escrever sobre autismo!
O que tem a ver esta minha comparação sem sentido! Esquisita por assim dizer!
O mel está na boca de todos, na casa de todos e eu
nada tenho com isso! Potes e potes de
mel puro são comprados nos supermercados do mundo todos os dias. E eu com isso?
Poderia eu comprar potes e potes de autismo e
adoçar, nem que seja por um só instante, a boca de alguém. Não e não! A boca não teria jeito, mas o coração sim.
Gostaria de adoçar o coração de alguém. Um único coração. Que ele meditasse
sobre o que é o autismo.
Dizer para os compradores de mel, que uma criança
autista é como o mel que se coloca na mesa e na geladeira. Doce, pura e
silenciosa. Os olhos então, meu Deus! Que olhos mais encantadores! Puros e
meigos! Inocentes e imaculados! Deleites
de mel!
Dizer aos provadores de mel o seu significado
desconhecido, sua história mal-contada. Dizer que o autismo nunca teve uma
pré-história. Ensinar que o autismo tem potencialidade de desenvolvimento
psicomotor sim. É como uma fábrica de produção de mel. Na sua ingenuidade e nas
vivências corporais dos acometidos com o autismo o valor afetivo se instala e modifica
nossas vidas. Há também o papel dos estímulos ambientais no
desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança autista.Como separar a
metáfora do mel do autismo? Impossível! O mel não é tão-somente o das abelhas,
das formigas, dos industrializados. Existe o mel do coração e da alma. Querer
conhecer e amar, por assim dizer, se permitir e se envolver.
O Mel que nasce na lá na mais ínfima fibra do ser,
que se fortifica contra qualquer doença e passa a conhecer o autismo.
O que dizer sobre a família? Por experiência
própria digo que a família passa a buscar e aprender o que até então
desconhecia. Mas família que convive com autismo, não precisa tão-somente
ensinar. Ela precisa aprender também. Fico a imaginar se a uma família que tem
um filho autista consegue aprender todo o atendimento multidisciplinar que o
autista precisa! Sinceramente, eu não
consegui. E nas minhas leituras e escritas diárias tenho a reportar que ninguém
sabe. Cada dia um novo dia e um novo instante. Esta é minha opinião. Mas o
caminho continua.
A proposta da educação e suas competências entram
como os recursos mais viáveis do pensamento pedagógico. Todo empenho é válido no processo de mudança
dos canais que propiciem a evolução da nossa querida criança autista, adotando
como pedestal e como suporte a educação, audácia impreterível da mais
expressiva opulência sentimental...
A educação especial entra na listagem dos novos
expedientes e de outros que podem potencializar as “abelhas” profissionais em
termos de novas descobertas para o
autismo. No painel em que se insere o
autismo, a partir de idéias inovadoras
no campo da educação “a colméia” produzirá mais néctar do conhecimento. O
conceito de liberdade para o autista poderá ser acompanhado de disciplina, de
expressão individual e direitos naturais. E, porque não dizer? Políticas
públicas! Cobrar do Estado o papel que Ele se nega a prestar.
É preciso, no entanto, adequar a aplicação destas
idéias em evidência, de forma inteligente, a partir de uma experimentação
consciente. Que os resultados apontem com segurança os efeitos positivos de uma nova experimentação deste “mel” poderá
produzir para nossas crianças, para fortaleza da alma. Quando digo aqui a palavra “criança” não me
refiro à idade cronológica, mas somente
ao fato de existirem nos nossos lares, pequeninos, adolescentes e adultos
autistas com olhos de criança, “com sabor de mel”. Este sabor enseja ainda
novas idéias na educação. Livros e
livros já foram escritos sobre. São motivos de teses, dissertações de mestrado
e tcc’s. Mas ainda não responderam uma única pergunta! Como sustentabilizar a
ignorância do Poder Público sobre o autismo!
Certa vez, uma única vez, gostaria de demonstrar
as minhas palavras sobre a educação especial para os políticos, mas eu teria o sabor da revolta e isto não quero.
Não tenho vergonha de dizer que já sofri muito e ainda mantenho a ideia que
preciso colher “mel”, vários “potes de mel” sobre o autismo. Oportunidades
existem.
Mas a educação está aí e existem educadores
“abelhas” que arquitetam muito bem a nossa sociedade. Portanto,
consecutivamente, o autista reverencia a extensão lúdica e brincalhona da sua aprendizagem.
Possibilita-lhe o aparecimento de suas díspares linguagens, sua leitura do
mundo e sua extrapolação para se mostrar como “néctar de suas flores”, e, não precisarão de palavras. O professor, os profissionais terapeutas, os
pais como mediadores, irão proporcionar a qualidade escolar da verdadeira
inclusão, da verdadeira interação do autista com o mundo. E a continuidade da
sua imagem e da sua expressão corporal.
O material didático na educação especial e todo
aparato de desenvolvimento, previsto em currículo interdisciplinar,
proporcionarão aos autistas a iniciação
ao processo de alfabetização e a aquisição de importantes valores que servirão
de alicerce na formação de suas personalidades. O autista sabe organizar de
forma estereotipada o seu mundo a partir do seu próprio corpo, mas ele sabe. É
só investir na produção deste “mel”.
No cotidiano do espaço escolar, sob os novos
olhares docentes das “abelhas mães” que dimensionam as imutáveis persecuções do
imaginário infantil, elas não deixarão de proteger o seu “mel”, seus desejos,
interesses, elaborações próprias, fantasias, experimentações e seus tateios no
mundo. Criança autista também tateia o mundo. Ah! Como tateia!
Há em mim uma latência constante em escrever,
escrever sobre o autismo. Mas devo parar. Novamente ler e aprender! Novamente
escrever. Para dizer a verdade, estou
agora um pouquinho sem tempo.
-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-
Hoje de manhã prometi para o meu filho que iria ao
“supermercado comprar um potinho de mel”. Não aquele mel açucarado e falso. Um
mel verdadeiro com sabor de “quero mais”
e de certeza que ele voltará a provar de tão saboroso alimento natural.
Afinal, o que seria do ”mel” se não existisse em nossas vidas, nossos filhos
autistas!
Silvania Mendonça Almeida Margarida
Mãe do André Luiz Rian - Autista
Foto Google
sexta-feira, 11 de maio de 2012
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Dustin Hoffman salva advogado após ataque cardíaco
Ator de 74 anos socorreu homem de 27 no Hyde Park, em Londres
O ator Dustin Hoffman em cena do seriado "Luck" |
Um advogado londrino de 27 anos diz ter sido salvo pelo ator Dustin Hoffman
após sofrer um ataque cardíaco enquanto corria no Hyde Park dez dias atrás, se
juntando a outras celebridades que exibiram atitudes heroicas nas últimas
semanas.
Nesta terça-feira, o site TMZ disse que a atriz Mila Kunis socorreu no fim de
semana um homem que teve uma convulsão enquanto trabalhava na sua casa.
Em abril, o ator Patrick Dempsey ajudou a tirar um adolescente das ferragens de um carro acidentado, e outro ator, Ryan Gosling, conteve uma britânica prestes a ser atropelada em Manhattan.
No caso de Hoffman, o advogado Sam Dempster disse ao jornal britânico Sun que o ator o socorreu ao vê-lo desmaiar no parque e ligou para os serviços de emergência.
"Não tenho lembrança do que aconteceu. Os paramédicos me contaram que fui salvo por Dustin Hoffman.
É inacreditável."
Os paramédicos relataram que o ator de "Rain Man", que tem 74 anos e possui um imóvel nos arredores, só foi embora depois dos procedimentos de reanimação aplicados em Dempster.
Um agente de Hoffman em Los Angeles confirmou o relato.
Foto: Divulgação
Reuters | IG - Último Segundo
terça-feira, 8 de maio de 2012
Prefeito do Rio de Janeiro sanciona Projeto de Lei para divulgar identificação do autismo infantil
AGORA É LEI
O prefeito Eduardo Paes sancionou o
Projeto de Lei n.º 900/2011, de autoria da vereadora Tânia Bastos, que dispõe
sobre a divulgação da identificação do autismo infantil através de material
impresso. Segundo a parlamentar, o objetivo da proposta é promover a
conscientização sobre os sintomas do transtorno.
“Este material será produzido e divulgado
pela Prefeitura a fim de alertar os pais para que eles procurem a ajuda de um
especialista, quando perceberem alterações na interação social, comunicação e
comportamento do filho, especialmente, antes dos três anos de idade.
É uma pequena contribuição para que o
Rio Janeiro conheça o autismo, que afeta mais de dois milhões de brasileiros e
mais de 60 mil famílias cariocas”, concluiu a vereadora.
Fonte:
domingo, 6 de maio de 2012
Treinamento de neurônios: técnica permite tratar depressão, isquemia e autismo
A técnica ensina a desenvolver
a concentração,
a aprendizagem,
a memorização o equilíbrio emocional.
Quem encontra Felippo Bello
conversando ao lado da mãe, participando das atividades escolares ou interagindo com outras colegas pode imaginar estar diante de uma criança como
outra qualquer.
Desde cedo, no entanto, a
família luta para vencer o autismo, uma disfunção geral do desenvolvimento, que
compromete a capacidade de comunicação, a socialização e o comportamento,
ameaçando a convivência da criança com o mundo.
Adriana Nogueira transformou sua
vida para ajudar ao filho, Felippo Bello
Além do amor abdicado de
Adriana, Felippo contou com o auxílio do neurofeedback. A técnica –
desenvolvida há 50 anos - consiste numa espécie de treinamento neurológico do
cérebro, que ensina a desenvolver a concentração, a aprendizagem, a memorização
e o equilíbrio emocional. O processo não utiliza medicamentos, apenas os
estímulos.
Com apenas um ano e meio, em
meio aos telefonemas diários, a avó de Felippo percebeu que algo havia de
estranho com o pequeno. A experiência com a educação de crianças especiais
ajudou a identificar o isolamento do mundo. Em seguida, a família percebeu a
fala desconexa e a dificuldade de
construir frases.
Desde então, a mãe de Felippo, a
empresária Adriana Nogueira, travou uma luta pessoal em busca de mecanismos e
tratamentos que facilitassem e emprestassem mais qualidade à vida do filho.
Mesmo diante de diagnósticos
confusos que, por vezes, apontavam para a Síndrome de Asperger (que consiste
num espectro autista que se diferencia do autismo clássico por não comportar
nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do
indivíduo, os portadores são também conhecidos como autistas de alta performance),
ela não perdeu a fé de encontrar uma forma de reconectar Felippo.
Neurofeedback
O psicólogo especializado em
neurofeedback nos Estados Unidos e Mestre em Neurociência pela Universidade de
São Paulo(USP), Leonardo Mascaro explica que, na prática, o tratamento
consiste, inicialmente, na realização de exames com o tomográfo, que descreve
as bases neurológicas de cada paciente.
A partir da leitura
eletroencefalográfica, são identificados as estruturas profundas do
comprometimento que acomete o cérebro do paciente e, melhor ainda, viabilizam o
treinamento destas estruturas cerebrais. “Com o resultado da leitura do mapa,
condicionamos os neurônios através de estímulos diversos”, explica.
Leonardo esclarece que, embora
clinicamente e do ponto de vista dos sintomas, muitas doenças de cunho
neurológico - como déficit de atenção e
TOC, ou dislexia e quadros de anóxia – imitem umas as outras, o exame permite
que haja uma diferenciação clara, evitando erros no diagnóstico e,
conseqüentemente no tratamento, inclusive, o medicamentoso.
O resultado do tratamento por
neurofeedback é demonstrado através de mapas obtidos no início e no final do
tratamento de cada paciente, evidenciando cada condição de sua evolução.
O tratamento é válido não só
para os casos de autismo, mas também no tratamento da dislexia, déficit de
atenção, ansiedade, depressão e pânico, além de TOC (transtorno
obsessivo-compulsivo), estresse pós-traumático, fadiga crônica e fibromialgia,
insônia, bem como quadros iniciais de Alzheimer, traumatismo crânio-encefálico
e de isquemia ou derrame.
“Cada vez mais é possível
desenvolver as potencialidades do cérebro. Na última década, a tecnologia
permitiu o alcance de uma evolução sem precedentes, fazendo com que o
tratamento não medicamentoso dessas diversas condições seja uma realidade”,
esclarece Mascaro.
O especialista revela que o
neurofeedback não possui contra indicações, nem mesmo para aqueles pacientes
portadores de deficiência visual ou auditiva. “Conforme o trabalho acontece,
novos mapeamentos são feitos e ajustes no tratamento são destacados”, diz .
Carmen Vasconcelos
carmen.vasconcelos@redebahia.com.br
sábado, 5 de maio de 2012
Deficiência Psicossocial - A Nova Categoria de Deficiência
A deficiência psicossocial também chamada “deficiência psiquiátrica” ou “deficiência
por saúde mental” foi incluída no rol de
deficiências pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
(CDPD), adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em
13/12/06. No Artigo 1 (Propósito), a Convenção afirma que “Pessoas com
deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física,
mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas
barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em
igualdades de condições com as demais pessoas.
” Trata-se de uma afirmação e não
de uma definição. Se fosse uma definição, ela estaria no Artigo 2 (Definições).
De acordo com essa afirmação:
Se uma pessoa tem
impedimentos...
Ela é uma pessoa...
... de natureza física
... com deficiência física
... de natureza mental (saúde
mental)
... com deficiência psicossocial
... de natureza intelectual
... com deficiência intelectual
... de natureza sensorial
(auditiva)
... com deficiência auditiva
... de natureza sensorial
(visual)
... com deficiência visual
A inserção do tema “deficiência
psicossocial” representa uma histórica vitória da luta de pessoas com
deficiência psicossocial, familiares, amigos, usuários e trabalhadores da saúde
mental, provedores de serviços de reabilitação física ou profissional,
pesquisadores, ativistas do movimento de vida independente e demais pessoas em
várias partes do mundo. Convém salientar que o termo “pessoa com deficiência
psicossocial” não é o mesmo que “pessoa com transtorno mental”. Trata-se, isto
sim, de “pessoa com sequela de transtorno mental”, uma pessoa cujo quadro
psiquiátrico já se estabilizou. Os transtornos mentais mais comuns são: mania,
esquizofrenia, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e
paranóia. O Dr. João Navajas já dizia em 1997: “Se houver sequela, essas
pessoas poderão se adequar às limitações sem deixar suas atividades do dia a
dia, como estudar ou trabalhar” (Sociedade Brasileira de Psiquiatria e
Comunidade Terapêutica Dr. Bezerra de Menezes). Também alunos com certos tipos
de transtorno global do desenvolvimento (TGD) poderão, a partir de agora, fazer
parte do segmento das pessoas com deficiência e beneficiar-se das medidas
asseguradas na CDPD. Alguns desses tipos são: síndrome de Rett, síndrome de
Asperger, psicose (http://lucimaramaia.com.br/index.php
option=com_content&task=view&id=15&Itemid=8) e autismo (“Autismo:
inserção social é possível?”, Cinthia Pascueto, Jornal da UFRJ, ed. n. 200,
24/4/03).
Em documentos a respeito da
CDPD, a ONU usa o termo “deficiência psicossocial” ao comentar os impedimentos
de natureza mental, ou seja, relativa à saúde mental. Um desses documentos
produzidos pela ONU é o PowerPoint que explica o conteúdo da CDPD (Secretariado
da ONU para a CDPD: www.un.org/disabilities.
O documento “The United Nations
Convention on the Rights of Persons with Disabilities: Towards a Unified Field
Theory of Disability”, de 22 páginas, que originalmente foi uma palestra
ministrada em 10/10/09 pelo prof. Gerard Quinn é todo dedicado a traçar a
trajetória de dois campos, o das deficiências e o da saúde mental, que se
desenvolveram paralelamente no passado, mas que foram juntados em igualdade de
condições no contexto da CDPD. Gerard Quinn é Diretor do Centro de Lei e
Política da Deficiência, da Universidade Nacional da Irlanda
(www.nuigalway.ie/cdlp).
Desta forma, pela primeira vez
na história dos direitos humanos, pessoas do campo da saúde mental e pessoas do
campo das deficiências trabalharam em torno do mesmo objetivo a
elaboração da CDPD. Ao cabo de quatro anos, reconhecendo que a sequela de um transtorno
mental constitui uma categoria de deficiência, elas a colocaram como
deficiência psicossocial junto às tradicionais deficiências (física,
intelectual, auditiva e visual). Com a ratificação da CDPD por um crescente
número de países-membros da ONU, estabelece-se uma ótima perspectiva para
profundas mudanças nos procedimentos destes dois campos. Pois, mais de 40% dos
países ainda não possuem políticas públicas para pessoas com deficiência
psicossocial e mais de 30% dos países não possuem programas de saúde mental. Em
todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas têm algum tipo de transtorno
mental, conforme a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, são 3 milhões de
pessoas com transtornos mentais graves (esquizofrenia e transtorno bipolar),
mas considerando os tipos menos severos (depressão, ansiedade e transtorno de
ajustamento), cerca de 23 milhões de pessoas necessitam de algum tipo de
atendimento em saúde mental. Acontece que em nosso país há somente 1.513
Centros de Atenção Psicossocial (Caps), segundo a Associação Brasileira de
Psiquiatria (http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2& idnot=7154,
29/6/2010).
Grupos de apoio: PcDP
O termo “pessoa com deficiência
psicossocial” (PcDP) é relativamente novo, quase contemporâneo do nome
anterior, “pessoa com deficiência psiquiátrica”. Mas, estas pessoas já se
organizavam em grupos de autoajuda na década de 50, quando eram chamadas
“ex-pacientes psiquiátricos”. Na década de 80, consideravam-se “sobreviventes
da saúde mental” (ou “sobreviventes da psiquiatria”) e começaram a se chamar
“deficientes psiquiátricos”. De acordo com um estudo feito nos EUA em 1958 pela
Joint Commission on Mental Illness and Health (JCMIH), já havia naquele ano
mais de 70 organizações de “ex pacientes psiquiátricos” em 26 estados, sendo 14
na Califórnia. A organização Recovery, Inc. tinha 250 pequenos grupos em 20
estados, totalizando 4.000 membros. Inicialmente, as pessoas se reuniam
interessadas em relacionamentos sociais e troca de histórias de vida (“Action
for Mental Health”, JCMIH, 1961, p.186-187).
As reuniões eram informais,
coordenadas por uma pessoa com deficiência psicossocial ou por um consultor
voluntário. O local era geralmente um hospital, clínica ou escritório de órgão
público. Em 1989, 1991 e 1996, tive a oportunidade de participar dessas
reuniões na Families and Friends Alliance for the Mentally Ill (Aliança de
Famílias e Amigos de Pessoas com Transtorno Mental), um grupo que se reunia no
Centro de Saúde Mental Acadiana, em Lafayette, Louisiana, EUA.
Hoje, as PcDP que lideram
organizações e grupos de apoio são consideradas ativistas ou autodefensoras e
lutam pelos seus direitos. Na Colômbia, o projeto “Reconhecimento da Capacidade
Jurídica das Pessoas com Deficiências Intelectual e Psicossocial”, é executado
pelas organizações Asdown e Fundamental Colombia, que reúnem pessoas com
deficiência psicossocial (http://www.riadis.net/riadis-em-acao-15/inicia-se-execuccedilatildeo-e-seguimento-dos-micr/).
Citação bibliográfica
SASSAKI, Romeu Kazumi.
Deficiência psicossocial: a nova categoria
de deficiência. Fortaleza:
Agenda 2011 do Portador de Eficiência,
2010.
Colaboração Marina Almeida
Consultora em Educação Inclusiva, Psicóloga
Clínica/Escolar, Psicopedagoga e Especialista na área da deficiência
intelectual e transtornos invasivos do desenvolvimento.
http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2008/08/incluso-escolar-de-alunos-com-autismo.html
sexta-feira, 4 de maio de 2012
A estudante colombiana Greis Silva criou um jogo que usa uma
mesa
touchscreen para ajudar na interação social de jovens autistas entre 12 e
17 anos
|
De maneira
divertida e interativa, os games mostram que a informática pode ser uma
importante aliada na contribuição de necessidades específicas, ajudando estas
pessoas a superarem dificuldades de compreensão, interação social e fala.
A estudante
colombiana Greis Silva, 26, criou o jogo PAR (peço, ajuda, recebo), instalado
em uma mesa touchscreen da própria PUC, que permite a interação social de
jovens autistas entre 12 e 17 anos.
Conheça os
aplicativos que auxiliam nos estudos
No aplicativo,
que pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada um, o jovem
autista só consegue desenvolver uma tarefa se tiver ajuda de outra pessoa com a
mesma doença, o que o ajuda a identificar a importância de estar integrado aos
demais.
O projeto para
a tese de mestrado foi iniciado em setembro de 2011 e ganhou forma a partir de
uma busca detalhada de informações sobre a doença. Em seguida, Greis
desenvolveu o software e a aplicação no público alvo.
Desde o dia 24
de abril, a mesa touchscreen está sendo testada com oito crianças e jovens no
Instituto Ann Sullivan, no Rio de Janeiro, especializado no tratamento do
autismo.
Já o projeto
de Rafael Cunha, 32, é voltado para crianças de 5 a 9 anos que tenham autismo.
O jogo de computador usa um simpático esquilo para conduzir o jogador no
aprendizado de novas palavras.
Para aumentar
o vocabulário dos autistas, o esquilo percorre cerca de cem itens, que ajudam a
criança a distinguir objetos como talher, colher e garfo.
O jogo ainda
permite acrescentar outras palavras de acordo com as necessidades específicas
de cada jogador.
Os resultados
com cinco meninos que participaram dos testes foram aprovados e o jogo estará
disponível gratuitamente na internet em junho deste ano no site:
www.jogoseducacionais.com.
FONTE:
terça-feira, 1 de maio de 2012
Interdição legal de pessoas com deficiência intelectual será discutida em audiência
A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública na quinta-feira (3) sobre a interdição legal total de pessoas com deficiência intelectual e paralisia cerebral severa. O debate foi proposto pelos deputados Mandetta (DEM-MS) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL).
Rosinha da Adefal afirma que a exigência é preocupante, pois prejudica o exercício da cidadania, especialmente de pessoas com Síndrome de Down e paralisia cerebral grave. “Em muitos casos, os familiares das pessoas com esses tipos de deficiência – ainda que assim não desejem - se veem obrigadas a promover judicialmente a sua interdição, pois, de outra forma, não conseguiriam ter acesso a documentos como o passaporte”.
Interdição total
A deputada concorda que nem todas pessoas são aptas ao exercício dos atos da vida civil e não discorda da necessidade da previsão do instituto da interdição, parcial ou total, no Código Civil.
“O que nos preocupa são as notícias de casos em que as pessoas com deficiência não são vistas em toda sua potencialidade e simplesmente por terem deficiência – e sem que haja qualquer outro argumento – sofrem interdição total, sem que se investigue de sua real capacidade para a vida civil”.
Ela argumenta que, lamentavelmente, os direitos das pessoas com deficiência não são temas prioritários dos cursos de Direito. “Por isso, grande parte dos juristas e advogados desconhecem as particularidades deste grupo, em flagrante e injustificável desvantagem social, sendo insensíveis às suas particularidades”.
Rosinha da Adefal lembra que alguns juristas já têm apontado que a interdição total só deve ocorrer nos casos de incapacidade total, exaustivamente comprovada. “Não há razão para restringir totalmente a cidadania nos casos em que as pessoas com deficiência intelectual demonstram aptidão e capacidade para o exercício dos atos da vida civil, ainda que parcialmente”.
Ela defende que a interdição parcial deve ser a regra, pois são mantidos direitos equivalentes aos de uma pessoa entre 16 e 18 anos, ou seja: não podem casar, contratar ou abrir conta bancária, sem a assistência dos pais; mas têm direito ao trabalho, à educação e ao exercício do voto.
Convidados
Foram convidados para o debate:
- a ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República;
- a procuradora da República em São Paulo Eugenia Augusta Gonzaga Fávero;
- Francisco Alexandre Dourado Mapurunga, integrante do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará;
- João Carlos Estevão de Andrade, representante da Associação Pestalozzi.
A reunião está marcada para as 9h30 no Plenário 7.
Agência Câmara de Notícias
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